Experiência

As doenças infeciosas marcaram o interesse académico e profissional da Doutora María Belén Loeches Yagüe. Um entusiasmo que lhe permitiu desenvolver com tenacidade e perseverança o seu trabalho na Unidade de Doenças Infeciosas de um dos hospitais mais prestigiados da capital espanhola.  

No domínio da investigação, Loeches Yagüe centrou a sua tese nas Características clínico-microbiológicas de bacteriemias por enterobacterias productoras de carbapenamasa OXA-48. Trata-se de uma área pouco estudada e que lhe permitiu diferenciar-se ao obter provas de que as bacteriemias causadas por EPC-OXA-48 têm uma elevada taxa de mortalidade e que o tratamento adequado (pelo menos um fármaco ativo) aumenta a sobrevivência destes doentes em menos de 72 horas. 

O trabalho clínico e científico de Loeches Yagüe permitiu-lhe desenvolver-se como especialista nesta área e transmitir os seus conhecimentos aos profissionais do setor, tanto em congressos como noutros contextos de saúde.  

  • Médica na Unidade de Doenças Infeciosas do Departamento de Doenças Infeciosas do Hospital Geral Universitário La Paz, Madrid
  • Doutoramento em Medicina pela Universidade Autónoma de Madrid
  • Licenciatura em Medicina pela Universidade Complutense de Madrid
  • Mestrado em Aprendizagem Teórica e Prática em Doenças Infeciosas, Universidade Complutense de Madrid
  • Formação Especializada em Microbiologia e Doenças Infeciosas no Hospital Geral Universitário Gregorio Marañón, Madrid 
  • Professora de Doenças Infeciosas no Hospital Universitário Infanta Sofia, Madrid
Programas nos quais colabora

1 /