Apresentação

Graças a esta certificação, aprenderá e colocará em prática as terapias avançadas que lhe permitem tratar as dependências do álcool, da cocaína, da canábis ou do jogo" 

##IMAGE##

Nos últimos anos, em linha com os desenvolvimentos tecnológicos e a digitalização, o número de pessoas dependentes de dispositivos eletrónicos ou de jogos online aumentou. No mesmo sentido, as dependências de substâncias como o álcool, a cocaína ou a canábis são cada vez mais frequentes, sobretudo entre os jovens e as pessoas com um ritmo de vida frenético. As terapias cognitivo-comportamentais para estas dependências foram, por isso, aperfeiçoadas de forma a fornecer ao indivíduo as melhores ferramentas para superar com sucesso a sua doença. Os psicólogos são, portanto, obrigados a estar a par destes desenvolvimentos para adequarem a sua prática diária com os seus pacientes.  

Perante esta situação, a TECH concebeu este curso, que irá proporcionar aos estudantes os conhecimentos mais recentes sobre o Tratamento Cognitivo-Comportamental das Dependências, colocando-os assim na vanguarda da Psicologia. Durante este percurso académico, poderão explorar as terapias psicológicas inovadoras utilizadas para tratar a dependência da cocaína, das anfetaminas ou do álcool.  Identificarão também estratégias para lidar com a dependência do jogo e das novas tecnologias, entre outras questões. 

Graças à fase teórica deste Mestrado próprio b-learning 100% online, os estudantes podem organizar o seu tempo de estudo como desejarem, adaptando os seus horários às suas próprias necessidades profissionais e pessoais. Além disso, utiliza a metodologia pedagógica do Relearning para incentivar a participação ativa dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem. 

No final da fase teórica, os alunos beneficiam de um estágio prático de três semanas num centro clínico de prestígio. Durante este período, aplicarão todos os conhecimentos adquiridos no curso no ambiente real de trabalho, integrados numa excelente equipa profissional que os ajudará a melhorar as suas competências neste domínio. 

Aperfeiçoe os seus conhecimentos e competências no Tratamento Cognitivo-Comportamental da Dependência em apenas 12 meses de aprendizagem teórica e três semanas de ensino prático" 

Este Mestrado próprio b-learning em Tratamento Cognitivo-Comportamental das Dependências conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são: 

  • Desenvolvimento de mais de 100 casos práticos apresentados por especialistas em Tratamento Cognitivo-Comportamental das Dependências 
  • Os conteúdos gráficos, esquemáticos e predominantemente práticos com que está concebido fornecem informação essencial sobre as disciplinas que são fundamentais para a prática profissional 
  • Tratamentos cognitivo-comportamentais de última geração para combater a dependência do álcool e da canábis 
  • Domínio dos principais tratamentos psicológicos para gerir a dependência patológica do jogo 
  • Conhecimento aprofundado dos mais recentes tratamentos para a dependência de cocaína ou heroína 
  • Tudo isto se complementa com lições teóricas, perguntas ao especialista, fóruns de discussão de temas controversos e trabalhos de reflexão individual 
  • Possibilidade de aceder aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à internet 
  • Além disso, poderá realizar um estágio numa das melhores empresas, num dos melhores centros hospitalares

Desfrute de um ensino 100% teórico que lhe permitirá conhecer as últimas atualizações no Tratamento Cognitivo Comportamental da Dependência" 

Nesta proposta de Mestrado, de carácter profissionalizante e modalidade b-learning, o curso destina-se à atualização de especialistas em Psicologia. Os conteúdos baseiam-se nas mais recentes evidências científicas e são orientados de forma didática para integrar conhecimentos teóricos na prática psicológica, e os elementos teórico-práticos facilitarão a atualização dos conhecimentos e permitirão a tomada de decisões na gestão de pacientes. 

Graças ao conteúdo multimédia desenvolvido com a mais recente tecnologia educativa, o profissional de psicologia terá acesso uma aprendizagem situada e contextual, ou seja, a um ambiente de simulação que proporcionará uma aprendizagem imersiva, programada para se especializar em situações reais. A conceção deste curso baseia-se na Aprendizagem Baseada em Problemas, através da qual deverá tentar resolver as diferentes situações da atividade profissional que surgem ao longo do programa. Para tal, contará com a ajuda de um sistema inovador de vídeo interativo desenvolvido por especialistas reconhecidos. 

Estude através de textos e conteúdo multimédia de alta qualidade para consolidar a aquisição dos conceitos mais relevantes"

##IMAGE##

Atualize-se neste domínio tão necessário da Psicologia com a ajuda dos melhores especialistas do setor"

Competências

Após a conclusão das avaliações deste Mestrado próprio b-learning o estudante terá obtido competências essenciais para trabalhar na área do Tratamento Cognitivo-Comportamental das Dependências com um elevado nível de rigor e atualização. Estas competências permitir-lhe-ão destacar-se nesta área e ter uma carreira de sucesso no setor  

formacao b learning tratamento cognitivo comportamental dependencias Tech Universidad

Desfrute de competências de excelência relativamente ao Tratamento Cognitivo-Comportamental da Dependência através desta certificação" 

Competências gerais

  • Compreender a situação das dependências na nossa sociedade e os conceitos básicos utilizados na intervenção sobre as dependências, de modo a ter uma visão global e completa deste problema e, assim, poder efetuar qualquer intervenção com segurança no seu contexto profissional. 
  • Dominar todo o processo de intervenção na área das dependências para atuar de forma responsável e profissional. 
  • Aplicar tratamentos psicológicos eficazes a pessoas com problemas relacionados com o tabaco, utilizando os conhecimentos e os procedimentos adquiridos na unidade, a fim de intervir com competência e profissionalismo neste tipo de problemas. 
  • Identificar, descobrir e definir o tratamento psicológico necessário não só para eliminar a dependência do tabaco, mas também para eliminar o pedigree autolítico que o fumador adquire, mesmo que tenha deixado de fumar. 
  • Desenvolver tratamentos psicológicos eficazes para pessoas com problemas ligados ao álcool, utilizando os conhecimentos e os procedimentos adquiridos na unidade, a fim de intervir com competência e profissionalismo neste tipo de problemas. 
  • Aplicar tratamentos psicológicos eficazes a pessoas com problemas com a canábis, utilizando os conhecimentos e os procedimentos adquiridos na unidade, a fim de intervir com competência e profissionalismo neste tipo de problemas. 
  • Desenvolver e aplicar tratamentos psicológicos eficazes a pessoas com problemas com substâncias psicostimulantes, utilizando os conhecimentos e os procedimentos adquiridos na unidade curricular, de modo a intervir com competência e profissionalismo neste tipo de problemas. 
  • Levar a cabo tratamentos psicológicos eficazes para pessoas com problemas com a heroína ou a morfina, utilizando os conhecimentos e os procedimentos adquiridos na unidade, a fim de intervir com competência e profissionalismo neste tipo de problemas. 
  • Desenvolver tratamentos psicológicos eficazes para pessoas com problemas com o jogo e as novas tecnologias, utilizando os conhecimentos e procedimentos adquiridos na unidade, de modo a intervir com competência e profissionalismo neste tipo de problemas. 
  • Conhecer a situação nacional e internacional do mercado da droga, bem como as medidas destinadas a combatê-lo, a fim de conhecer melhor os interesses existentes neste domínio. 
  • Descobrir o impacto das dependências na população em geral para dimensionar corretamente este problema na nossa sociedade atual e explorar os diferentes programas ou tratamentos destinados à intervenção familiar em casos de dependência para incorporar, se o caso o exigir, alguns dos seus princípios e procedimentos na intervenção concebida. 
  • Descobrir as zonas do cérebro e as suas funções envolvidas nas dependências, a fim de compreender os efeitos neurofisiológicos, cognitivos e afetivos do consumo de substâncias e dos hábitos geradores de dependência. 
  • Descrever os fatores psicossociais que causam e mantêm a dependência de uma substância ou de um comportamento, a fim de enquadrar corretamente os objetivos terapêuticos a serem alcançados. 
  • Conhecer os determinantes legais e regulamentares dos casos de dependência e do exercício da sua profissão e aplicá-los regularmente na sua prática para legitimar a sua intervenção. 
  • Discriminar os diferentes níveis de prevenção no domínio das dependências, a fim de aplicar a intervenção mais adequada aos casos com problemas de consumo de substâncias. 

Competências específicas

  • Compreender os princípios gerais que devem orientar a intervenção nos casos de perturbações de dependência, a fim de realizar as suas intervenções com base nas recomendações e orientações que se revelaram eficazes e adequadas nestes casos.  
  • Discriminar claramente a área da sua intervenção e o seu papel numa equipa para colaborar no tratamento e conhecer os conceitos básicos utilizados no domínio da intervenção sobre as dependências para poder discriminar o grau de incidência da dependência no indivíduo. 
  • Conhecer as classificações de diagnóstico do DSM-V e da CID-10 das perturbações induzidas por substâncias, com o objetivo de fazer um juízo de diagnóstico de acordo com estas classificações utilizadas internacionalmente. 
  • Discriminar as perturbações relacionadas e não relacionadas com substâncias de outras perturbações, bem como as perturbações que mais frequentemente coexistem com a perturbação de dependência e que influenciam o estado do indivíduo, a fim de elaborar uma intervenção adequada 
  • Conhecer e gerir as características da avaliação física e do estado geral de saúde presentes nos casos de dependência, realizada por outros profissionais, de modo a interpretar corretamente os resultados. 
  • Conhecer e tratar as características da avaliação dos exames laboratoriais em casos de dependência, realizados por outros profissionais, de modo a interpretar corretamente os resultados. 
  • Analisar os exames utilizados na avaliação neuropsicológica em casos de dependência para avaliar o grau de défice neurocognitivo do sujeito e a sua influência na intervenção 
  • Conhecer e gerir os exames utilizados na avaliação de outras perturbações mentais em caso de dependência para avaliar o estado mental do sujeito. 
  • Compreender a importância de um planeamento correto dos objetivos terapêuticos com base na situação e no estado motivacional da pessoa com dependência, a fim de propor intervenções realistas, sequenciadas e eficazes. 
  • Pesquisar o modelo transteórico de mudança de Prochaska e Diclemente para fornecer um contexto que ajude o aluno a compreender as fases de mudança na intervenção com indivíduos com dependência. 
  • Explorar as diferentes técnicas utilizadas na intervenção das dependências a partir da orientação cognitivo-comportamental, de modo a poder selecioná-las e aplicá-las na intervenção das perturbações de dependência.
  • Planear um procedimento de prevenção de recaídas e de manutenção dos resultados terapêuticos para garantir o êxito do tratamento a médio e longo prazo das dependências do tabaco, da canábis, dos psicostimulantes, dos opiáceos e opióides e das dependências não relacionadas com substâncias. 
  • Conhecer os diferentes fármacos utilizados para o tratamento das diferentes dependências, bem como os seus princípios ativos, a fim de interpretar a informação, ajustar corretamente o tratamento e avaliar adequadamente os resultados da intervenção. 
  • Investigar outros tipos de intervenções possíveis em pessoas com problemas de jogo patológico ou diferentes dependências, bem como as diferentes modalidades de intervenção, a fim de selecionar, escolher e recomendar a mais adequada em cada caso. 
  • Elaborar um programa de intervenção (preventiva ou de tratamento) para casos de adolescentes com problemas de dependência, de modo a aplicar os conhecimentos adquiridos na unidade e a demonstrar as competências necessárias para intervir neste tipo de casos. 
  • Dar prioridade aos alvos terapêuticos em função das outras patologias encontradas e intervir com base nesta hierarquia, a fim de garantir a adesão ao tratamento. 
mestrado tratamento cognitivo comportamental dependencias Tech Universidad

Explore, ao longo deste curso, os tratamentos de vanguarda que permitem lidar com as dependências em pessoas de diferentes idades" 

Mestrado Próprio b-learning em Tratamento Cognitivo-Comportamental das Dependências

Na TECH Universidade Tecnológica concebemos um Mestrado Próprio b-learning em Tratamento Cognitivo-Comportamental das Dependências que fornece as ferramentas necessárias para a abordagem terapêutica das dependências. A intervenção cognitivo-comportamental tem-se posicionado como uma das técnicas mais eficazes para o tratamento das dependências, tanto no âmbito público como no privado. O principal objetivo deste Mestrado Próprio é formar profissionais na utilização de técnicas específicas que permitam uma intervenção eficaz nas diferentes perturbações aditivas. Este programa irá aprofundar o conhecimento e a aplicação de instrumentos terapêuticos de intervenção e prevenção de recaídas, bem como a avaliação da evolução dos pacientes, permitindo ao profissional ser mais eficaz no processo de tratamento.

No Mestrado Próprio b-learning em Tratamento Cognitivo-Comportamental das Dependências serão abordados temas como a compreensão dos processos cognitivos e comportamentais envolvidos no desenvolvimento das dependências, a identificação de fatores de risco e de proteção, o conhecimento dos diferentes modelos de tratamento e a aplicação de técnicas terapêuticas específicas para o tratamento de cada tipo de dependência. Este Mestrado Próprio foi concebido para proporcionar uma formação abrangente, adaptada às necessidades atuais do mercado de trabalho e para garantir estudos de qualidade aos profissionais que pretendam especializar-se no tratamento das dependências. Após a conclusão deste programa, os profissionais poderão desenvolver as suas carreiras em instituições de saúde mental, organizações não governamentais, centros de reabilitação e qualquer outra instituição relacionada com a prevenção e o tratamento das dependências.