Apresentação

Um curso novo e intensivo concebido exclusivamente para os profissionais médicos, a fim de os atualizar sobre a Microbiota da Pele e os seus avanços clínicos” 

##IMAGE##

Acne, psoríase e dermatite atópica encabeçam a lista de consultas em Dermatologia e Cuidados Primários. Segundo estudos, uma das principais causas do aparecimento destas patologias é um desequilíbrio na microbiota da pele, ou seja, no grupo de bactérias, fungos e parasitas que constituem o sistema que atua como uma barreira dupla: tanto física como imunológica. Estes microorganismos funcionam como agentes protetores do sistema contra agentes patogénicos externos, promovendo a saúde do paciente e lutando pela prevenção e o tratamento de infeções ou doenças crónicas.

Por isso, os profissionais médicos devem estar conscientes das estratégias para o cuidado e a recuperação do microbioma da pele, algo em que podem trabalhar com este curso abrangente. Ao longo de 6 meses de experiência académica, os especialistas irão aprofundar as últimas notícias clínicas sobre a Microbiota Cutânea: a sua fisiologia, os fatores que a regulam, as patologias mais frequentes e os seus tratamentos antagónicos. Cobrirão também os últimos desenvolvimentos em metagenómica, bem como o importante papel dos microorganismos no sistema imunitário.   

Contará com 450 horas do melhor material teórico, prático e complementar, este último apresentado em diferentes formatos: vídeos detalhados, artigos de investigação, leituras complementares, resumos dinâmicos, exercícios de autoconhecimento e casos clínicos retirados de consultas reais. Tudo isto integrado num curso 100% online que se pode aceder a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet, sem horários ou aulas presenciais. Assim, poderá recuperar o seu atraso de forma garantida e através de uma experiência académica do mais alto nível clínico. 

Graças ao seu conveniente e flexível formato 100% online, o especialista não terá de se preocupar com horários ou aulas presenciais, e pode planear o seu próprio calendário académico com base na sua disponibilidade”

Este Curso de Especialização em Microbiota Cutânea conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:

  • O desenvolvimento de casos práticos apresentados por especialistas no aparelho digestivo 
  • O conteúdo gráfico, esquemático e eminentemente prático do curso fornece informações científicas e práticas sobre as disciplinas essenciais para a prática profissional 
  • Exercícios práticos para a evolução da aprendizagem através da autoavaliação 
  • O destaque especial para as metodologias inovadoras  
  • Palestras teóricas, perguntas ao especialista, fóruns de discussão sobre questões controversas e atividades de reflexão individual 
  • Acesso ao conteúdo a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à Internet 

Poderá aceder ao Campus Virtual a partir de qualquer dispositivo com uma ligação à Internet, e descarregar todo o seu conteúdo para consulta, mesmo depois de terminada a experiência académica”   

O corpo docente do curso inclui profissionais do setor que trazem a sua experiência profissional para esta capacitação, para além de especialistas reconhecidos de sociedades de referência e universidades de prestígio.

Graças ao seu conteúdo multimédia, desenvolvido com a mais recente tecnologia educacional, o profissional terá acesso a uma aprendizagem situada e contextual, ou seja, a um ambiente de simulação que proporcionará uma capacitação imersiva concebida para preparar situações reais.  

A conceção deste curso baseia-se na Aprendizagem Baseada em Problemas, através da qual o aluno deve tentar resolver as diferentes situações da atividade profissional que surgem ao longo do curso académico. Para tal, contará com a ajuda de um sistema inovador de vídeo interativo desenvolvido por especialistas reconhecidos.  

Trabalhará com a informação mais abrangente e atualizada relacionada com o microbioma e metagenómica, de modo a poder implementar as melhores e mais inovadoras estratégias clínicas na sua prática"

##IMAGE##

A utilização da metodologia Relearning no desenvolvimento do conteúdo deste Curso de Especialização permitir-lhe-á atualizar os seus conhecimentos sem ter de investir horas extra na memorização. 100% garantido"

Objectivos

A importância dos cuidados microbiológicos da pele na prevenção e no tratamento de muitas doenças cutâneas foi o que levou a TECH a desenvolver este Curso de Especialização. O objetivo do curso é fornecer aos alunos a informação mais exaustiva e inovadora que lhes permita manter-se atualizados sobre os últimos desenvolvimentos neste campo, contribuindo para a melhoria das suas competências profissionais ao longo dos 6 meses do curso.  

##IMAGE##

Se procura uma qualificação com a qual possa aprofundar os últimos desenvolvimentos da microbiota e do sistema imunitário para atualizar a sua prática clínica, este Curso de Especialização é perfeito para si. Vai perder esta oportunidade?  

Objetivos gerais

  • Oferecer uma visão completa e exaustiva da situação atual na área da Microbiota Humana, no seu sentido mais amplo, e da importância direta do equilíbrio desta microbiota para a nossa saúde, incluindo os múltiplos fatores que a influenciam positiva e negativamente 
  • Argumentar, com provas científicas, a atual posição privilegiada da microbiota e a sua interação com muitas patologias não-digestivas e autoimunes, ou a sua relação com a desregulação do sistema imunitário, a prevenção de doenças e o apoio a outros tratamentos médicos 
  • Promover estratégias de trabalho baseadas na abordagem integral do paciente como modelo de referência, não apenas focalizando a sintomatologia da doença específica, mas também analisando a sua interação com a microbiota e a forma como isto pode influenciá-la 
  • Incentivar a estimulação profissional, através da educação e investigação contínuas 

Objetivos específicos  

Módulo 1. Microbiota da Pele

  • Conhecer a fisiologia da pele e a sua composição microbiana. 
  • Compreender os fatores que regulam o tipo de flora bacteriana na pele: glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, descamação 
  • Aprofundar os diferentes fatores que alteram a ecologia da pele e sua microbiota 
  • Compreender o sistema imunitário da pele 
  • Compreender os fatores que produzem uma alteração da microbiota normal da pele (disbiose) e a alteração da função de barreira  
  • Conhecer as patologias da pele desencadeadas: Psoríase (Streptococcus pyogenes), Acne Vulgar, Dermatite Atópica, Rosácea 
  • Aprofundar conhecimentos na influência do uso de probióticos na prevenção e no tratamento de diferentes doenças de pele 

Módulo 2. Microbiota. Microbioma. Metagenómica

  • Conhecer a relação entre a microbiota e o microbioma e as suas definições mais precisas 
  • Compreender em profundidade os conceitos de simbiose, comensalismo, mutualismo e parasitismo 
  • Aprofundar a compreensão dos diferentes tipos de microbiota humana e conhecer as suas generalidades 
  • Analisar os aspetos que desencadeiam o equilíbrio e o desequilíbrio da microbiota 

Módulo 3. Microbiota e o sistema imunitário

  • Estudar em profundidade a relação bidirecional entre a microbiota e o sistema neuroimunológico e também o eixo intestino-microbiota-cérebro e todas as doenças geradas no seu desequilíbrio  
  • Analisar o papel da nutrição e do estilo de vida e sua interação no sistema imunitário e na microbiota 
##IMAGE##

Uma forma de capacitação e desenvolvimento profissional que impulsionará seu crescimento rumo a uma maior competitividade no mercado de trabalho"

Curso de Especialização em Microbiota Cutânea

A microbiota da pele é o conjunto de microrganismos que habitam a superfície da pele e as suas glândulas sebáceas e folículos pilosos. Estes microrganismos incluem bactérias, fungos e vírus, e representam uma comunidade diversa e complexa que desempenha um papel fundamental na saúde da pele e na proteção do corpo contra agentes patogénicos externos. O microbiota cutâneo desempenha um papel importante na proteção da pele e na manutenção do seu equilíbrio ecossistémico. Os microrganismos presentes nesta comunidade contribuem para a formação da barreira cutânea, que impede a entrada de agentes patogénicos e evita a perda de água da pele.

Especializar-se no estudo do microbiota cutâneo

A microbiota da pele é uma comunidade complexa de microrganismos que desempenha um papel importante na saúde da pele e na proteção do organismo contra agentes patogénicos externos. A investigação sobre a microbiota cutânea levou à identificação de novos agentes patogénicos e permitiu o desenvolvimento de novas terapias para o tratamento de afeções cutâneas e doenças infeciosas. Na TECH Universidade Tecnológica temos este programa universitário concebido para fornecer conhecimentos especializados no estudo da microbiota cutânea, ou seja, o conjunto de microrganismos que habitam a pele e desempenham um papel importante na sua saúde e equilíbrio. É um programa que se centra em proporcionar formação especializada na composição e diversidade do microbiota cutâneo, na sua relação com a saúde e doença da pele, nas técnicas de amostragem e análise do microbiota cutâneo, na influência de fatores ambientais e pessoais no microbiota cutâneo e nas possíveis aplicações terapêuticas da modulação do microbiota cutâneo. É uma excelente escolha para aqueles que desejam adquirir competências especializadas e desenvolver uma carreira de sucesso neste domínio.