Qualificação universitária
A maior faculdade de Fisioterapia do mundo”
Apresentação
Adquira os conhecimentos mais atualizados em intervenção fisioterapêutica em doentes com deterioração cognitiva, incluindo novos protocolos e técnicas que lhe irão permitir atuar com maior rigor e segurança”
A fisioterapia oferece aos pacientes com perturbações cognitivas decorrentes do envelhecimento uma opção de intervenção simples e eficaz que lhes permite trabalhar as suas capacidades, tentando abrandar o seu declínio e melhorar o seu desenvolvimento.
Por conseguinte, é essencial que o especialista conheça as ferramentas da fisioterapia e a adequação da sua aplicação em cada caso, além de saber gerir a indicação de exercício ativo, terapia manual ou eletroterapia, trabalhar com equipas interdisciplinares, utilizar ferramentas de comunicação adequadas, compreendendo o conceito de cuidados centrados na pessoa.
Este curso irá proporcionar-lhe o conhecimento mais atualizado dos dispositivos, técnicas e protocolos disponíveis que podem ser a chave para o sucesso do tratamento de fisioterapia.
Incluye en tu capacidad de trabajo los últimos avances en protocolos, técnicas y tecnologías de apoyo fisioterápico contra el deterioro cognitivo”
Este Curso de Especialização em Tratamento Fisioterapêutico da Pessoa Afetada por Deterioração Cognitiva conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:
- A mais recente tecnologia em software de ensino online
- Sistema de ensino intensamente visual, apoiado por conteúdos gráficos e esquemáticos fáceis de assimilar e compreender
- Desenvolvimento de estudos de caso apresentados por especialistas no ativo
- Sistemas de vídeo interativos de última geração
- Ensino apoiado por teleprática
- Sistemas de atualização e requalificação contínua
- Aprendizagem autorregulada: total compatibilidade com outras profissões
- Exercícios práticos de autoavaliação e verificação da aprendizagem
- Grupos de apoio e sinergias educativas: perguntas ao perito, fóruns de discussão e conhecimento
- Comunicação com o professor e trabalhos de reflexão individual
- Disponibilidade de acesso aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo, fixo ou portátil, com ligação à Internet
- Bancos de documentação de apoio permanentemente disponíveis, inclusive após o programa
Uma revisão abrangente dos diferentes estados cognitivos em que o fisioterapeuta terá de intervir e da abordagem de trabalho adequada a cada um deles”
O corpo docente do curso inclui profissionais do setor que trazem a sua experiência profissional para esta qualificação, para além de especialistas reconhecidos de sociedades de referência e universidades de prestígio.
Graças ao seu conteúdo multimédia, desenvolvido com a mais recente tecnologia educacional, o profissional terá acesso a uma aprendizagem situada e contextual, ou seja, um ambiente de simulação que proporcionará um programa imersivo programado para se formar em situações reais.
A conceção deste programa centra-se na Aprendizagem Baseada nos Problemas, através da qual o profissional deve tentar resolver as diferentes situações da atividade profissional que surgem ao longo do curso académico. Para tal, contará com a ajuda de um sistema inovador de vídeo interativo desenvolvido por especialistas reconhecidos.
Um curso de alto nível concebido para lhe permitir aprender de uma forma dinâmica e eficaz"
O objetivo deste curso é não só que adquira os conhecimentos, mas que, após a sua conclusão, possua as competências de trabalho necessárias neste domínio"
Objectivos
O nosso objetivo é dotar os alunos de conhecimentos especializados no âmbito do apoio fisioterapêutico a pacientes com deterioração cognitiva, criando uma base bem estruturada para identificar os sinais clínicos associados às diferentes necessidades e desenvolvimentos, proporcionando-lhes uma visão ampla e contextual da atividade neste campo nos dias de hoje.
Um curso de alta intensidade concebido para transformar o seu esforço em verdadeiras competências de intervenção”
Objetivo geral
- Desenvolver uma atitude crítica e fundamentada, baseada nas mais recentes evidências científicas, em relação ao diagnóstico fisioterapêutico no paciente idoso e poder aplicar um tratamento adequado, a fim de reduzir a impotência funcional, a fragilidade e a deterioração, favorecendo assim uma melhoria da saúde física e mental na terceira idade.
Objetivos específicos
Módulo 1. Raciocínio clínico em fisiogeriatria
- Explicar o envelhecimento ativo do ponto de vista do paciente
- Definir os campos de ação da fisioterapia em geriatria
- Definir o papel da fisioterapia em unidades de cuidados paliativos
- Definir o uso de novas tecnologias em fisiogeriatria
- Explicar em que consistem as equipas interdisciplinares em geriatria
- Definir a composição e o funcionamento da equipa interdisciplinar
- Explicar as principais funções no seio da equipa interdisciplinar
- Estabelecer o diagnóstico diferencial Red e yellow flags
- Descrever as principais síndromes geriátricas
- Explicar em que consistem as red e yellow flags
- Definir as red flags mais comuns na prática clínica
- Explicar a abordagem apropriada à sessão de fisioterapia em geriatria
- Descrever o exame fisioterapêutico e a avaliação do paciente geriátrico
- Definir os efeitos de certos medicamentos sobre o sistema neuromúsculo-esquelético
- Descrever o decálogo dos cuidados centrados na pessoa
Módulo 2. Abordagem fisioterapêutica da pessoa afetada por deterioração cognitiva
- Definir os fatores de risco, epidemiologia, diagnóstico e tratamento da deterioração cognitiva
- Definir os fatores de risco, epidemiologia, diagnóstico e tratamento da demência
- Definir os tipos de deterioração cognitiva: possíveis classificações
- Definir as causas e efeitos da deterioração cognitiva
- Descrever intervenções terapêuticas de fisioterapia
- Descrever estratégias para incentivar a adesão ao tratamento por parte da família
- Definir estratégias para aceder ao utilizador desorientado e/ou desconetado
- Explicar a aplicação da música como ferramenta para trabalhar com pessoas com demência
- Definir a origem, as indicações e os princípios básicos da estimulação basal
- Definir os benefícios da estimulação basal
Objetivos realistas que se transformarão em progresso imediato no seu trabalho"
Curso de Especialização em Tratamento Fisioterapêutico da Pessoa Afetada por Deterioração Cognitiva
O Curso de Especialização em Tratamento Fisioterapêutico da Pessoa Afetada por Deterioração Cognitiva é um programa de estudos concebido para fornecer aos fisioterapeutas as ferramentas necessárias para lidar com a perda de faculdades cognitivas que acompanha o envelhecimento. O défice cognitivo é um problema cada vez mais prevalente na sociedade atual e o seu tratamento é essencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Este programa oferece uma formação completa sobre a avaliação e o tratamento fisioterapêutico da pessoa afetada por uma deficiência cognitiva. Os alunos irão conhecer as diferentes patologias que podem produzir este tipo de deterioração, bem como as técnicas e ferramentas utilizadas para avaliar e tratar estes pacientes.
Especialize-se em fisioterapia em geriatria
O programa também aborda temas como a prevenção e o tratamento de complicações relacionadas com o défice cognitivo, a adaptação do ambiente físico do paciente e a melhoria da comunicação e da relação com o ambiente social e familiar. Para além disso, serão estudadas técnicas específicas de fisioterapia que podem ser aplicadas nestes casos, como a terapia ocupacional, a terapia do movimento induzido pelo espelho, entre outras. A atualização e a formação contínua do profissional são essenciais neste campo, uma vez que o tratamento da pessoa afetada por défice cognitivo requer uma formação especializada e atualizada. Este programa oferece aos fisioterapeutas uma preparação completa e atualizada no tratamento deste tipo de patologia, o que lhes permitirá intervir com solvência e impacto no seu trabalho. Em suma, o Curso de Especialização em Tratamento Fisioterapêutico da Pessoa Afetada por Deterioração Cognitiva é um programa essencial para os fisioterapeutas que desejam especializar-se no tratamento de pacientes com deficiência cognitiva. Os estudantes adquirirão as ferramentas necessárias para avaliar e tratar eficazmente estes pacientes, melhorando assim a sua qualidade de vida. Se pretende especializar-se nesta área e melhorar a sua formação no tratamento fisioterapêutico de pessoas afetadas por défice cognitivo, não hesite mais e forme-se com este programa muito completo e de elevado nível académico.