Carter, Alexander
Diretor de Filosofia e Estudos Interdisciplinares na Universidade de Cambridge, Reino Unido
Experiência
O Dr. Alexander Carter é um filósofo que foi Diretor Académico de Filosofia e Estudos Interdisciplinares no Instituto de Educação Contínua da Universidade de Cambridge. Especialista em ética e teoria da criatividade, concebeu vários modelos para o ensino destas áreas. Também supervisionou programas de investigação de licenciatura no Instituto e é membro do Fitzwilliam College, onde ajudou a desenvolver as linhas curriculares de Filosofia. Os seus principais interesses incluem a filosofia de Wittgenstein, a teologia de Simone Weil e a epistemologia do humor.
Ao longo da sua carreira, tem trabalhado em instituições de prestígio, onde tem combinado a sua experiência de investigação com novas metodologias pedagógicas. De facto, a sua abordagem foi desenvolvida na Universidade de Essex, onde aperfeiçoou a sua capacidade de guiar as pessoas através de dilemas filosóficos, encorajando o pensamento crítico e criativo. Com mais de uma década de experiência, tem incentivado adultos de todas as idades a ler, promovendo sempre o valor da reflexão filosófica na vida quotidiana.
Internacionalmente, o Dr. Alexander Carter tem sido reconhecido pela sua perspetiva única da filosofia, baseada na ideia de “jogo sério”, na qual investiga a relação entre o humor e a prática criativa. Além disso, a sua capacidade de gerar debate e diálogo transformou a forma como os filósofos e os humanistas pensam e agem. O seu doutoramento em Filosofia também consolidou o seu ativismo em relação à filosofia.
Também realizou investigação sobre a liberdade e o fatalismo na obra de Wittgenstein e trabalhou na interseção do humor e da criatividade. Publicou vários artigos académicos e continua a ser uma voz influente na filosofia contemporânea, trazendo novas perspetivas aos debates atuais.
- Diretor de Filosofia e Estudos Interdisciplinares na Universidade de Cambridge, Reino Unido.
- Doutoramento em Filosofia pela Universidade de Essex, Reino Unido
- Mestrado em Filosofia e História Antiga pela Universidade do País de Gales, Swansea e Filosofia pela Universidade de Bristol
- PGCHE - Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior pela Universidade de Cambridge