Apresentação do programa

A qualificação contínua dos parteiros irá permitir-lhes prestar cuidados mais personalizados às famílias, aconselhando-as sobre a parentalidade positiva”

##IMAGE##

A Recomendação do Conselho da Europa (Recomendação REC, 2006) reconhece a importância de crescer num ambiente familiar positivo e apela à responsabilidade do Estado na criação de boas condições para o efeito, proporcionando aos pais um apoio suficiente e adequado. Espanha adotou a abordagem preventiva na intervenção familiar, para reforçar as capacidades parentais e capacitar as comunidades, bem como códigos de boas práticas profissionais para salvaguardar os direitos das crianças e promover o seu desenvolvimento. 

O parteiro, testemunha essencial da capacitação de uma família e graças ao vínculo de confiança especial que se cria na sua prática, tem a capacidade de avaliar, desde o período pré-natal, os recursos e a adaptação aos novos papéis familiares, bem como a eficácia das suas estratégias de resolução de conflitos. 

Neste Curso serão analisados os diferentes modelos de família que existem atualmente, bem como os modelos de educação parental. Serão trabalhados conceitos e estratégias de resolução de conflitos e fornecidos modelos de sessões para a promoção da parentalidade positiva, como apoio à sua implementação no trabalho diário e na conceção de sessões de educação para a saúde. 

Além disso, as situações que se desviam do vínculo saudável serão analisadas em profundidade através do trabalho com questionários que irão ajudar a avaliar e a diagnosticar esses desvios. 
Os maus tratos infantis são uma consequência extrema da perturbação do vínculo e os maus tratos psicológicos são os mais frequentes e também os mais difíceis de detetar. Por este motivo, foi-lhes dada uma atenção especial nesta qualificação. 

Não perca a oportunidade de estudar na maior universidade privada online” 

Este Curso de Parentalidade para Parteiros conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são: 

  • O desenvolvimento de casos práticos apresentados por especialistas em parentalidade
  • O conteúdo gráfico, esquemático e essencialmente prático fornece informações científicas e práticas sobre as disciplinas que são essenciais para a atividade profissional
  • Conhecimentos atualizados sobre parentalidade
  • Exercícios práticos onde o processo de autoavaliação pode ser levado a cabo a fim de melhorar a aprendizagem
  • A sua ênfase especial em metodologias inovadoras em parentalidade
  • Aulas teóricas, perguntas ao especialista, fóruns de discussão sobre questões controversas e atividades de reflexão individual
  • Disponibilidade de acesso ao conteúdo a partir de qualquer dispositivo, fixo ou portátil, com ligação à Internet

Este Curso é o melhor investimento que pode fazer ao selecionar uma capacitação de atualização por duas razões: além de atualizar os seus conhecimentos sobre Parentalidade para Parteiros, também obterá um certificado emitido pela TECH Universidade de Tecnologia”

O corpo docente deste Curso é formado por profissionais da área do puerpério que transferem a sua experiência profissional para esta capacitação, além de especialistas reconhecidos de sociedades de referência e universidades de prestígio. 

Graças ao seu conteúdo multimédia, desenvolvido com a mais recente tecnologia educativa, o profissional terá acesso a uma aprendizagem situada e contextual, isto é, um ambiente de simulação que proporcionará uma educação imersiva, programada para praticar em situações reais. 

A conceção desta qualificação centra-se na Aprendizagem Baseada em Problemas, através da qual o especialista deve tentar resolver as diferentes situações da prática profissional que surgem ao longo do Curso. Para tal, o profissional contará com a ajuda de um sistema inovador de vídeos interativos criado por especialistas de renome com vasta experiência em parentalidade. 

Oferecemos-lhe a melhor metodologia de ensino e a mais recente tecnologia educativa para que possa aprofundar a sua qualificação sem complicações"

##IMAGE##

Conjugue os estudos com a atividade profissional, enquanto aumenta os seus conhecimentos no domínio do puerpério graças a este Curso 100% online"

Plano de estudos

A estrutura do conteúdo foi elaborada pelos melhores profissionais do setor do puerpério, com ampla experiência e de reconhecido prestígio na profissão, apoiada pelo volume de casos analisados, estudados e diagnosticados e com um vasto conhecimento das novas tecnologias aplicadas à saúde.    

##IMAGE##

Este Curso de Parentalidade para Parteiros conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado”  

Módulo 1. Parentalidade 

1.1. Infância e parentalidade positiva no enquadramento europeu

1.1.1. O Conselho da Europa e os direitos da criança
1.1.2. Parentalidade positiva: definição e princípios básicos
1.1.3. Políticas públicas de apoio à parentalidade positiva

1.2. A família como agente de saúde

1.2.1. Definição de família
1.2.2. A família como agente de saúde 
1.2.3. Fatores de proteção e fatores de stress
1.2.4. Desenvolvimento das competências e responsabilidade parentais

1.3. A família: estrutura e ciclo de vida

1.3.1. Modelos familiares

1.3.1.1. Inclusão
1.3.1.2. Fusão
1.3.1.3. Interdependência

1.3.2. Tipos de família

1.3.2.1. Estável
1.3.2.2. Instável
1.3.2.3. Monoparental
1.3.2.4. Reconstituída

1.3.3. Famílias monoparentais de mãe e pai
1.3.4. Avaliação das necessidades da família

1.3.4.1. Ciclo de desenvolvimento familiar
1.3.4.2. Teste APGAR Familiar
1.3.4.3. Questionário Mos

1.4. Estilos educativos dos pais

1.4.1. Conceitos essenciais
1.4.2. Classificação dos estilos

1.4.2.1. Pais autoritários
1.4.2.2. Pais permissivos (indulgentes e negligentes)
1.4.2.3. Pais democratas

1.4.3. Estilos de família

1.4.3.1. Contratualista
1.4.3.2. Estatutária
1.4.3.3. Maternalista
1.4.3.4. Superprotetora

1.5. Coeducação

1.5.1. Introdução e princípios
1.5.2. Estratégias de coeducação
1.5.3. Workshops para trabalhar a coeducação nas famílias (sessões)

1.6. Resolução positiva de conflitos. Comunicação intrafamiliar

1.6.1. Introdução
1.6.2. Técnica do semáforo inteligente
1.6.3. Comunicação eficaz, escuta ativa e assertividade
1.6.4. Autoestima e autoconhecimento. Autoestima nas diferentes fases da criança
1.6.5. Fomento da autonomia
1.6.6. Autocontrolo e tolerância à frustração

1.7. Apego

1.7.1. Introdução. Função. Janela de oportunidade
1.7.2. Desenvolvimento do apego por idade
1.7.3. Tipos de apego: seguros, ansiosos e ambivalentes, evasivos ou evitantes, desorganizados
1.7.4. Vínculo parental

1.8. Cuidados a prestar pelo parteiro com vista a estabelecer e fomentar o apego

1.8.1. Método canguru
1.8.2. Fomento da amamentação materna
1.8.3. Babywearing
1.8.4. Massagem infantil
1.8.5. Modelo de sessões para o fomento do apego

1.9. Alteração do vínculo materno-infantil

1.9.1. Introdução
1.9.2. Critérios de diagnóstico
1.9.3. Questionários psicomédicos
1.9.4. Outras escalas de avaliação
1.9.5. Entrevista semiestruturada

1.10. Maus-tratos emocionais ou psicológicos

1.10.1. Introdução aos maus-tratos infantis
1.10.2. Definição de maus-tratos psicológicos
1.10.3. Classificação: passivos e ativos
1.10.4. Fatores de risco
1.10.5. Sintomas e perturbações
1.10.6. Formas de maus-tratos psicológicos

##IMAGE##

Esta qualificação irá permitir-lhe progredir na sua carreira profissional de forma prática”

Curso de Parentalidade para Parteiros

O Curso de Parentalidade para Parteiros foi concebido com o objetivo de formar profissionais na área da assistência à família, com uma abordagem preventiva que favoreça o crescimento de um ambiente familiar positivo. O programa fornece aos estudantes os conhecimentos necessários para avaliar os recursos e a adaptação da família aos novos papéis durante o período pré-natal e pós-natal. O papel do obstetra é fundamental para a capacitação da família, graças ao vínculo de confiança que se cria durante as visitas pré e pós-natais. O obstetra pode avaliar a eficácia das estratégias de resolução de conflitos e prestar apoio aos pais para reforçar as suas competências parentais. A Recomendação do Conselho da Europa defende a importância de criar um ambiente familiar positivo e de prestar apoio suficiente e adequado aos pais. Neste sentido, o Curso de Parentalidade para Parteiros centra-se na promoção da prevenção e no reforço das capacidades dos pais para promover o desenvolvimento dos seus filhos.

Ofereça o aconselhamento mais adequado aos seus pacientes

A intervenção preventiva nos cuidados familiares é essencial para salvaguardar os direitos das crianças e promover o seu desenvolvimento. Por esta razão, a Espanha adoptou códigos de boas práticas profissionais em matéria de intervenção familiar, que reforçam as capacidades dos pais e capacitam as comunidades. O Curso de Parentalidade para Parteiros proporciona aos estudantes os conhecimentos e as competências necessárias para avaliar e apoiar as famílias na adaptação a novos papéis e na resolução de conflitos durante o período pré-natal e pós-natal. A formação é realizada através de uma metodologia online, que permite aos alunos conciliar os estudos com a sua vida profissional e pessoal.