Apresentação

Os psicólogos precisam de ter as competências necessárias para poderem ajudar os seus pacientes com PHDA”

##IMAGE##

A diversidade é entendida como as diferenças que os pacientes apresentam em diferentes ambientes, diferenças em termos de aptidões, interesses, motivações, capacidades, índices de maturidade, estilos de aprendizagem, experiências e conhecimentos prévios, ambientes sociais e culturais, etc. Estes aspetos constituem tipologias e perfis nos quais se deve determinar em grande medida o planeamento e a ação educativa. Sobretudo no caso dos doentes com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), que necessitam de uma formação mais personalizada.

A perspetiva do paradigma educativo emergente deve ser inclusiva e deve basear-se num modelo biopsicossocial que contempla a atenção à diversidade a partir de uma abordagem abrangente dirigida a toda a comunidade educativa. Os psicólogos, das diferentes etapas educativas, bem como as profissões afins nos domínios educativo e sociossanitário, devem conhecer as caraterísticas deste corpo estudantil, saber identificar as suas necessidades e dispor de conhecimentos e ferramentas para intervir a nível pessoal, sociofamiliar e, sobretudo, educativo.

Este curso responde a esta exigência de especialização contínua dos profissionais, e dirige-se principalmente aos psicólogos infantis. Com esta acção preparatória, o psicólogo adquirirá competências para gerir as dificuldades de aprendizagem e a diversidade, especificamente em pacientes com PHDA, para ajustar os planos de atenção à diversidade e os projetos educativos dos centros.

Ao mesmo tempo, as exigências sociais são maiores e mais numerosas para os sistemas sociais a nível mundial, a fim de alcançar a democracia, a igualdade e a equidade em ambientes diversos, sem segregação, sem discriminação com base nas diferenças e capazes de acolher todos no quadro do reconhecimento da diversidade.

A conceção do curso foi desenvolvida por um comité académico composto por especialistas com experiência nos campos clínico, educativo e social. Estes profissionais contribuem com a sua experiência para as necessidades de formação pós-graduada dos psicólogos que trabalham em equipas interdisciplinares e multidisciplinares, nas estruturas de gestão dos centros socioeducativos e nos cuidados especializados. Neste sentido, realizaram toda uma série de trabalhos de investigação e de integração de critérios com base nos objetivos estabelecidos para o programa académico.

Com este curso, poderá aprender mais sobre as particularidades dos pacientes com PHDA, a fim de lhes oferecer um tratamento mais personalizado”

Este curso de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) conta com o conteúdo educacional mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:

  • O desenvolvimento de dezenas de casos práticos apresentados por especialistas em PHDA
  • O seu conteúdo gráfico, esquemático e eminentemente prático fornece informação científica e prática sobre as disciplinas que são essenciais para a prática profissional
  • Exercícios práticos onde o processo de autoavaliação pode ser levado a cabo a fim de melhorar a aprendizagem
  • O sistema de aprendizagem interativo baseado em algoritmos para a tomada de decisões sobre as situações propostas
  • Lições teóricas, perguntas ao especialista, fóruns de discussão sobre questões controversas e atividades de reflexão individual
  • A disponibilidade de acesso ao conteúdo a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à Internet

Os nossos conteúdos multimédia facilitarão o acesso à informação. Poderá atualizar os seus conhecimentos de uma forma fácil e prática a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet”

O seu corpo docente inclui profissionais da área das Dificuldades de Aprendizagem, que trazem a experiência do seu trabalho para esta atualização, bem como especialistas reconhecidos pertencentes a organizações de referência em todo o mundo.

O seu conteúdo multimédia, desenvolvido com a mais recente tecnologia educacional, permitirá ao profissional uma aprendizagem situada e contextual, ou seja, um ambiente simulado que proporcionará uma aprendizagem imersiva programada para se treinar em situações reais.

Este programa centra-se na Aprendizagem Baseada em Problemas, onde o profissional deverá resolver as diferentes situações da prática profissional que surgirem ao longo do curso. Para tal, o psicólogo será auxiliado por um sistema inovador de vídeo interativo criado por especialistas reconhecidos em PHDA e com uma vasta experiência.

Aqui encontrará um curso com uma multiplicidade de estudos de caso que facilitarão o seu estudo"

##IMAGE##

Pode organizar as suas sessões de estudo ao seu próprio ritmo, à hora que preferir e combinando-as com o resto do seu trabalho diário"

Objectivos

Este curso destina-se a formar profissionais no domínio das Dificuldades de Aprendizagem através de conhecimentos, competências e valores científico-técnicos que promovam o desenvolvimento de competências básicas nos alunos para transformar os problemas do seu contexto profissional no quadro da inclusão educativa exigida pelas dinâmicas globais contemporâneas. Por conseguinte, este programa será a base principal para os psicólogos crescerem e se consolidarem na sua profissão, ajudando as crianças e os adolescentes a melhorarem as suas deficiências no âmbito da PHDA.

##IMAGE##

O objetivo é ajudá-lo a ser o melhor na sua profissão. Connosco, irá aperceber-se de como irá progredir no tratamento dos seus pacientes”

Objetivos gerais

  • Aprofundar os conhecimentos teórico-práticos e didático-metodológicos relacionados com a psicologia, a pedagogia e a didática dos alunos com dificuldades de aprendizagem no contexto da diversidade, com uma visão inovadora, criativa e integral da gestão escolar
  • Desenvolver aptidões, capacidades e competências profissionais para a gestão científica dos cuidados educacionais abrangentes de crianças em idade escolar com dificuldades de aprendizagem no contexto da diversidade de um elevado nível de especialização

Objetivos específicos

  • Entender o transtorno pelo Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), prevalência, causas e implicações para a inclusão educacional e social durante toda a vida
  • Caracterizar o estudante com TDAH, as suas necessidades, interesses e motivações para a sua atenção educacional abrangente
  • Analisar os modelos teóricos que explicam a TDAH e a sua relação com o diagnóstico, avaliação e seleção de técnicas e instrumentos
  • Refletir sobre a complexidade da abordagem aos estudantes com dificuldades de aprendizagem associadas ao TDAH, as implicações educacionais e sua implementação no cuidado educacional integral
##IMAGE##

A TECH é a maior universidade online de língua espanhola e está empenhada em capacitá-lo para ter sucesso”

Curso em Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)

O que muitos pais e professores podem descrever numa criança como desatenção, preguiça ou problemas para estar quieta, pode ser PHDA; um grave problema de neurodesenvolvimento que afeta entre 3 e 8% das crianças em todo o mundo durante os seus anos de escolaridade, das quais 70% continuam a apresentar sintomas na idade adulta. Este é um problema que não pode ser deixado de lado por nenhum profissional de saúde mental, razão pela qual a TECH Universidade Tecnológica oferece o Curso Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) para Psicólogos, uma proposta de alto valor académico que serve de apoio à otimização do trabalho terapêutico numa linha de ação tão relevante dentro da escolaridade. Através de um formato 100% virtual com 150 horas que podem ser ministradas de acordo com a disponibilidade do candidato, o curso abordará desde as causas e modelos teóricos que explicam a PHDA até às dificuldades de aprendizagem em áreas específicas como a matemática. Conheça a nossa universidade.

Faça um curso online em PHDA

De acordo com um estudo publicado em abril de 2022 pela revista científica "Addiction", o tabagismo no estágio pré-natal pelas mães pode estar relacionado com desenvolvimento da PHDA. Outro estudo, realizado em Março do mesmo ano por neurocientistas e publicado na revista Nutrients, sugere que a cafeína em doses moderadas pode ajudar a regular a PHDA. Embora nada seja definitivo sobre o tema e ainda haja muita investigação em curso, o facto é que muitas crianças e jovens sofrem atualmente de perturbações cognitivas devidas à PHDA sem sequer suspeitarem que a sofrem; por isso, é uma decisão inteligente investir numa formação em psicologia sobre o tema. Graças a este Curso, não só obterá um certificado da melhor universidade online do mundo sem sair de casa, como o fará em horários flexíveis e com a mais recente tecnologia pedagógica. Excelência académica? Está a apenas um clique de distância de a experimentar.