Apresentação

Torne-se num médico capaz de abordar as dependências dos seus pacientes de uma perspetiva inovadora com este curso da TECH. É o mais completo do mercado"

##IMAGE##

O Gabinete das Nações Unidas para a Droga e o Crime (UNODOC), no Relatório Mundial sobre a Droga de 2016, afirma que 1 em cada 20 adultos consumiu pelo menos uma droga em 2014, ou seja, 250 milhões de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, o que equivale à população combinada da Alemanha, França, Itália e Reino Unido. O mesmo relatório refere que mais de 29 milhões de pessoas que consomem drogas sofrem de perturbações relacionadas com as mesmas e que 12 milhões dessas pessoas são consumidores de drogas injetáveis, sendo que 14% dessas pessoas vivem com o HIV, o que tem um impacto devastador na sua saúde. No entanto, apenas 1 em casa 6 pessoas recebe tratamento.

Nas últimas décadas, às dependências de substâncias juntaram-se os vícios que não são causados por abuso de substâncias, mas sim por um hábito ou comportamento. É o caso do jogo compulsivo e da dependência das novas tecnologias, que estão a causar graves problemas de saúde tanto nos adultos como nos jovens. Para estes casos, a medicina desenvolveu também tratamentos destinados a reduzir e eliminar esses hábitos e comportamentos, que apresentaremos na última unidade deste curso.

A equipa docente deste curso de Intervenção Psicológica na Toxicodependência através do Modelo Cognitivo-Comportamental fez uma seleção cuidadosa de cada um dos temas este programa, a fim de oferecer ao aluno a oportunidade de estudo mais completa possível e sempre de acordo com a atualidade. 

Como se trata de um curso online, o aluno não está condicionado a horários fixos ou à necessidade de se deslocar a outro local, podendo aceder aos conteúdos em qualquer altura do dia, equilibrando a sua vida laboral ou pessoal com a académica.

Se quer superar-se a si mesmo, melhorar profissionalmente e trabalhar em rede com os melhores, este é o lugar ideal para si”

Este curso de Intervenção Psicológica na Toxicodependência através do Modelo Cognitivo-Comportamental conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:

  • Desenvolvimento de casos clínicos apresentados por especialistas nas diferentes especialidades
  • Os conteúdos gráficos, esquemáticos e eminentemente práticos, com os quais , foi concebido, fornecem informação científica e sobre cuidados de saúde sobre as disciplinas que são essenciais para a prática profissional
  • Novidades acerca da intervenção psicológica no consumo de drogas duras através do modelo cognitivo-comportamental
  • Sistema de aprendizagem interativo baseado em algoritmos para aa tomada de decisões sobre as situações clínicas propostas
  • Com especial ênfase na medicina baseada em as evidências e metodologias de investigação
  • Tudo isto será complementado com aulas teóricas, questionamentos ao especialista, fóruns de discussão sobre questões controversas e documentos individuais de reflexão
  • Possibilidade de aceder aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à internet

Diariamente, 31% da população consome tabaco, 7% consome hipnossedativos, 2% canábis e 1% cocaína. Abaixo de 1% estão as anfetaminas e as drogas sintéticas, e 0,1% a heroína em algum momento do ano"

O seu corpo docente inclui profissionais da área da medicina, que trazem para este curso de atualização a experiência do seu trabalho, bem como especialistas de renome pertencentes às principais sociedades científicas.

Graças ao seu conteúdo multimédia desenvolvido com a mais recente tecnologia educacional, este curso concederá ao profissional de saúde uma aprendizagem situada e contextual, ou seja, um ambiente de simulação que proporcionará uma aprendizagem imersiva, programada para se formar em situações reais.

A conceção deste programa baseia-se na Aprendizagem Baseada nos Problemas, através da qual o instrutor deve tentar resolver as diferentes situações de prática profissional que surgem ao longo do curso. Para tal, contará com a ajuda de um sistema inovador de vídeo interativo desenvolvido por especialistas reconhecidos.

Este curso de Intervenção Psicológica na Toxicodependência através do Modelo Cognitivo-Comportamental conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado"

##IMAGE##

Não perca a oportunidade de se atualizar sobre o método cognitivo-comportamental com foco no tratamento da dependência. Isto torná-lo-á um médico muito mais conceituado"

Objectivos

Com o objetivo de oferecer uma qualificação completa, que aborda toda e cada uma das áreas em que a terapia cognitivo-comportamental tem um impacto positivo nos pacientes com dependências, a TECH preparou este curso repleto de conteúdos teóricos com uma abordagem prática, ideal para interiorizar os conhecimentos. Uma oportunidade única nas mãos do médico que deseja aprofundar os seus conhecimentos com a facilidade oferecida pelo método académico online.

##IMAGE##

Ajudámo-lo a atualizar os seus conhecimentos e a alcançar os seus objetivos profissionais de forma simples e adaptada às necessidades do aluno do século XXI”

Objetivos gerais

  • Descobrir a base neurobiológica das diferentes dependências
  • Definir os conceitos básicos habitualmente utilizados pela comunidade científica no domínio das dependências e formular os diferentes aspetos a ter em conta pelo médico ou médico na avaliação e intervenção nestes casos
  • Oferecer uma base de conhecimentos e procedimentos que proporcione ao estudante a segurança e a solidez necessárias para lidar com casos reais
  • Oferecer ao estudante os elementos-chave do quadro de avaliação no caso das dependências
  • Apresentar os critérios para a escolha dos objetivos terapêuticos na intervenção da dependência
  • Especificar o protocolo básico que segue a orientação cognitivo-comportamental no tratamento das dependências, as suas técnicas, bem como procedimentos terapêuticos de outras orientações que podem ser complementares ao anterior
  • Transmitir a importância da intervenção multidisciplinar como um fator fundamental para a eficácia no tratamento de casos de dependência

Objetivos específicos

  • Classificar as substâncias psicoestimulantes mais comuns
  • Determinar as formas de consumo mais habituais destas substâncias psicoestimulantes
  • Determinar o impacto e efeitos das substâncias psicoestimulantes na saúde
  • Definir a neurobiologia da dependência de substâncias psicoestimulantes
  • Abordar os diferentes tratamentos para gestão da dependência da substâncias psicoestimulantes e realizar uma correta prevenção e controlo de recaídas
  • Classificar opiáceos e opióides
  • Definir as diferentes e mais habituais formas de consumo destas substâncias
  • Desenvolver o impacto e os efeitos da heroína e da morfina na saúde
  • Definir a neurobiologia da dependência da heroína e da morfina
  • Abordar os diferentes tratamentos para a gestão da dependência da heroína e da morfina, realizando uma correta prevenção e controlo de recaídas
##IMAGE##

 

Aproveite esta oportunidade para adquirir conhecimentos sobre os últimos desenvolvimentos na área e aplicá-los na sua atividade diária" 

Curso de Especialização em Intervenção Psicológica na Toxicodependência com o Modelo Cognitivo-Comportamental

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODOC) afirma que a cada 20 pessoas que já usaram uma droga, 1 delas torna-se dependente. De acordo com os especialistas, o consumo de drogas pode causar danos no sistema cognitivo, uma vez que, em muitos casos, os chamados produtos ilícitos provocam alterações no comportamento e no humor. Hoje em dia, são muitas as pessoas que enfrentam a batalha contra a dependência, no entanto, é do conhecimento do meio científico que para uma correta reabilitação é necessário aplicar uma intervenção psicológica. Por este motivo, a TECH lança esta Curso de Especialização em Intervenção Psicológica na Toxicodependência com o Modelo Cognitivo-Comportamental, destinada ao profissional de psicologia que pretende ajudar no processo de reabilitação de pacientes toxicodependentes. O modelo cognitivo-comportamental centra-se na identificação dos pensamentos e comportamentos disfuncionais que contribuem para a toxicodependência, substituindo-os por pensamentos e comportamentos mais úteis e saudáveis. Esta abordagem tem-se revelado eficaz no tratamento da toxicodependência e é o foco principal deste programa académico. Os estudantes aprenderão sobre os diferentes tipos de drogas, bem como sobre os fatores biológicos, psicológicos e sociais que contribuem para a dependência. Para além disso, aprenderão a implementar estratégias de intervenção eficazes baseadas no modelo cognitivo-comportamental, incluindo técnicas de modificação do comportamento, reestruturação cognitiva e prevenção de recaídas.

Cresça a nível profissional com este Curso de Especialização

Depois de completar o programa, os alunos serão capazes de trabalhar numa variedade de configurações de tratamento de dependência, incluindo clínicas, hospitais e centros de reabilitação. O Curso de Especialização é entregue online, permitindo que os alunos adaptem o tempo às suas necessidades. Em conclusão, o Curso de Especialização em Intervenção Psicológica na Toxicodependência com o Modelo Cognitivo-Comportamental é uma excelente opção para profissionais que pretendam especializar-se no tratamento da toxicodependência."