Qualificação universitária
A maior faculdade de Enfermagem do mundo”
Apresentação
Torne-se um dos profissionais mais procurados do momento com este completo programa. Uma percurso educacional de alto nível através dos mais recentes avanços e técnicas nesta área do panorama científica internacional"
As doenças do sistema digestivo são uma das principais causas de internamento hospitalar, precedidas por doenças cardiovasculares e tumores. Dentro da causa "neoplasias malignas" pode observar-se que o Cancro do Cólon é o mais predominante, seguido de tumores traqueais, brônquicos e pulmonares. Doenças pancreáticas, colelitíase ou cirrose hepática são algumas das doenças que levam a mais internamentos hospitalares.
Por esta razão, a maioria dos centros hospitalares e serviços de Cuidados Primários dispõe agora de Unidades de Cuidados do Sistema Digestivo, com consultas e especialistas dedicados exclusivamente a pacientes com doenças digestivas.
O pessoal de enfermagem "especialista" desempenha um papel importante no atual sistema de gestão por processos que engloba todas as áreas, desde o hospital aos cuidados primários, bem como os diferentes níveis de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.
Além disso, a educação sanitária dos pacientes com doenças digestivas é de importância vital, especialmente em programas de prevenção da hepatite viral, de deteção precoce do cancro, de alcoolismo, de prevenção e tratamento de distúrbios alimentares e de programas de autocuidado em doenças crónicas. Esta educação e promoção devem ser levadas a cabo por profissionais de enfermagem qualificados e especializados na matéria.
Todos os dias, os profissionais que trabalham nesta especialidade são obrigados a uma capacitação e preparação mais elevadas, bem como a ter um nível de competência superior. Isto justificaria uma formação centrada na especialidade digestiva, ajudando a enfermeira especialista em doenças digestivas a alcançar a excelência nos cuidados.
Este programa destina-se a ajudar o profissional de enfermagem a identificar as necessidades reais destes pacientes, a fim de poder aplicar cuidados de qualidade baseados nas mais recentes provas científicas.
Através desta formação poderá atualizar os seus conhecimentos sobre os cuidados aos pacientes no serviço de patologia digestiva, melhorar o prognóstico e reduzir as sequelas e complicações dos pacientes"
Este master em Enfermagem no Serviço do Sistema Digestivo conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado. As características que mais se destacam são:
- Casos clínicos apresentados por especialistas
- Os seus conteúdos gráficos, esquemáticos e eminentemente práticos com os quais são concebidos fornecem informação científica e assistencial sobre as disciplinas médicas indispensáveis para a prática profissional
- Novos desenvolvimentos diagnóstico-terapêuticos no tratamento de pacientes
com patologias digestivas - Apresentação de workshops práticos sobre técnicas diagnósticas e terapêuticas
- Sistema de aprendizagem interativo baseado em algoritmos para aa tomada de decisões sobre as situações clínicas propostas
- Lições teóricas, perguntas ao especialista, fóruns de discussão sobre questões controversas e trabalhos de reflexão individual
- Disponibilidade de acesso aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à Internet
Uma oportunidade excecional para impulsionar o seu CV com uma formação intensiva e eficiente que seja totalmente compatível com a sua vida profissional e pessoal"
O pessoal docente inclui os principais profissionais de enfermagem que trazem a experiência do seu trabalho para este programa de atualização, bem como outros profissionais especializados do serviço do sistema digestivo.
O seu conteúdo multimédia elaborado com a mais recente tecnologia educacional, permitirá ao profissional uma aprendizagem situada e contextual, ou seja, um ambiente simulado que proporcionará uma aprendizagem imersiva programada para se formar em situações reais.
A conceção deste programa baseia-se na Aprendizagem Baseada nos Problemas, através da qual o profissional de enfermagem deve tentar resolver as diferentes situações da atividade profissional que surgem ao longo do programa. Para isso, contará com a assistência de um sistema inovador de vídeo interativo desenvolvido por especialistas reconhecidos em cuidados de enfermagem, em cuidados em patologia digestiva interna e com grande experiência docente.
Durante o programa, irá adquirir experiência prática através de ambientes de aprendizagem simulados baseados em situações e casos reais"
Com o estudo de numerosos casos clínicos que o aproximarão o mais possível à realidade dos cuidados de Enfermagem no Serviço do Sistema Digestivo"
Objectivos
O objetivo deste programa é oferecer-lhe o percurso educacional mais completo através de todos os aspetos da intervenção do pessoal de enfermagem no Serviço do Sistema Digestivo. Uma formação completa que lhe permitirá alargar os seus conhecimentos e dar-lhe a segurança e solvência dos profissionais de alto nível.
O nosso objetivo é muito claro: dar-lhe o impulso de que necessita para se tornar um profissional de enfermagem de alto nível"
Objetivo geral
- Atualizar o profissional quanto aos procedimentos e àsintervenções de enfermagem para o correto tratamento de pacientes com patologia digestiva
Objetivos específicos
Módulo 1. Doença hepática
- Determinar as causas, efeitos, tratamentos, aspetos psicossociais e necessidades nutricionais das diferentes patologias hepáticas e estabelecer o plano de cuidados mais adequada a cada uma delas
- Descrever o procedimento de preparação de um paciente para transplante hepático
- Explicar os cuidados atualizados ao paciente no período pós-operatório do transplante hepático
Módulo 2. Doença Intestinal Inflamatória
- Desenvolver dietas adequadas aos pacientes com necessidades especiais como na doença de Crohn e na colite ulcerosa
- Explicar o acompanhamento e os cuidados necessários dos pacientes com patologia digestiva autoimune como a doença de Crohn e a colite ulcerosa
- Descrever os novos avanços e desafios no diagnóstico e no tratamento de doenças intestinais inflamatórias
Módulo 3. Doença pancreática
- Identificar as possíveis causas da origem da pancreatite e as formas de a prevenir
- Desenvolver um plano de cuidados adaptado ao paciente com pancreatite ou neoplasia pancreática
- Identificar as alterações emocionais e psicológicas no paciente com neoplasia pancreática
Módulo 4. Perturbações da motilidade gastrointestinal
- Atualizar os procedimentos da abordagem de pacientes com alterações da motilidade gastrointestinal
Módulo 5. Hemorragia digestiva
- Identificar os sinais e sintomas que permitem detetar uma hemorragia digestiva e a sua localização
- Descrever os cuidados a ter com o paciente com hemorragia digestiva
Módulo 6. Endoscopia digestiva
- Descrever a preparação antecedente aos testes exploratórios e endoscópicos para fins de diagnóstico em patologia digestiva
- Explicar as diferentes técnicas endoscópicas e a colocação das sondas de PEG, bem como os cuidados no pré e pós-operatório
- Descrever o procedimento de inserção de sondas, lavagens gástricas, limpeza de enemas e extração de fecalomas
- Enumerar o equipamento necessário para a realização de testes endoscópicos e descrever a sua manutenção e os seus cuidados
Módulo 7. Ostomias
- Classificar os tipos de ostomias e descrever os diferentes tipos de cuidados que requerem
- Definir um plano multidisciplinar de educação para o paciente ostomizado, a fim de alcançar a autonomia e aumentar a qualidade de vida
- Identificar possíveis sinais de alarme em relação à ostomia e ao seu funcionamento
- Identificar alterações emocionais e psicológicas no paciente ostomizado
Módulo 8. Outras técnicas de Enfermagem Digestiva
- Descrever os protocolos e os programas de rastreio do cancro colorretal e as estratégias para prevenir esta neoplasia
- Definir o papel da enfermagem nos testes de radiologia interventiva, tais como a CPRE
Módulo 9. Ostomias digestivas da alimentação
- Gerir os conhecimentos teóricos e as competências que apoiam a ação de enfermagem nos cuidados a pacientes com ostomias digestivas de alimentação
- Identificar os principais cuidados após a cirurgia de ostomia e verificar constantemente a sonda
- Analisar os tipos de alimentos que passam através da sonda
Módulo 10. Prática avançada no sistema digestivo, endocrinologia e nutrição
- Identificar os possíveis alimentos que passam através da sona
- Desenvolver um plano de ação que auxilie ao conforto do paciente durante a recuperação sem remoção da sonda
Este programa é a melhor forma de o atualizar em Enfermagem no Serviço do Sistema Digestivo"
Mestrado Próprio em Enfermagem no Serviço do Sistema Digestivo
As doenças do sistema estomacal estão sem dúvida a espalhar-se progressivamente e estão entre as causas mais elevadas de mortalidade na maioria dos países de todos os continentes, afectando principalmente crianças com menos de cinco anos de idade. Uma compreensão dos fatores externos e internos é essencial para fornecer um serviço completo e preciso, razão pela qual são necessários profissionais interessados nesta área. O Mestrado Próprio em Enfermagem no Serviço do Sistema Digestivo fornecerá as competências essenciais para poder prestar cuidados assertivos face a problemas de saúde. Tudo isto será feito com as últimas informações aceites na profissão médica em termos de protocolos e competências quando se trata de um caso. Finalmente, a modalidade implementada na TECH visa proporcionar uma aprendizagem baseada na retenção de conhecimentos a longo prazo, onde serão utilizados materiais de estudo, resumos interactivos, palestras e leituras complementares.
?
Aprofunde os seus conhecimentos de enfermagem e cuidados do sistema digestivo em linha
Este programa tem lugar durante um ano e é composto por oito módulos, abrangendo doenças hepáticas, doenças inflamatórias intestinais, doenças pancreáticas, seguidas de alterações da modalidade gastrointestinal, hemorragia gastrointestinal e endoscopia, ostomias e outras técnicas de enfermagem nesta área. Tudo isto foi concebido com o objetivo de atualizar as competências processuais dos profissionais, a fim de proporcionar cuidados corretos aos pacientes com patologias estomacais. Este plano académico pode ser realizado inteiramente online, uma vez que a metodologia utilizada no mestrado próprio é desenvolvida no âmbito do modelo de e-learning, o que permite que os conteúdos sejam recebidos de forma assíncrona. Do mesmo modo, na sala de aula web os nossos alunos encontrarão elementos didácticos que os ajudarão a abordar os casos práticos, as aulas teóricas, o trabalho individual e os fóruns de discussão. Para poder fazer tudo isto, é apenas necessário ter um dispositivo ligado à Internet.