Qualificação universitária
A maior faculdade de Medicina Veterinária do mundo”
Apresentação
Os veterinários especializados em equinos são atualmente muito procurados pelos proprietários de equinos. Por isso não pense duas vezes e aumente as suas capacidades de melhorar o seu tratamento”
Nos últimos 20 anos, a anestesia veterinária em espécies de grande porte fez grandes progressos graças à introdução de novas técnicas e medicamentos, bem como ao desenvolvimento de monitores e máquinas anestésicas específicas.
Além disso, a introdução de novas técnicas cirúrgicas criou a necessidade de desenvolver novos protocolos anestésicos, e há uma crescente preocupação sobre o impacto da anestesia e da analgesia no bem-estar animal e no resultado final dos procedimentos cirúrgicos.
A prática veterinária equina também requer uma constante atualização por parte do veterinário, uma vez que engloba muitas especialidades complexas e em constante desenvolvimento. É um sector profissional altamente competitivo que incorpora rapidamente novos avanços científicos na clínica ambulatorial, de modo que o veterinário é confrontado com um mercado de trabalho que exige um nível muito elevado de competência em todos os aspetos.
A carga de trabalho diário do veterinário ambulante é muito exigente no que respeita ao número de horas de trabalho, tanto em termos da quantidade de horas envolvidas nas visitas móveis, como em termos do grau de dedicação pessoal e do tempo necessário para a gestão administrativa do seu próprio negócio. Como resultado, muitas vezes não dispõem de todo o tempo livre de que necessitam para continuar a sua formação presencialmente nos centros acreditados, e muitas vezes dependem muito da Internet para consultar procedimentos e outras informações. Na Internet, o profissional espera encontrar uma especialização telemática fiável.
Neste contexto da necessidade de uma especialização online competente e de qualidade, é apresentado este Advanced Master em Anestesia e Cirurgia em Equinos, que veio revolucionar o mundo da especialização veterinária, tanto pelo seu conteúdo, como pelo seu corpo docente e pela sua metodologia inovadora de ensino.
Além disso, como é uma especialização 100% online, é o próprio estudante que decide onde e quando estudar. Não há horários fixos e nenhuma obrigação de se deslocar à sala de aula, o que facilita a conciliação entre a vida profissional e familiar.
Uma especialização de alto nível científico, apoiada por um desenvolvimento tecnológico avançado e pela experiência dos melhores profissionais no ensino”
Este Advanced Master em Anestesia e Cirurgia em Equinos conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:
- A mais recente tecnologia em software de ensino online
- Sistema de ensino intensamente visual, apoiado por conteúdos gráficos e esquemáticos fácil de assimilar e compreender
- Desenvolvimento de estudos de caso apresentados por especialistas no ativo
- Sistemas de vídeo interativos de última geração
- Ensino apoiado por teleprática
- Sistemas de atualização e requalificação contínua
- Aprendizagem auto-regulada: total compatibilidade com outras profissões
- Exercícios práticos de auto-avaliação e verificação da aprendizagem
- Grupos de apoio e sinergias educativas: perguntas ao especialista, fóruns de discussão e conhecimento
- Comunicação com o professor e trabalhos de reflexão individual
- Disponibilidade de acesso aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à internet
- Bancos de documentação complementar permanentemente disponíveis, incluindo após o curso
Uma especialização criada para profissionais que aspiram à excelência e que lhe permitirá adquirir novas competências e estratégias de forma fluida e eficaz”
O corpo docente é composto por profissionais no ativo. Neste sentido, garante que cumpre o objetivo de atualização pretendido. Um quadro multidisciplinar de profissionais formados e experientes em diferentes contextos, que desenvolverão os conhecimentos teóricos de forma eficiente, mas, acima de tudo, que colocarão os conhecimentos práticos derivados da sua própria experiência ao serviço desta especialização.
Este domínio do assunto é complementado pela eficácia do projeto metodológico deste Advanced Master. Desenvolvido por uma equipa de especialistas em e-learning, integra os últimos avanços na tecnologia educacional. Desta forma, poderá estudar com uma grande variedade de ferramentas multimédia confortáveis e versáteis que lhe darão a operabilidade de que necessita nesta formação.
A elaboração deste curso centra-se na Aprendizagem Baseada em Problemas, uma abordagem que concebe a aprendizagem como um processo eminentemente prático. Para o conseguirmos de forma remota, utilizaremos a teleprática. Com a ajuda de um sistema inovador de vídeo interativo e do Learning from an Expert, poderá adquirir os conhecimentos como se estivesse diante do cenário que está atualmente a aprender. Um conceito que permitirá que a aprendizagem seja integrada e fundamentada de forma realista e permanente.
Damos-lhe a oportunidade de mergulhar a fundo e de forma abrangente nas estratégias e abordagens da Anestesia e da Anestesia e Cirurgia em Equinos"
O nosso conceito inovador da teleprática dar-lhe-á a oportunidade de aprender por meio de uma experiência imersiva, que lhe proporcionará uma integração mais rápida e uma visão muito mais realista do conteúdo: Learning from an Expert”
Objectivos
O objetivo é formar profissionais altamente qualificados para adquirirem experiência profissional. Além disso, este objetivo é complementado, de forma global, pela promoção do desenvolvimento humano que lança as bases para uma sociedade melhor. Este objetivo é alcançado ao ajudar os profissionais a adquirirem o acesso a um nível muito mais elevado de competência e controlo. Um objetivo que poderá ser alcançado com uma especialização de alta intensidade e precisão.
Se o seu objetivo é aperfeiçoar a sua profissão, para adquirir uma qualificação que lhe permita competir entre os melhores, não procure mais: Bem-vindo à TECH”
Objetivos gerais
- Examinar a anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular e o funcionamento do sistema respiratório
- Estabelecer o funcionamento normal do sistema digestivo e renal
- Desenvolver conhecimentos sobre o funcionamento do sistema nervoso e a sua resposta à anestesia
- Analisar as caraterísticas específicas das diferentes espécies (ruminantes, suínos, camelídeos e equinos)
- Examinar os requisitos de uma avaliação pré-anestésica e desenvolver conhecimentos especializados na interpretação do risco anestésico
- Estabelecer a preparação pré-anestésica necessária para espécies de grande porte
- Analisar as propriedades farmacológicas dos medicamentos injetáveis
- Determinar os sedativos e calmantes disponíveis
- Aprofundar os protocolos disponíveis para uma sedação profunda
- Gerar conhecimentos avançados de farmacologia e manobras clínicas no período de indução e entubação em pequenos e grandes ruminantes, suínos e camelídeos
- Proporcionar opções seguras de combinações atuais e novas destes agentes para a indução segura e eficaz da anestesia geral no paciente equino
- Detalhar o procedimento de entubação endotraqueal no paciente equino
- Examinar as principais necessidades fisiológicas, anatómicas e clínicas relacionadas com os diferentes tipos de decúbito e posicionamento dos membros do paciente equino
- Determinar os componentes e funcionamento das máquinas anestésicas, sistemas respiratórios, sistemas de fornecimento de oxigénio e ventilação artificial
- Gerar conhecimentos especializados na farmacologia dos anestésicos inalatórios halogenados, anestésicos injetáveis, sedativos, bem como as mais recentes técnicas TIVA e PIVA descritas para ruminantes, suínos, camelídeos e equinos
- Desenvolver conhecimentos avançados sobre ventilação mecânica para reconhecer a necessidade de ventilação mecânica e os settings mais eficazes e seguros para ruminantes, suínos e camelídeos, bem como para equinos
- Determinar a farmacologia e a aplicação clínica de agentes bloqueadores neuromusculares
- Compilar os conhecimentos sobre a fase de recuperação da anestesia em ruminantes, suínos e camelídeos e equinos
- Determinar a importância vital do uso correto do registo anestésico durante a anestesia geral
- Examinar e aprofundar os conhecimentos relacionados com os sinais vitais a serem controlados durante a anestesia geral ou sedação do paciente equino
- Estabelecer as características técnicas dos principais equipamentos de monitorização utilizados no paciente equino
- Desenvolver as principais peculiaridades da observação em ruminantes, suínos e camelídeos
- Analisar os princípios patofisiológicos que regem os processos de dor
- Determinar as características e o uso correto das escalas de dor específicas para as espécies equinas
- Gerar conhecimentos especializados de farmacologia das principais famílias de agentes analgésicos
- Examinar as peculiaridades farmacológicas dos agentes analgésicos em ruminantes, suínos e camelídeos
- Examinar a anatomia relevante para as técnicas loco-regionais que iremos realizar
- Gerar conhecimentos especializados sobre a farmacologia clínica dos anestésicos locais a serem utilizados
- Determinar o equipamento necessário para executar as diferentes técnicas loco-regionais
- Detalhar como executar as diferentes técnicas loco-regionais em ruminantes de grande porte, de pequeno porte, suínos e camelídeos
- Estabelecer como executar as diferentes técnicas loco-regionais em cavalos
- Identificar, prevenir e resolver complicações durante o período perianestésico no cavalo
- Estabelecer a abordagem clínica apropriada à reanimação cardiorrespiratória no cavalo adulto e no potro neonatal
- Identificar, prevenir e resolver as complicações durante o período perianestésico em pequenos e grandes ruminantes, suínos e camelídeos
- Estabelecer as bases dos fluidos corporais e da fisiologia electrolítica no paciente equino
- Determinar o equilíbrio ácido-base e interpretar as alterações mais comuns no paciente equino
- Examinar as técnicas e conhecimentos necessários para a cateterização venosa no paciente equino
- Estabelecer os parâmetros clínicos e laboratoriais importantes para controlar a fluidoterapia no paciente equino
- Estabelecer as particularidades fisiológicas relacionadas com a fluidoterapia em ruminantes, suínos e camelídeos
- Examinar as principais características das soluções cristaloides e coloidais frequentemente utilizadas em ruminantes, suínos e camelídeos
- Gerar experiência relacionada com as aplicações terapêuticas da fluidoterapia em ruminantes, suínos e camelídeos
- Analisar os tipos de fluidos disponíveis para o paciente equino
- Conhecer as principais características dos procedimentos mais frequentemente realizados nas estações com sedação
- Detalhar as características mais relevantes relacionadas com a gestão anestésica dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos mais frequentes
- Gerar conhecimentos especializados para a correta gestão anestésica dos animais destinados ao consumo humano
- Dominar a legislação relacionada com os animais para consumo humano, bem como os animais utilizados em experiências
- Especificar os principais requisitos logísticos, farmacológicos e clínicos para a correta gestão anestésica dos animais selvagens
- Especificar as peculiaridades mais características da gestão anestésica dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos mais frequentes em potros
- Realizar protocolos da eutanásia que respeitem o bem-estar físico e mental do cavalo
- Identificar as diferentes estruturas anatómicas e patologias do trato digestivo do cavalo
- Reconhecer os sintomas dos distúrbios digestivos
- Permitir que o médico possa avaliar corretamente o estado sistémico do animal e a consequente gravidade da patologia
- Estabelecer protocolos de diagnóstico e gerar tratamentos e prognósticos optimizados
- Estabelecer ótimos critérios de medicina preventiva e boas diretrizes de gestão
- Estabelecer uma metodologia apropriada para o exame do cavalo com problemas respiratórios ou cardiopáticos
- Identificar todos os sinais clínicos associados à doença respiratória ou cardiovascular nos equinos
- Gerar conhecimentos especializados de auscultação respiratória e cardíaca
- Estabelecer a abordagem clínica específica para o cavalo com uma doença respiratória ou cardiovascular
- Treinar o médico na abordagem ao paciente com alterações avançadas em hemograma, bioquímica ou distúrbios hematopoiéticos
- Desenvolver uma metodologia inovadora e atualizada para doentes com doenças imunomediadas
- Desenvolver uma compreensão mais ampla do choque endotóxico, a fim de proporcionar aos doentes os tratamentos mais recentes
- Examinar a fisiologia do consumo de alimentos, e a distribuição física e transporte do bolo alimentar através do intestino delgado e grosso, bem como os processos de absorção de nutrientes nos diferentes compartimentos digestivos
- Determinar a conversão de nutrientes em energia disponível para as diferentes funções orgânicas do cavalo
- Estabelecer as diferentes necessidades nutricionais na dieta do cavalo, assim como as suas necessidades energéticas de acordo com a disciplina desportiva, objetivo produtivo ou manutenção como animal doméstico
- Avaliar o cavalo caquético: história e estado nutricional, possíveis diferenças, conhecimento das consequências metabólicas e requisitos para o ajustamento dietético subsequente
- Gerar conhecimentos especializados sobre novos desenvolvimentos em terapia antibiótica e resistência aos mesmos
- Examinar os pré-bióticos, probióticos, bem como o uso de plantas medicinais em resposta à elevada procura atual do mercado nesta área da medicina
- Atualizar e desenvolver em profundidade conhecimentos e novos conceitos no diagnóstico e tratamento do coxeio no cavalo
- Identificar a anatomia aplicada e as patologias que afetam as diferentes estruturas do sistema locomotor equino
- Desenvolver métodos avançados de diagnóstico e exame disponíveis na clínica de campo
- Aprofundar o conhecimento tanto dos tratamentos médicos como cirúrgicos aplicáveis na clínica de campo
- Desenvolver conhecimentos sobre feridas, lacerações tendinosas e infeções músculo-esqueléticas
- Estabelecer uma metodologia apropriada para o rastreio, diagnóstico e tratamento
- Gerar conhecimentos especializados sobre os diferentes materiais e técnicas utilizados para o tratamento destas patologias
- Propor estratégias terapêuticas na gestão de feridas que sejam alternativas às estratégias convencionais
- Proporcionar um conhecimento profundo dos problemas dermatológicos mais comuns
- Identificar todos os sinais clínicos associados a cada doença dermatológica
- Estabelecer a abordagem clínica específica para cada patologia e determinar o prognóstico e o tratamento mais apropriado para cada doença de pele
- Identificar os desafios e problemas encontrados pelo veterinário na prática da oncologia clínica equina
- Estabelecer os princípios de diagnóstico e tratamento das neoplasias cutâneas que afetam os cavalos
- Desenvolver uma compreensão detalhada dos processos patológicos que afetam o sistema endócrino do cavalo
- Desenvolver estratégias de gestão para o cavalo obeso e resistente à insulina
- Estabelecer uma metodologia apropriada para a identificação e localização de lesões neurológicas no cavalo
- Identificar as alterações na consciência e no comportamento e estabelecer protocolos de ação
- Definir a abordagem ao cavalo atáxico e estabelecer os protocolos de ação
- Examinar os métodos de diagnóstico em neurologia equina
- Protocolos terapêuticos detalhados
- Estabelecer uma metodologia apropriada para o exame oftalmológico no cavalo
- Identificar todos os sinais clínicos associados a alterações oculares em equídeos
- Determinar a abordagem clínica específica do cavalo com uma doença ocular
- Analisar os métodos complementares disponíveis para diagnosticar as principais doenças oculares em equídeos
- Gerar conhecimentos especializados sobre as principais patologias oculares no cavalo
- Estabelecer um tratamento geral e específico para as principais patologias oculares no cavalo
- Identificar as patologias do trato urinário no cavalo
- Estabelecer protocolos de diagnóstico que facilitem o reconhecimento de doentes com patologia urinária
- Alargar as possíveis alternativas de tratamento, dependendo das situações patológicas
- Reconhecer as patologias genitais médicas e cirúrgicas do garanhão e da égua mãe, avaliar a sua extensão e fornecer os tratamentos apropriados para a recuperação e restauração da função reprodutiva correta
- Desenvolver técnicas cirúrgicas para a resolução de patologias reprodutivas que possam ser realizadas no terreno
- Reconhecer quadros clínicos representativos de doenças no potro recém-nascido
- Estabelecer protocolos de trabalho eficazes para a deteção precoce de doenças do recém-nascido
- Desenvolver protocolos de tratamento para as diferentes doenças do recém-nascido
- Optimizar o uso de imagens do potro no terreno
- Identificar e decifrar as características particulares das patologias do aparelho locomotor que aparecem durante o desenvolvimento e crescimento do potro desde o seu nascimento até ao fim do seu período pediátrico
- Desenvolver as principais técnicas médicas e cirúrgicas específicas para as patologias que afetam o potro no terreno
- Desenvolver os procedimentos de sedação e anestesia ambulatória
- Determinar as ferramentas necessárias para a avaliação do paciente crítico, fornecendo os conhecimentos que permitem ao aluno realizar tratamentos hospitalares, tais como a gestão avançada da dor, correção do equilíbrio hidroeletrolítico e do equilíbrio ácido-base e os cuidados intensivos no recém-nascido e no adulto
- Aprofundar as considerações medicinais e farmacológicas fundamentais dos cavalos de desporto de alto nível
- Aprofundar a toxicologia equina
- Desenvolver a aplicação de protocolos de eutanásia humanitária
Objetivos específicos
Módulo 1. Fisiologia aplicada à anestesia em espécies de grande porte
- Examinar as peculiaridades anatómicas e fisiológicas de ruminantes de grande e pequeno porte relevantes para o desenvolvimento de um protocolo anestésico seguro nestas espécies
- Examinar a anatomia cardíaca dos equinos, as bases do comportamento eletrofisiológico do coração e a resposta ao stress produzida pela anestesia no paciente equino
- Desenvolver as peculiaridades anatómicas e fisiológicas dos suínos e camelídeos relevantes para a conceção de um protocolo anestésico seguro para estas espécies
- Determinar os processos mecânicos cardíacos relacionados com o fluxo sanguíneo
- Estabelecer os mecanismos hormonais e neurais envolvidos no controlo do sistema cardiovascular
- Desenvolver os processos relacionados com a ventilação e troca gasosa
- Analisar as implicações clínicas das alterações respiratórias em doentes anestesiados
- Determinar a anatomia e fisiologia normal do sistema digestivo e as consequências da anestesia no mesmo
- Estabelecer os processos de excreção e hormonais relacionados com o sistema renal
- Gerar conhecimentos especializados sobre a anatomia e fisiologia do sistema nervoso
- Analisar as alterações produzidas pelos anestésicos no sistema nervoso
Módulo 2. Avaliação, preparação pré-anestésica e sedação em espécies de grande porte
- Determinar o exame físico e os resultados comuns na avaliação pré-anestésica dos equinos
- Reforçar as bases da avaliação laboratorial pré-anestésica
- Analisar, identificar e interpretar o risco anestésico do paciente
- Estabelecer as ações necessárias para preparar o paciente para a anestesia
- Especificar as particularidades farmacológicas dos principais medicamentos sedativos em ruminantes, suínos e camelídeos
- Desenvolver conhecimentos em farmacocinética e farmacodinâmica dos medicamentos nos cavalos
- Compreender as propriedades farmacológicas e as implicações clínicas dos medicamentos sedativos e tranquilizantes
- Estabelecer os procedimentos e protocolos de estação mais comuns no paciente equino
Módulo 3. Indução da anestesia geral em espécies de grande porte
- Gerar conhecimentos especializados sobre a farmacologia dos agentes dissociativos e barbitúricos, dados os efeitos secundários e as principais contra-indicações para a sua administração
- Examinar a farmacologia do propofol, alfaxalone e etomidato, dados os efeitos secundários e as principais contra-indicações à sua administração
- Desenvolver conhecimentos avançados sobre a farmacologia dos relaxantes musculares como as benzodiazepinas e a guaifenesina
- Examinar as considerações anatómicas, fisiológicas e farmacológicas necessárias para realizar a indução eficaz e segura da anestesia geral e da intubação endotraqueal em ruminantes, suínos e camelídeos de pequeno e grande porte. Determinar as considerações fisiológicas e anatómicas necessárias para realizar a indução eficaz e segura de abates para pacientes e pessoal na população equina
- Compilar os conhecimentos clínicos e anatómicos necessários para a realização segura da intubação endotraqueal no paciente equino
- Desenvolver conhecimentos anatómicos e fisiológicos essenciais para o posicionamento correto do paciente equino em decúbito, a fim de evitar complicações associadas ao decúbito
Módulo 4. Anestesia geral e equipamento em espécies de grande porte
- Analisar os problemas mais frequentes na máquina anestésica e no circuito circular, a fim de os identificar e resolver
- Conhecer e compreender o funcionamento dos sistemas de fornecimento de oxigénio e ventilação artificial durante a anestesia geral de espécies de grande porte
- Conhecer a farmacologia dos anestésicos inalatórios halogenados e os seus efeitos adversos em animais de grande porte
- Aprofundar o conhecimento sobre os sedativos injetáveis e agentes hipnóticos que possam ser usados como adjuvantes ou como anestésicos gerais, bem como as mais recentes técnicas descritas para a PIVA e TIVA equina
- Especificar as técnicas de anestesia geral, tanto inalatórias como injetáveis, descritas em ruminante, suínos e camelídeos de pequeno e grande porte
- Reconhecer a necessidade de ventilação mecânica durante a anestesia, conhecer as consequências positivas e negativas da ventilação mecânica, bem como conhecer os parâmetros ventilatórios apropriados para uma aplicação segura
- Alargar o conhecimento sobre particularidades específicas da ventilação mecânica em ruminantes, suínos e camelídeos de pequeno e grande porte
- Especificar o mecanismo de ação dos agentes bloqueadores neuromusculares, bem como a sua farmacologia
- Conhecer as técnicas de monitorização do bloqueio neuromuscular e os agentes utilizados para inverter o mesmo
- Reconhecer a importância da recuperação da anestesia geral em equinos
- Expandir os conhecimentos relacionados com as técnicas que possam ser utilizadas e a preparação necessária do paciente e da box
- Detalhar as especificidades da recuperação anestésica em ruminantes, suínos e camelídeos de pequeno e grande porte
Módulo 5. Observação em espécies de grande porte
- Determinar a importância vital do uso correto do registo anestésico durante a anestesia geral
- Determinar a importância e os sinais clínicos mais característicos da monitorização da profundidade anestésica no paciente equino
- Gerar conhecimentos especializados sobre a monitorização da oxigenação do sangue e sobre a monitorização da ventilação adequada
- Analisar a importância e as principais características técnicas relacionadas com a monitorização das constantes cardiovasculares e hemodinâmicas
- Desenvolver o papel das gasometrias arteriais na monitorização clínica do paciente equino durante a anestesia geral
- Especificar as peculiaridades da monitorização de outro tipo de parâmetros vitais, tais como a glucose, o lactato, a temperatura ou o grau de bloqueio neuromuscular
- Examinar as principais peculiaridades da observação anestésica noutras espécies, como ruminantes, suínos e camelídeos
Módulo 6. Analgesia em espécies de grande porte
- Examinar a definição de dor, bem como os diferentes tipos de dor em relação à sua patofisiologia e a sua evolução ao longo do tempo
- Determinar os principais componentes fisiológicos associados à sensação de dor
- Gerar conhecimentos especializados relacionados com o caminho da nocicepção
- Determinar as principais consequências fisiopatológicas da dor não tratada
- Analisar os conhecimentos sobre o uso de escalas de dor no paciente equino
- Gerar conhecimentos avançados da farmacologia dos opiáceos, AINEs, agentes agonistas alfa-2, cetamina, lidocaína e outros analgésicos adjuvantes
- Estabelecer os principais efeitos secundários dos opiáceos, AINEs, agentes agonistas alfa-2, cetamina, lidocaína e outros analgésicos adjuvantes
- Determinar as principais contra-indicações da administração de opiáceos, AINEs, agentes agonistas alfa-2, cetamina, lidocaína e outros analgésicos adjuvantes
- Examinar os usos clínicos dos opiáceos, AINEs, agentes agonistas alfa-2, cetamina, lidocaína e outros analgésicos adjuvantes
- Estabelecer as principais peculiaridades farmacológicas dos agentes analgésicos em ruminantes, suínos e camelídeos
Módulo 7. Anestesia locorregional em espécies de grande porte
- Determinar os fármacos a serem administrados
- Estabelecer o equipamento a ser utilizado
- Examinar a anatomia da cabeça em relação aos bloqueios nervosos realizados
- Gerar conhecimentos especializados sobre as técnicas locais da cabeça, membros dianteiros e traseiros
- Examinar a anatomia do membro dianteiro e do membro traseiro em relação aos bloqueios nervosos
- Desenvolver a anatomia do abdómen em relação aos bloqueios nervosos realizados
- Gerar conhecimento avançado das técnicas locais do abdómen
- Examinar a anatomia do canal vertebral
- Desenvolver a técnica epidural
- Determinar as principais técnicas locorregionais em outras espécies de animais de grande porte
Módulo 8. Complicações da anestesia e reanimação cardiopulmunar
- Conhecer os estudos publicados sobre a mortalidade e morbidade pré-anestésica em cavalos
- Compreender os fatores de risco e as causas envolvidas na mortalidade pré-anestésica
- Identificar, antecipar e resolver as complicações que ocorrem na fase de pré-medicação
- Identificar, antecipar e resolver as complicações que ocorrem na fase de indução
- Identificar, antecipar e resolver as complicações que ocorrem na fase de manutenção
- Identificar, antecipar e resolver as complicações que ocorrem na fase de recuperação e pós-operatório
- Reconhecimento precoce de emergências cardiorrespiratórias em cavalos com risco de vida
- Desenvolver protocolos eficazes de reanimação cardiorrespiratória
- Conhecer as complicações relacionadas com o posicionamento impróprio do paciente ruminante, suíno ou camelídeo
- Reconhecer as principais complicações cardiovasculares em ruminantes, suínos e camelídeos
- Identificar e compreender as principais arritmias em ruminantes, suínos e camelídeos
- Reconhecer as principais complicações respiratórias em ruminantes, suínos e camelídeos
- Conhecer as complicações relacionadas com a intubação endotraqueal em suínos
- Reconhecer as complicações relacionadas com o aparelho digestivo dos ruminantes
- Estudar as complicações associadas ao sistema gastrointestinal nos camelídeos
- Reconhecer as complicações associadas à colocação do cateter intravenosos em ruminantes, suínos e camelídeos
- Ampliar os conhecimentos sobre a fisiopatologia da hipertermia maligna
- Identificar as complicações que podem ocorrer durante a recuperação anestésica em ruminantes, suínos e camelídeos
Módulo 9. Fluidoterapia em espécies de grande porte
- Descrever a fisiologia e o movimento da água corporal
- Aprofundar na fisiologia e as alterações dos eletrólitos mais importantes
- Determinar o equilíbrio ácido-base e a sua regulação
- Interpretar as alterações do pH
- Reforçar os fatores importantes para a seleção do cateter e o local de cateterização
- Especificar as complicações mais comuns da cateterização venosa
- Analisar os fluidos cristaloides mais frequentemente
- Analisar as propriedades dos hemoderivados e compreender as suas complicações
- Aprofundar as particularidades fisiológicas dos ruminantes, suínos e camelídeos em relação à fluidoterapia
- Estabelecer as propriedades das soluções cristaloides isotónicas, hipotónicas e hipertónicas mais frequentemente utilizadas em ruminantes, suínos e camelídeos
- Aprofundar o estudo do uso de coloides em ruminantes, suínos e camelídeos
- A fluidoterapia clínica aplicada ao período perioperatório, bem como aos desequilíbrios eletrolíticos e da glucose em ruminantes, suínos e camelídeos
Módulo 10. Casos especiais e situações clínicas em espécies de grande porte
- Gerar conhecimentos especializados sobre os procedimentos cirúrgicos e imagiológicos mais frequentes
- Estabelecer os protocolos mais apropriados de acordo com o procedimento a ser realizado
- Especificar as principais diferenças na anestesia de potros em comparação com a anestesia de adultos
- Compreender os factores de risco e as complicações na anestesia cólica a fim de adaptar o protocolo anestésico
- Especificar os aspetos fisiológicos a serem tidos em conta durante a anestesia em cavalos geriátricos
- Aprofundar o conhecimento da gestão anestésica dos principais procedimentos diagnósticos e terapêuticos em ruminantes de pequeno e grande porte
- Detalhar a gestão anestésica dos órgãos anexos dos ruminantes, tais como chifres, cascos ou caudas
- Dominar as características da anestesia em modelos de transplante de suínos, bem como para laparoscopia em suínos para fins experimentais
- Estabelecer características básicas da anestesia de campo em porcos e castração de leitões
- Determinar os princípios básicos da anestesia de campo em camelídeos
- Definir as principais características comportamentais, fisiológicas e anatómicas dos burros e mulas
- Aprofundar a farmacologia dos agentes anestésicos e analgésicos em burros e mulas
- Dominar a legislação aplicável à anestesia de animais destinados ao consumo humano
- Dominar a cascata de medicamentos de prescrição veterinária
- Estabelecer períodos de espera e limites máximos de resíduos aplicáveis às espécies para consumo humano
- Dominar a legislação aplicável aos animais destinados a fins experimentais
- Especificar as particularidades da anestesia em ruminantes e suínos para fins experimentais
- Ampliar os conhecimentos sobre a logística e métodos farmacológicos mais adequados à captura e manipulação de espécies selvagens
- Dominar os protocolos de sedação e anestesia de campo em ruminantes selvagens
- Determinar os protocolos de sedação e anestesia de campo em suínos selvagens
- Especificar os protocolos de sedação e anestesia de campo em camelídeos selvagens
- Expandir os conhecimentos relacionados com a monitorização de alternativas nestas espécies não domésticas
- Identificar as técnicas analgésicas que possam ser aplicadas a estas espécies não domésticas
- Examinar os principais métodos físicos e químicos da eutanásia
Módulo 11. Aparelho digestivo
- Definir métodos corretos de anamnese, avaliação e diagnóstico do paciente com patologia digestiva
- Desenvolver e avançar nos procedimentos mais frequentes para resolver as patologias da cavidade oral
- Estabelecer protocolos de bloqueio anestésico para cirurgias orais e extrações dentárias
- Reconhecer e resolver as patologias mandibulares e maxilares
- Desenvolver adequadamente os procedimentos gerais do exame, tais como a palpação retal, sondagem nasogástrica, abdominocentese, interpretação de testes laboratoriais e diagnóstico por imagem no terreno, e estabelecer os tratamentos apropriados bem como dar o prognóstico correto do cavalo com dor abdominal
- Desenvolver e avançar em profundidade nas doenças que afetam o aparelho digestivo desde o estômago até ao reto, avaliando a fase das patologias que surjam
- Desenvolver e avançar em profundidade as doenças do fígado e dos canais biliares no cavalo e os seus possíveis tratamentos
- Desenvolver e aprofundar as doenças infeciosas e parasitárias do aparelho digestivo, bem como os seus diversos tratamentos
- Ampliar os conhecimentos, estabelecer e desenvolver os critérios de decisão corretos para tratar a síndrome abdominal no cavalo no terreno, ou se for necessário um tratamento cirúrgico, para poder informar corretamente o proprietário e aconselhar sobre o encaminhamento ao hospital se for necessária uma cirurgia
Módulo 12. Aparelho cardiorrespiratório e vascular
- Especificar as informações necessárias no exame clínico do cavalo com patologia respiratória ou cardíaca
- Reconhecer com precisão os sons respiratórios e cardíacos normais que possam ser encontrados nos cavalos
- Identificar as patologias respiratórias de modo a poder classificá-las e decidir sobre os possíveis testes de diagnóstico necessários
- Estabelecer os conhecimentos necessários para realizar procedimentos de diagnóstico no paciente com problemas respiratórios, testes analíticos, citologia, BAL Diagnóstico por imagem
- Propor uma metodologia de trabalho para o paciente com patologias respiratórias das vias superiores
- Propor uma metodologia de trabalho para o paciente com patologias inflamatórias das vias inferiores
- Identificar as patologias cirúrgicas das vias respiratórias superiores e desenvolver os procedimentos técnicos que possam ser realizados no terreno, tanto em condições programadas como de emergência
- Propor uma metodologia de trabalho para o paciente com patologias respiratórias infeciosas
- Diferencias os sopros fisiológicos dos patológicos
- Estabelecer diagnósticos diferenciais de ritmos anormais com base na irregularidade e no ritmo cardíaco
- Propor uma metodologia de trabalho para o paciente com sopro cardíaco
- Propor uma metodologia de trabalho para o paciente com arritmias
Módulo 13. Sistema hematopoiético, imunologia e nutrição
- Estudo aprofundado dos componentes sanguíneos, bem como uma atenção detalhada aos marcadores bioquímicos serológicos, sendo todos eles parâmetros analíticos que o médico especialista deve conhecer em profundidade, com o objetivo de poder relacionar possíveis alterações a este respeito com situações patológicas de qualquer tipo
- Desenvolver conhecimentos avançados sobre possíveis alterações relacionadas com a hematopoiese, bem como alternativas em termos de tratamentos de última geração
- Atingir um elevado nível de compreensão dos mecanismos fisiopatológicos das doenças imunitárias, a fim de selecionar os últimos testes de diagnóstico e o tratamento adequado
- Aprofundar os mecanismos fisiopatológicos da endotoxemia e o desenvolvimento do choque endotóxico, a fim de prevenir complicações secundárias associadas a este processo e de utilizar os tratamentos mais atualizados
- Compreender os processos de digestão e absorção de nutrientes nos diferentes compartimentos anatómicos do trato digestivo do cavalo
- Proporcionar os conhecimentos básicos dos nutrientes necessários para o desenvolvimento de programas de alimentação
- Fazer uma estimativa do peso de um cavalo e determinar a sua condição corporal
- Calcular de forma simples as necessidades diárias de forragens e cereais ou rações compostas
- Diferenciar e saber como se aplicam os termos de energia bruta, digerível e líquida
- Aprofundar o conhecimento das alternativas no tratamento antibiótico, bem como o desenvolvimento da resistência aos mesmos, com o objetivo de treinar o médico na tomada de decisões em situações em que existe uma importante restrição ao uso de antibióticos, quer devido à categoria do paciente, quer devido ao aparecimento de resistência bacteriana
- Atualização sobre pré-bióticos, probióticos, assim como o uso de plantas medicinais e a sua relevância como ferramentas importantes na medicina preventiva, assim como no tratamento de patologias específicas
Módulo 14. Aparelho locomotor
- Identificar em profundidade as patologias que afetam o sistema músculo-esquelético do cavalo por tipos de patologias das diferentes regiões anatómicas
- Dominar em profundidade a abordagem correta do caso clínico que possa ser apresentado Obter e controlar as ferramentas para a correta exploração do animal e uma correta interpretação dos dados obtidos
- Desenvolver esquemas de trabalho e protocolos de diagnóstico otimizados
- Diagnosticar de forma avançada as patologias articulares, tendinosas, ósseas e musculares em cavalos
- Dominar em profundidade os blocos anestésicos neurais, a sua técnica, as suas principais vantagens e possíveis desvantagens
- Desenvolver blocos de proximidade e outras técnicas avançadas de dessensibilização anestésica
- Dominar e desenvolver em profundidade técnicas de imagem e outros métodos complementares de diagnóstico no terreno
- Receber formação nas últimas medidas terapêuticas publicadas e nos últimos avanços na investigação sobre o tratamento de patologias locomotoras
- Dominar e desenvolver técnicas médicas e cirúrgicas avançadas que possam ser realizadas no campo
Módulo 15. Patologias cirúrgicas da pele e estruturas anexas
- Especificar os diferentes tipos de feridas que possam ocorrer na clínica equina
- Identificá-las e diferenciá-las entre patologias agudas e crónicas
- Avaliar o grau de contaminação e/ou infeção do animal equino
- Reconhecer estruturas anexas danificadas, avaliando se são sépticas ou não
- Desenvolver os conhecimentos das diferentes fases de cicatrização cutânea
- Determinar as técnicas de gestão de tecidos, hemostasia, sutura, reconstrução e enxerto de pele
- Estabelecer diretrizes para a escolha de diferentes tipos, materiais e padrões de sutura modelos de agulhas e drenagem à disposição do clínico no terreno
- Estabelecer os diferentes tipos e materiais de curativos, tanto para o tratamento de feridas como para a imobilização
- Escolher o curativo ou ligadura apropriada para cada situação clínica
- Aplicar as diferentes orientações terapêuticas e procedimentos de reparação e outros procedimentos de primeiros socorros para feridas agudas e recentes
- Aplicar as diferentes orientações terapêuticas e procedimentos de reparação para feridas complicadas, crónicas e infetadas, incluindo a possibilidade de aplicar procedimentos e tecnologias alternativas
- Indicar os testes a realizar num paciente com uma lesão ou infeção músculo-esquelética para determinar a importância da lesão
- Realizar um diagnóstico e tratamento correto das infeções sinoviais e ósseas e realizar procedimentos de lavagem das articulações e perfusão regional e intra-óssea de antibióticos no terreno
- Especificar o uso das diferentes técnicas de tenorrafia para tratar danos e lacerações de estruturas tendinosas e/ou de ligamentos
- Apresentar as diferentes causas da granulação exuberante e o seu tratamento
- Aplicar as diferentes orientações terapêuticas para queimaduras e abrasões de vários tipos
Módulo 16. Patologias médicas da pele Sistema endócrino
- Identificar as principais patologias que afetam a pele
- Examinar a origem do problema e estabelecer o prognóstico da dermatite
- Reconhecer os sinais clínicos e laboratoriais das principais doenças dermatológicas
- Identificar os sintomas de doenças cutâneas de origem bacteriana e viral e propor opções terapêuticas
- Identificar os sintomas das doenças cutâneas de origem fúngica e parasitária e propor opções terapêuticas
- Estabelecer os sintomas de doenças alérgicas e imunomediadas da pele e propor opções terapêuticas
- Examinar os sintomas de outras doenças de pele, bem como o seu prognóstico e opções de tratamento
- Identificar e desenvolver a apresentação clínica, o diagnóstico e a gestão dos principais tipos de neoplasias que afetam os cavalos
- Gerar conhecimentos avançados sobre a patologia, diagnóstico e gestão de sarcóides, carcinomas de células escamosas, tumores melanocíticos, mastocitomas e linfomas em cavalos
- Examinar os recentes desenvolvimentos na terapia de neoplasias cutâneas em cavalos
- Desenvolver conhecimentos avançados sobre a patologia, diagnóstico e gestão da síndrome metabólica equina e disfunção hipofisária em cavalos
- Identificar os processos que se apresentam com alterações das concentrações hormonais da tiróide
- Determine as causas mais comuns de alteração dos níveis de cálcio, fósforo e magnésio no cavalo
Módulo 17. Sistema nervoso e oftalmológico
- Identificar todos os sinais clínicos associados à doença neurológica
- Definindo os pontos-chave da avaliação neurológica
- Estabelecer os diagnósticos diferenciais com base nas principais patologias neurológicas do cavalo
- Apresentar e analisar as ferramentas de diagnóstico disponíveis para os diferentes processos
- Propor medidas específicas para a gestão do paciente neurológico
- Atualizar o tratamento do paciente neurológico tanto no terreno como a nível hospitalar
- Definir parâmetros que nos ajudem a estabelecer um prognóstico para o paciente
- Aprofundar o uso de ferramentas de diagnóstico em oftalmologia, tais como a oftalmoscopia direta e indireta, a avaliação de fundos e a electrooretinografia
- Reconhecer com precisão os sinais clínicos de dor ocular em cavalos
- Estabelecer diagnósticos diferenciais de sinais clínicos oculares
- Propor uma metodologia de trabalho para o doente com úlceras da córnea e/ou ceratite infeciosa
- Propor uma metodologia de trabalho para o paciente com abscesso estromal e ceratite imunomediadas
- Estabelecer uma metodologia de trabalho para o paciente com uveíte recorrente equina e para o paciente com cataratas
- Propor uma metodologia de trabalho para o paciente com glaucoma e para os cavalos com neoplasia ocular
Módulo 18. Aparelho reprodutor e urinário
- Expandir o conhecimento sobre as patologias que afetam o sistema urinário
- Reconhecer e estabelecer protocolos de ação para doentes com insuficiência renal aguda e insuficiência renal crónica
- Estabelecer protocolos de trabalho para doentes com patologia do trato urinário pós-renal
- Desenvolver os fatores predisponentes que podem condicionar o aparecimento deste tipo de patologia, bem como alargar o conhecimento sobre a relevância da prevenção
- Desenvolver as alternativas de tratamento disponíveis para o clínico veterinário ambulante
- Aprofundar a compreensão da patologia testicular, da glândula anexa e do pénis e os seus respetivos tratamentos
- Melhorar a gestão produtiva do garanhão e da égua subfértil
- Identificar e avaliar as possíveis anomalias na ejaculação do cavalo, aplicando os procedimentos necessários para garantir a sua qualidade
- Identificar, tratar e prevenir as patologias parasitárias e infeciosas do sistema reprodutivo equino
- Desenvolver as patologias do potro durante o período de acasalamento e os seus possíveis tratamentos
- Desenvolver as patologias que afetam a fêmea durante o período de gestação e os seus possíveis tratamentos
- Desenvolver as patologias que afetam a fêmea no período de preparação e pós-parto e os seus possíveis tratamentos
- Atender às necessidades e exigências do parto eutóico e da avaliação placentária
- Desenvolver os procedimentos envolvidos na gestão do trabalho distócico e o desempenho da fetotomia
- Desenvolver os procedimentos envolvidos na resolução das possíveis lesões associadas ao parto, tais como a correção de fístulas rectovestibulares, a reconstrução de lacerações externas e a reparação do corpo perineal
Módulo 19. Medicina e cirurgia do potro
- Identificar o paciente recém-nascido com comportamentos anormais indicativos de doença
- Estabelecer linhas de ação para pacientes recém-nascidos com septicemia, com base na gravidade da doença
- Determinar protocolos de trabalho para pacientes com sintomas de síndrome de asfixia neonatal
- Reconhecer o paciente com sintomas cardio-respiratórios, sendo capaz de fazer prognósticos que determinam a sua viabilidade
- Desenvolver protocolos de estabilização no terreno em doentes com ruptura da bexiga ou uraque persistente
- Identificar a diferença nos resultados dos testes de diagnóstico em recém-nascidos em comparação com os dos adultos
- Determinar o uso de ferramentas de diagnóstico por imagem que possam ser usadas no terreno para diagnosticar patologias no potro, tanto no período neonatal como pediátrico Usar estes métodos para diagnosticar e avaliar com precisão as diferentes patologias que podem ocorrer nestas fases
- Desenvolver as técnicas para o exame, diagnóstico e tratamento parenteral e local por lavagem articular da artrite séptica no recém-nascido
- Desenvolver técnicas que possam ser usadas no terreno para resolver patologias cirúrgicas do potro em crescimento, tais como a correção de hérnias umbilicais
- Compilar os conhecimentos sobre as deformidades angulares e flexurais do potro
- Desenvolver os seus diferentes tratamentos e estabelecer as especificidades do seu tratamento de acordo com a idade do paciente e a região anatómica afetada
- Descrever os tratamentos médicos e a aplicação de resinas, talas e material ortopédico usado no tratamento de deformidades angulares e flexurais
- Especificar as técnicas de retardação e estimulação do crescimento ósseo utilizadas no tratamento cirúrgico das deformidades angulares
- Determinar as técnicas de desmotomia e tenotomia usadas no tratamento das deformidades flexurais
- Estabelecer uma metodologia apropriada para a identificação, tratamento e prognóstico das lesões osteocondral e dos quistos ósseos subcondrais.
Módulo 20. Protocolos terapêuticos avançados e toxicologia
- Analisar as novas alternativas em termos de medicamentos usados em sedação e anestesia para uso em ambulatório, bem como aprofundar nos protocolos mais estabelecidos, a fim de optimizar este tipo de procedimentos
- Formar o médico na tomada de decisões eficazes e dinâmicas perante um paciente com uma condição sistémica grave, a fim de assegurar o diagnóstico e tratamento para assegurar a estabilização do paciente apesar das condições não-hospitalares
- Treinar o médico na correção dos desequilíbrios hidroeletrolíticos e ácido-base para assegurar a reversão das condições com alterações hemodinâmicas
- Garantir um conhecimento avançado da gestão da dor equina com os medicamentos mais recentes
- Examinar as características especiais e considerações a ter em conta ao aplicar tratamentos farmacológicos no cavalo desportivo, com especial ênfase em evitar problemas com possíveis resultados positivos em testes de controlo de substâncias biológicas em competições
- Gerar conhecimentos avançados em toxicologia equina, assegurando a formação para o reconhecimento de quadros tóxicos, bem como a identificação de plantas e agentes nocivos para os equídeos
- Analisar a fundo os procedimentos da eutanásia
- Ser capaz de agir corretamente com os pacientes nos últimos momentos da sua trajetória de vida, aplicando a eutanásia da forma mais humana possível em caso de última necessidade
Aproveite esta oportunidade para adquirir conhecimentos sobre os últimos desenvolvimentos na área e aplicá-los na sua atividade diária"
"
Advanced Master em Anestesia e Cirurgia em Equinos
.
Face a um setor que exige cada vez mais cuidados veterinários especializados na prática clínica equina, é essencial a preparação de profissionais nos mais recentes procedimentos de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças em cavalos. Na TECH Universidade Tecnológica desenvolvemos o Mestrado Avançado em Anestesia e Cirurgia Equina, um programa que reúne os últimos avanços neste campo. Assim, poderá cobrir os conceitos e tópicos mais importantes para reforçar os seus antecedentes conceituais, aptidões e competências técnicas, bem como aplicar os métodos mais avançados nas suas intervenções, a fim de oferecer um serviço de qualidade que o faça sobressair.
Especialize-se em Anestesia e Cirurgia Equina
.
Se deseja melhorar o seu perfil profissional, aperfeiçoar as suas competências para se destacar num campo em desenvolvimento e adquirir uma qualificação que lhe permita avançar mais na sua carreira, o nosso Advanced Master é para si. Com um currículo concebido com o maior rigor académico, aprofundará as áreas da anestesiologia, medicina clínica e cirurgia, a fim de tratar os vários tipos de patologias que afetam os cavalos. Estudará as alterações mais comuns presentes no sangue, ecografias e análises radiográficas, bem como as doenças associadas e predispostas desta espécie que requerem intervenção cirúrgica. Desta forma, proporcionando o prognóstico e tratamento mais adequados, dominará a abordagem às várias condições que afetam o bem-estar dos equídeos. Obtenha uma certificação na maior Faculdade Veterinária e avance para um melhor trabalho futuro.
"