Qualificação universitária
A maior faculdade de Medicina do mundo”
Apresentação
Assegurar que os componentes sanguíneos a transfundir são da mais elevada qualidade é o objetivo fundamental do processamento do sangue e um dos seus pontos fortes após a conclusão deste Curso de especialização"
O médico hematologista é também, no país, um especialista em hemoterapia, uma disciplina que tradicionalmente recebe menos tempo na preparação académica, tanto nas universidades como na especialização posterior. Quando se fala de hemoterapia, a dádiva é o ponto de partida, e só uma boa base nesta fase inicial resultará no seu sucesso. Assim, este Curso de especialização abrange a dádiva de sangue na sua totalidade, desde a promoção da dádiva até ao momento em que o dador completa a dádiva e esta passa à fase de processamento.
É por isso fundamental dar especial importância aos critérios de seleção de dadores, saber quais as situações, patológicas ou não, que excluem um candidato à dádiva, de forma a garantir a segurança de toda a cadeia transfusional, desde o dador até ao recetor.
Após a dádiva, é necessário proceder ao seu tratamento para, por um lado, obter o máximo aproveitamento dos componentes e, por outro, garantir, na medida do possível, a segurança da transfusão. Desta forma, garantir que os componentes sanguíneos a transfundir são da melhor qualidade torna-se o objetivo fundamental do processamento do sangue.
É também essencial estar ciente das diferentes opções disponíveis para o médico que ordena a transfusão. Por esta razão, o conhecimento das modificações que podem ser aplicadas aos componentes, a fim de os adaptar aos possíveis destinatários, é um dos pontos centrais deste Curso de especialização.
Por outro lado, os procedimentos de aférese são técnicas raras, mas que devem ser bem compreendidas pelos médicos. É um procedimento moderadamente invasivo efetuado pelo departamento de hematologia, e por vezes também pelo departamento de nefrologia, mas muitas especialidades podem beneficiar dele. Este Curso de especialização abordará a aplicação desta terapia, em que consiste e as suas diferentes modalidades, bem como os seus efeitos secundários e possíveis complicações.
Assim, serão desenvolvidas as indicações clínicas deste procedimento em hematologia, mais concretamente, a aférese para colheita de progenitores hematopoiéticos, a troca de plasma e a doação altruísta dos diferentes componentes sanguíneos que podem ser realizadas por aférese, bem como avaliadas as indicações noutras especialidades em que este procedimento tem vindo a ganhar relevância, como as patologias renais e neurológicas.
Irá conhecer em profundidade os procedimentos de aférese e as suas diferentes modalidades, analisando os seus efeitos secundários e possíveis complicações, juntamente com especialistas da área"
Este Curso de especialização em Componentes Sanguíneos e Aférese Terapêutica conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:
- O desenvolvimento de casos práticos apresentados por especialistas em Medicina Transfusional e Patient Blood Management, especializados em Aférese Terapêutica
- O conteúdo gráfico, esquemático e eminentemente prático destes reúne informações científicas e práticas sobre as disciplinas essenciais para o exercício profissional
- Exercícios práticos onde o processo de autoavaliação pode ser levado a cabo a fim de melhorar a aprendizagem
- Com especial destaque na medicina baseada em evidências e metodologias de investigação no campo de medicina transfusional
- Palestras teóricas, perguntas ao especialista, fóruns de discussão sobre questões controversas e atividades de reflexão individual
- Possibilidade de aceder ao conteúdo a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à Internet
Graças a este Curso de especialização pode especializar-se confortavelmente, onde, quando e como quiser através de um simples dispositivo com acesso à internet”
O corpo docente do Curso de especialização inclui profissionais do setor que trazem a sua experiência profissional para esta especialização, para além de especialistas reconhecidos de sociedades de referência e universidades de prestígio.
Graças ao seu conteúdo multimédia, desenvolvido com a mais recente tecnologia educativa, o profissional terá acesso a uma aprendizagem situada e contextual, ou seja, um ambiente de simulação que proporcionará uma capacitação imersiva programada para se especializar em situações reais.
A elaboração desta especialização baseia-se na Aprendizagem Baseada em Problemas, através da qual o instrutor deve tentar resolver as diferentes situações da atividade profissional que surgem ao longo do Curso de especialização. Para tal, o profissional contará com a ajuda de um sistema inovador de vídeo interativo desenvolvido por especialistas reconhecidos.
Compreenderá na perfeição o processo da doação de sangue e os componentes sanguíneos de acordo com o quadro legislativo em vigor em Espanha"
Ficará a conhecer as alternativas à transfusão de sangue alogénico, tal como descritas no Documento de Sevilha, com especial destaque para a autodoação"
Programa de estudos
A estrutura dos conteúdos deste Curso de especialização foi elaborada com base nas exigências da hematologia centrada no conhecimento dos Componentes Sanguíneos e da Aférese Terapêutica, para que o profissional explore o procedimento que se segue à dádiva de sangue e amplie os seus conhecimentos nesta área médica. Por este motivo, os professores deste Curso de especialização elaboraram um plano de estudos cujo conteúdo permite uma visão global de tudo o que envolve o processo de transfusão de sangue, desde a dádiva e os testes pré-transfusionais, passando pelo processamento dos componentes sanguíneos, até ao conhecimento das técnicas de aférese terapêutica. Em suma, o estudante adquirirá as competências necessárias para se desenvolver profissionalmente neste domínio da hematologia e da hemoterapia, graças a um Curso de especialização completo e de qualidade.
Dominará com competência e profissionalismo as exigências técnicas e as condições mínimas da dádiva de sangue nos centros e serviços de transfusão"
Módulo 1. Doação de sangue, autodoação e exames de pré-transfusão
1.1. Doação de sangue e componentes
1.1.1. Requisitos técnicos e condições mínimas para centros e serviços de dádiva e transfusão de sangue
1.1.2. O princípio de altruísmo
1.1.3. Proteção de dados e confidencialidade
1.2. O processo de doação de sangue total e componentes
1.2.1. Seleção de doadores
1.2.2. Reconhecimento de doadores e verificação das doações
1.2.3. A doação de componentes por aférese
1.3. Efeitos adversos da doação
1.3.1. Incidentes relacionados com doação de sangue total e aférese
1.3.2. Efeitos relacionados com a administração de citrato
1.4. A análise da doação de sangue
1.4.1. Análises imuno-hematológicas e complementares
1.4.2. Análise microbiológica
1.5. Prescrição e administração de sangue e componentes
1.5.1. Guia da transfusão de componentes sanguíneos e derivados do plasma da Sociedade Espanhola de Transfusão de Sangue, 5.ª edição
1.5.2. Pedido de amostras transfusionais e pré-transfusionais
1.6. Os testes pré-transfusionais
1.6.1. Técnicas em placa, tubo e gel
1.7. Alternativas à transfusão de sangue alogénico
1.7.1. Autotransfusão: doação autóloga e autotransfusão
1.7.2. Critérios de exclusão para doações autólogas
1.7.3. A utilidade da autotransfusão
1.8. A doação dirigida de componentes sanguíneos
1.8.1. Indicações da doação dirigida
1.9. A promoção da doação
1.10. A hemovigilância
1.10.1. O sistema de hemovigilância espanhol e alguns dos nossos países vizinhos
1.10.2. Incidentes relacionados com a doação e processamento de componentes sanguíneos
1.10.3. Incidentes relacionados com a transfusão
1.10.4. O LookBack
Módulo 2. Processamento dos componentes sanguíneos
2.1. Obtenção de componentes sanguíneos por fracionamento de sangue total
2.1.1. O fracionamento de sangue total e os procedimentos de aférese
2.1.2. O anticoagulante e as soluções conservantes
2.1.3. Leucodepleção dos componentes sanguíneos
2.1.4. O crioprecipitado
2.2. Os procedimentos de aférese na doação de componentes sanguíneos
2.2.1. Aférese mono e multicomponentes
2.2.2. As máquinas de aférese
2.3. Requisitos de qualidade do sangue e os componentes sanguíneos
2.3.1. As Normas de Hemoterapia do Comité de Acreditação de Transfusões
2.4. O sangue total e os concentrados de eritrócitos
2.4.1. Indicações de sangue total e do concentrado de eritrócitos
2.4.2. Modificações de componentes eritrócitos: lavagem, aliquota, irradiação e inativação de agentes patogénicos
2.5. As unidades terapêuticas de plaquetas
2.5.1. Indicações para transfusão de plaquetas
2.5.2. Modificações de componentes plaquetárias: lavagem, aliquota, irradiação e inativação de agentes patogénicos, sangue total reconstituído
2.6. O plasma como componente sanguíneo
2.6.1. Uso transfusional e uso industrial
2.6.2. A produção de derivados plasmáticos
2.6.3. O caso do plasma hiperimune, e a sua utilização na pandemia da SARS-CoV-2
2.7. Criopreservação dos componentes sanguíneos
2.7.1. Técnicas de criopreservação aplicadas aos componentes sanguíneos
2.7.2. A utilização de componentes sanguíneos criopreservados
2.8. A irradiação de componentes sanguíneos
2.8.1. Fontes utilizadas para a irradiação
2.8.2. Componentes sanguíneos que podem ser irradiados
2.8.3. Indicações dos componentes sanguíneos irradiados
2.9. Técnicas de inativação de agentes patogénicos em componentes sanguíneos
2.9.1. Utilidade dos componentes sanguíneos
2.10. Rotulagem de componentes sanguíneos
Módulo 3. Aférese terapêutica
3.1. Técnicas de aférese
3.1.1. Técnicas e tipos de substituição
3.1.2. Aférese em Pediatria
3.2. Complicações e efeitos secundários
3.2.1. Complicações relacionadas com a técnica
3.2.2. Efeitos adversos relacionados com os anticoagulantes utilizados e acessos venosos
3.2.3. Efeitos adversos relacionados com o volume de reposição
3.3. Procedimento geral da aférese
3.3.1. Tipos de acesso venosos
3.4. Avaliação dos doentes para aférese
3.4.1. Avaliação do doador/paciente
3.4.2. Consentimento Informado
3.5. Aférese terapêutica em hematologia: transplante de progenitores
3.5.1. Aférese para a doação de progenitores hematopoiéticos, para o transplante autólogo e alogénico
3.5.2. Aférese de linfócitos do doador
3.6. Aférese terapêutica em hematologia: troca de plasma
3.6.1. Púrpura Trombótica Trombocitopénica
3.7. Aférese terapêutica em hematologia: outras situações
3.7.1. Eritroaférese
3.7.2. Leucaférese
3.7.3. Aférese de plaquetas
3.8. Aférese terapêutica na rejeição de órgãos sólidos
3.8.1. Indicações para transplantes de órgãos sólidos
3.9. Aférese terapêutica em patologia neurológica:
3.9.1. Indicações na patologia neurológica
3.10. Aférese terapêutica em patologia renal
3.10.1. Indicações na patologia neurológica
Aproveite esta oportunidade para adquirir conhecimentos sobre os últimos desenvolvimentos na área e aplicá-los na sua atividade diária"
Curso de Especialização em Componentes Sanguíneos e Aférese Terapêutica
Viva a experiência TECH no conforto da sua casa, 100% online, e aprenda mais sobre os componentes sanguíneos e a aférese terapêutica com este Curso de Especialização. O curso foi concebido para oferecer aos profissionais da saúde uma formação especializada na gestão dos componentes sanguíneos e da aférese terapêutica. Os componentes sanguíneos são elementos essenciais na prática clínica, pois são utilizados em inúmeros procedimentos médicos, como transfusões de sangue, cirurgias, tratamentos oncológicos, entre outros. Por isso, é fundamental que os profissionais de saúde tenham conhecimentos adequados sobre a manipulação destes componentes e a sua correta administração. O nosso curso é de vital importância na área da saúde. Dotamos aos profissionais de conhecimentos e competências necessárias para a correta manipulação e administração de componentes sanguíneos e aférese terapêutica.
Obtenha formação na TECH e cresça profissionalmente
A importância deste curso académico reside na necessidade de preparar profissionais formados e especializados na gestão dos componentes sanguíneos e da aférese terapêutica. Desta forma, os profissionais de saúde estão preparados para oferecer uma assistência de qualidade aos doentes que necessitam de transfusões de sangue ou de tratamentos por aférese terapêutica. Além disso, o Curso de Especialização em Componentes Sanguíneos e Aférese Terapêutica oferece a oportunidade de atualizar e alargar os conhecimentos no domínio da medicina transfusional e da aférese terapêutica. Isto permite aos profissionais da saúde manterem-se atualizados em relação aos avanços científicos e tecnológicos relacionados com estas áreas, ao garantir uma assistência de qualidade e de vanguarda aos seus pacientes. Isto assegura a qualidade dos cuidados e a eficácia dos procedimentos médicos que requerem estes elementos. Na TECH dispomos de todo um arsenal de ferramentas de aprendizagem como conteúdos multimédia, biblioteca virtual e leituras complementares onde os participantes podem continuar a aprender após cada aula online com os professores. Inscreva-se agora e experimente o melhor da educação online.