Qualificação universitária
Credenciação/Adesão
Apresentação do programa
Os desenvolvimentos da ação da Igreja durante os diferentes acontecimentos religiosos e históricos do século XVI, num Curso criado para potenciar a sua competência profissional"
Ao longo deste completo Curso, o aluno será capaz de reconhecer os principais marcos históricos da doutrina social da Igreja, identificando as linhas mestras dos seus ensinamentos no século XVI. Nesta perspetiva, poderá delinear o lugar do magistério da Igreja na missão mais vasta que Deus lhe confiou, adquirir a noção de magistério da Igreja e compreender o carácter da reflexão que ele oferece sobre as questões temporais ou sociais. Um Curso que lhe permitirá conhecer os vários níveis lógicos de conhecimento gerados pelo Magistério da Igreja e identificar os princípios mais importantes.
Este Curso foi criado para permitir aos estudantes adquirir os conhecimentos necessárias neste campo de forma intensiva e eficiente. Uma oportunidade para melhorar a sua educação, com a conveniência do método online mais eficaz no mercado do ensino. A TECHdá-lhe a oportunidade de adicionar conhecimentos desta área à sua qualificação. Mas, para além disso, com este Curso, acesso a um modo de trabalho em que o método científico é incorporado no pensamento religioso, em prol de uma análise global de todas as suas implicações e desenvolvimentos.
Se quer distinguir-se como profissional, alcançar uma mudança positiva a nível profissional, interagir com o melhor através de um interessante universo online e pertencer à nova geração de futuros, capazes de desenvolver o seu trabalho em qualquer parte do mundo, este pode ser o seu caminho.
Melhore a sua educação e melhorará o seu futuro profissional. Agora é sempre o melhor momento”
Este Curso de Magistério da Igreja no Século XVI conta com o conteúdo educacional mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:
- O desenvolvimento de casos práticos e da aplicação da parte teórica através de casos reais
- O conteúdo gráfico, esquemático e essencialmente prático com que foi concebido
- A grande variedade de exercícios práticos onde o processo de autoavaliação pode ser utilizado para melhorar a aprendizagem
- Sistema interativo de aprendizagem baseado em algoritmos, para a tomada de decisões sobre as situações apresentadas
- Um foco intensivo na aprendizagem prática
- Aulas teóricas de alta qualidade, com perguntas sobre o conteúdo do Curso, fóruns de discussão sobre temas controversos e trabalho de reflexão individual
- Possibilidade de aceder aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à internet
O valor transcendental do Magistério da Igreja no Século XVI, desenvolvido num Curso intensivo e completo"
Além disso, a TECH oferece todos os recursos para que os estudantes possam conciliar o seu estudo com as suas atividades profissionais e familiares. Poderão conciliar os seus estudos com um emprego a tempo inteiro, adaptando o processo de aprendizagem às suas obrigações e concluindo o Curso com êxito, sem ter de renunciar ao resto.
Com um espaço para trocar ideias e reflexões, o estudante pode partilhar a experiência de estudo, através de fóruns e outras ferramentas de colaboração 100% online.
Os estudantes terão um acompanhamento permanente graças a um corpo docente participativo e empenhado. A equipa docente transmite o que realizam na sua atividade profissional, trabalhando a partir de um contexto real, animado e dinâmico.
Mas, acima de tudo, exploramos o lado crítico, a capacidade de questionar as coisas, a competência de resolução de problemas e as capacidades interpessoais.
Todos os postulados que a Igreja desenvolveu ao longo do século XVI compilados e explicados num Curso de grande impacto para a sua educação e capacidade crítica"
A universidade mais desenvolvida tecnologicamente na área do e-learning, oferece-lhe a competência técnica e humana da maior universidade do mundo em língua espanhola e 100% online"
Plano de estudos
Este plano de estudos foi concebido para aqueles que desejam aumentar a sua competência profissional em ciências religiosas ou aprofundar o seu lado humanista. Criado com conteúdos de elevada qualidade, prepara-o para atingir os níveis de qualidade mais elevados na sua profissão. O seu conteúdo educativo foi desenvolvido de forma exaustiva para obter as competências mais completas em cada uma das suas áreas. Com os profissionais teológicos e docentes mais qualificados, que implementarão a melhor metodologia educativa. Porque aprender com os melhores é a maneira mais fácil de ser o melhor.
Adaptável, flexível e versátil: o nosso plano de estudos foi concebido para que possa decidir quando, como e quanto tempo e esforço pode dedicar à sua aprendizagem. Sem perder a eficácia educativa"
Módulo 1. Ensino da Igreja do século XVI
1.1. Leão X. Concílio de Latrão
1.1.1. A alma humana
1.1.2. A relação entre o Papa e os concílios
1.1.3. A indulgência
1.1.4. Martinho Lutero
1.2. Paulo III. Concílio de Trento
1.2.1. Aceitação do símbolo da fé
1.2.2. Aceitação dos Livros Sagrados e das tradições dos Apóstolos
1.2.3. Aceitação da Vulgata
1.2.4. Decreto sobre o pecado original
1.2.5. Decreto sobre a justificação
1.2.6. Cânones sobre a justificação
1.2.7. Cânones sobre os sacramentos em geral
1.2.8. Cânones sobre o sacramento do batismo
1.2.9. Cânones sobre o sacramento do crisma
1.3. Júlio III. Continuação do Concílio de Trento
1.3.1. Decreto sobre a eucaristia
1.3.2. Cânones sobre o sacramento da eucaristia
1.3.3. Doutrina sobre o sacramento da penitência
1.3.4. Doutrina sobre o sacramento da extrema-unção
1.3.5. Cânones sobre o sacramento da penitência
1.3.6. Cânones sobre a extrema-unção
1.4. Pio IV. A conclusão do Concílio de Trento
1.4.1. Doutrina sobre a comunhão sob as duas espécies e a comunhão dos infantes
1.4.2. Cânones sobre a comunhão nas duas espécies e a comunhão dos infantes
1.4.3. Doutrina sobre o Santíssimo Sacrifício da Missa
1.4.4. Cânones sobre o sacrifício da missa
1.4.5. Doutrina sobre o sacramento da ordem
1.4.6. Cânones sobre sacramento da ordem
1.4.7. Doutrina sobre o sacramento do casamento
1.4.8. Cânones sobre o sacramento do casamento
1.4.9. Decreto do Purgatório
1.4.10. Sobre a invocação, a veneração e as relíquias dos santos e sobre as imagens sagradas
1.4.11. Decreto sobre as indulgências
1.4.12. A clandestinidade que invalida o casamento
1.4.13. A Trindade e a Encarnação
1.4.14. Profissão de fé tridentina
1.5. Pio VI
1.5.1. Miguel Bayo
1.6. Gregório XIII
1.6.1. Profissão de fé escrita para os gregos
1.7. Clemente VIII
1.7.1. Poder de abençoar os óleos sagrados
1.7.2. A ordenação de cismáticos
1.7.3. Absolvição do ausente

Um plano de estudos atrativo e completo que o manterá motivado para estudar até ao fim do Curso"
Curso de Magistério da Igreja no Século XVI
O conhecimento histórico do magistério da igreja e do seu desenvolvimento no século XVI é um dos conhecimentos fundamentais para o correto desenvolvimento profissional de teólogos, filósofos e especialistas em ciências religiosas em contextos pedagógicos, de investigação e socioculturais. Compreendendo a necessidade de atualização académica que acompanha o interesse em aceder a este campo de conhecimento, na TECH Universidade Tecnológica preparámos o nosso Curso de Magistério da Igreja no século XVI, concebido para qualificar profissionais no contexto espiritual, ético e moral que acompanha o desenvolvimento deste conceito eclesiástico. Esta pós-graduação presta também especial atenção à correta revisão académica dos concílios que se realizaram ao longo do século XVI, contemplando as suas particularidades, bem como os seus cânones e doutrinas.
Faça uma pós-graduação centrada no Magistério da Igreja
O conhecimento e a compreensão do magistério da igreja requerem um processo académico à altura do desafio que representa. No nosso Curso, irá adquirir um conhecimento abrangente do desenvolvimento do magistério no século XVI, abordando temas tão relevantes como: os novos cânones estabelecidos no Concílio do Papa Paulo III relativamente ao sacramento do batismo e da confirmação; os decretos sobre as indulgências estabelecidos no Concílio do Papa Pio IV; e as apreciações feitas no Concílio do Papa Clemente VIII relativamente ao poder de abençoar os óleos sagrados.