Apresentação

O estudo da Microbiota Respiratória abre uma porta para o conhecimento de múltiplas doenças, aportando um grande valor para o currículo do profissional de Enfermagem” 

##IMAGE##

Durante muito tempo, os investigadores defenderam que os pulmões saudáveis eram pulmões estéreis, mas a existência de microrganismos nestes órgãos, de forma equilibrada, permite uma boa saúde e inclusive a proteção contra certas patologias.

Aprofundar nos principais ecossistemas que se diferenciam na cavidade oral, as suas características e composição, permitirá ao Enfermeiro assumir um desempenho de acordo com os requisitos do paciente e em apoio ao profissional médico que determine um diagnóstico e terapêutica precisa.

Quando a composição da Microbiota pulmonar está desequilibrada, surge a Disbiose e neste Curso serão também abordados os fatores predisponentes para a Disbiose oral, bem como a influência dos agentes externos na Eubiose e na Disbiose oral.

Como parte do tema central deste Curso, serão revistas as últimas evidências sobre a estrutura do trato respiratório e a composição da Microbiota e do Microbioma, os fatores que os regulam e a relação da sua alteração com as diferentes doenças do trato respiratório.

Um programa de estudos completo apresentado 100% online, segundo a metodologia do Relearning, o sistema de estudos mais vanguardista da atualidade e com todos os recursos de que o profissional necessita para progredir de forma confortável e com a qualidade que deseja. Além disso, este Curso oferece aos enfermeiros a oportunidade de atualizarem as suas competências através de um exclusiva e rigorosa Masterclass ministrada por uma verdadeira referência internacional, com uma longa trajetória na investigação da Microbiota Humana.

Ao matricular-se neste programa, receberá uma Masterclass de alto nível, ministrada por um prestigiado Diretor Internacional Convidado, especializado em Microbiota Humana”

Este Curso de Microbiota Respiratória e Alergias para Enfermagem conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado. As suas principais caraterísticas são: 

  • O desenvolvimento de estudos de caso apresentados por especialistas em Microbiota Humana para Enfermagem
  • Os conteúdos gráficos, esquemáticos e eminentemente práticos com os que foi elaborado, fornecem informações científicas e práticas sobre as disciplinas indispensáveis ao exercício profissional
  • Exercícios práticos onde o processo de autoavaliação pode ser efetuado a fim de melhorar a aprendizagem
  • A sua ênfase especial em metodologias inovadoras
  • Aulas teóricas, perguntas ao especialista, fóruns de discussão sobre questões controversas e trabalho de reflexão individual
  • Disponibilidade de acesso aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com uma conexão à Internet

Analisará os principais ecossistemas orais e os microrganismos que os habitam para determinar a sua influência em certas doenças”

O corpo docente do Curso inclui profissionais do setor que trazem sua experiência profissional para esta capacitação, além de especialistas reconhecidos de sociedades de referência e universidades de prestígio 

Os seus conteúdos multimédia, desenvolvidos com a mais recente tecnologia educativa, permitirão ao profissional uma aprendizagem situada e contextual, ou seja, um ambiente simulado que proporcionará uma formação imersiva programada para treinar em situações reais. 

A estrutura deste programa centra-se na Aprendizagem Baseada em Problemas, através da qual o profissional deve tentar resolver as diferentes situações de prática profissional que surgem ao longo do ano letivo. Será apoiado por um sistema inovador de vídeo interativo desenvolvido por reputados especialistas. 

Irá aprofundar as linhas de investigação atuais sobre Microbiota Respiratória e Alergias para Enfermagem, em apenas 6 semanas"

##IMAGE##

Poderá concluir seu Curso sem sacrificar nenhuma das suas actividades atuais nem horas de estudo extra"

Programa de estudos

A partir da perspetiva mais ampla dos especialistas que compõem a equipa docente deste programa académico, os temas foram desenvolvidos de forma a que o estudante possa compreender as últimas evidências científicas sobre a Microbiota Humana e a sua relação com as patologias respiratórias e as alergias. Com uma vasta gama de recursos multimédia: vídeos detalhados, leituras complementares, imagens, guias, etc., testes, entre outros, que estarão disponíveis 24 horas por dia a partir da mais moderna e segura plataforma virtual, acessível a partir de qualquer dispositivo com conexão à Internet. Sem dúvida, uma nova forma de atualizar-se e progredir no seu desempenho profissional.

##IMAGE##

A TECH oferece-lhe um itinerário académico exclusivo sobre os avanços em Microbiota Respiratória e Alergias para que possa atualizar a sua prática de enfermagem” 

Módulo 1. Microbiota oral e trato respiratório 

1.1. Estrutura e ecossistemas orais

1.1.1. Principais ecossistemas orais
1.1.2. Pontos-chave

1.2. Principais ecossistemas que se diferenciam na cavidade oral. Caraterísticas e composição de cada um deles. Cavidades nasais, Nasofaringe e Orofaringe

1.2.1. Caraterísticas anatómicas e histológicas da cavidade oral
1.2.2. Narinas
1.2.3. Nasofaringe e Orofaringe

1.3. Alterações do ecossistema microbiano oral: Disbiose oral. Relação com diferentes estados de doenças orais

1.3.1. Caraterísticas da Microbiota oral
1.3.2. Doenças orais
1.3.3. Medidas recomendadas para reduzir os processos disbióticos

1.4. Influência de agentes externos na Eubiose e Disbiose oral. Higiene

1.4.1. Influência de agentes externos na Eubiose e Disbiose
1.4.2. Simbiose e Disbiose oral
1.4.3. Fatores predisponentes para a Disbiose oral

1.5. Estrutura do trato respiratório e composição da Microbiota e do Microbioma

1.5.1. Vias respiratórias superiores
1.5.2. Vias respiratórias inferiores

1.6. Fatores que regulam a Microbiota Respiratória

1.6.1. Metagenómica
1.6.2. Hipótese da higiene
1.6.3. Viroma
1.6.4. Microbioma ou fungioma
1.6.5. Probióticos na asma brônquica
1.6.6. Dieta
1.6.7. Prebióticos
1.6.8. Translocação bateriana

1.7. Alteração da Microbiota do trato respiratório e sua relação com diferentes doenças nele

1.7.1. Patogénese e clínica das infeções das vias respiratórias superiores
1.7.2. Patogénese e clínica das infeções das vias respiratórias baixas

1.8. Manipulação terapêutica do Microbioma da cavidade oral na prevenção e tratamento de doenças relacionadas

1.8.1. Definição de probiótico, prebiótico e simbiótico
1.8.2. Aplicação de Probióticos na cavidade oral
1.8.3. Estirpes de Probióticos utilizados na boca
1.8.4. Ação no domínio das doenças orais

1.9. Manipulação terapêutica do Microbioma do trato respiratório na prevenção e tratamento de doenças relacionadas

1.9.1. Eficácia dos Probióticos no tratamento das doenças do trato respiratório: eixo GI-Respiratório
1.9.2. Utilização de Probióticos no tratamento da rinossinusite
1.9.3. Utilização de Probióticos no tratamento da otite
1.9.4. Utilização de Probióticos no tratamento das infeções respiratórias superiores
1.9.5. Utilização de Probióticos na rinite e na asma brônquica alérgica
1.9.6. Probióticos para prevenir infecções do trato respiratório inferior
1.9.7. Estudos com latobacilos
1.9.8. Estudos com bifidobatérias

1.10. Linhas atuais de investigação e aplicações clínicas

1.10.1. Transferência de material fecal
1.10.2. Extração de ácidos nucleicos
1.10.3. Método de sequenciação
1.10.4. Estratégias para a caraterização da Microbiota
1.10.5. Metataxonomia
1.10.6. Metataxonomia da fração ativa
1.10.7. Metagenómica
1.10.8. Metabolómica

##IMAGE##

Este Curso em Microbiota Respiratória e Alergias para Enfermagem vai permitir-lhe combinar as suas actividades actuais com o novo desafio académico”

Curso de Microbiota Respiratória e Alergias para Enfermagem

Nos últimos tempos, têm sido realizados inúmeros estudos sobre a Microbiota Intestinal e o seu impato na saúde das pessoas, nomeadamente a sua relação com as alergias e intolerâncias, e como determinadas alterações alimentares a podem influenciar. Assim, os profissionais de enfermagem devem estar atentos a estes avanços e dominar em profundidade como uma alteração negativa na microbiota do paciente pode favorecer o aparecimento de determinadas patologias. Neste sentido, a TECH criou um Curso de Microbiota Respiratória e Alergias para Enfermagem com os melhores especialistas para proporcionar aos estudantes de enfermagem um ensino detalhado e atualizado sobre esta área.

Refine a sua tomada de decisão na gestão da Microbiota Respiratória

Após concluir este Curso de Microbiota Respiratória e Alergia para Enfermagem, o aluno terá o conhecimento e a confiança para tomar decisões acertadas na gestão e tratamento dos pacientes. Este curso, com a duração de 6 semanas ou 100 horas, incide sobre os conteúdos mais especializados no domínio da medicina moderna e dota o aluno de novas capacidades e competências. Neste sentido, o curso é composto por um módulo de estudo que aborda doenças como a Esofagite Eosinofílica, a Intolerância à Latose, a alteração do Microbiota intestinal em doentes celíacos e o papel dos probióticos e prebióticos na recuperação do Microbiota em pacientes intolerantes ao glúten e celíacos. Além disso, o currículo foi concebido pelos professores mais experientes na área, que partilham as suas experiências mais atualizadas em cada um dos casos apresentados. Com uma variedade de recursos multimédia disponíveis, os alunos podem visualizar e assimilar os conceitos num formato online que lhes dá a liberdade de gerir as suas sessões de estudo.