Qualificação universitária
A maior faculdade de Enfermagem do mundo”
Apresentação
É necessário formar profissionais de enfermagem para adquirir os conhecimentos, aptidões e atitudes que lhes permitam abordar e gerir a criança em situações críticas em todas as suas dimensões”
Este programa foi concebido para que o profissional possa rever e abordar as diferentes técnicas que permitem a identificação de pacientes numa situação crítica, aplicar as técnicas aprendidas, bem como realizar uma substituição das funções respiratórias e circulatórias no caso de o paciente ser incapaz de as realizar por si próprio, ou aplicar técnicas de reanimação cardiopulmonar, se necessário.
Inclui também os aspetos mais relevantes da organização de um departamento de emergência pediátrica, o processo de triagem dos pacientes de acordo com a sua gravidade, o seu transporte, a necessidade de manobras de RCP, gestão das vias aéreas, bem como todas as técnicas necessárias (ventilação assistida, administração de medicamentos, etc.) para a estabilização do paciente, considerando a sua transferência para a unidade de cuidados intensivos pediátricos, se necessário.
O Curso de Especialização em Paciente Pediátrico Crítico para Enfermagem foi concebido para permitir aos profissionais de enfermagem incorporar os avanços na disciplina, bem como rever os aspetos mais importantes dos cuidados de emergência no Paciente Pediátrico Crítico para Enfermagem e os seus cuidados.
Manter e melhorar os cuidados do Paciente Pediátrico Crítico para Enfermagem é essencial para melhorar o prognóstico e reduzir as sequelas e complicações”
Este Curso de Especialização em Paciente Pediátrico Crítico para Enfermagem conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:
- Desenvolvimento de casos clínicos apresentados por especialistas nas diferentes especialidades
- Os seus conteúdos gráficos, esquemáticos e eminentemente práticos, com os quais são concebidos, fornecem informação científica e assistencial sobre as disciplinas que são essenciais para a prática profissional
- Novidades diagnósticas e terapêuticas nos cuidados infantis. inclui as patologias mais prevalecentes em cuidados intensivos pediátricos
- Secções específicas em cada módulo sobre técnicas e procedimentos de enfermagem de acordo com a idade da criança: acesso venoso periférico e central, vias de administração de fármacos, punção intraóssea, capnografia e oximetria de pulso, sequência de entubação rápida, bem como gestão básica das vias aéreas, analgesia e sedação em crianças
- Aulas em vídeo sobre as diferentes patologias e sua abordagem
- Sistema de aprendizagem interativo baseado em algoritmos para a tomada de Decisões sobre as situações clínicas propostas
- Lições teóricas, perguntas aos especialistas, fóruns de discussão sobre temas controversos e trabalhos individuais de reflexão
disponibilidade de acesso aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à internet
Este Curso de Especialização é o melhor investimento que pode fazer na seleção de um programa de atualização por duas razões: além de atualizar os seus conhecimentos em Cuidados ao Paciente Pediátrico Crítico para Enfermagem, também obterá um certificado emitido pela TECH Universidade de Tecnologia”
O seu corpo docente inclui profissionais de enfermagem e médicos pediatras de referência, que trazem a sua experiência de trabalho para este curso, bem como outros profissionais especializados nas diferentes áreas de cuidados médicos de emergência pediátrica.
Graças ao seu conteúdo multimédia desenvolvido com a mais recente tecnologia educacional, o profissional terá acesso a uma aprendizagem situada e contextual, ou seja, um ambiente de simulação que proporcionará uma aprendizagem imersiva programada para se formar em situações reais.
Este programa fundamenta-se na Aprendizagem Baseada em Problemas, onde o profissional de enfermagem deverá resolver as diferentes situações de prática profissional que surgirem ao longo do programa. Para o efeito, contará com a ajuda de um sistema inovador de vídeo interativo criado por especialistas reconhecidos em Cuidados ao Paciente Pediátrico Crítico para Enfermagem com uma vasta experiência de ensino.
Inclui casos clínicos visando aproximar ao máximo o desenvolvimento do programa à realidade do atendimento em enfermagem"
Não perca a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos em Cuidados Pediátricos Críticos para aumentar a qualidade dos seus cuidados"
Objectivos
O programa do Curso de Especialização está orientado para uma revisão dos principais aspetos da gestão da criança em estado crítico, com base em provas científicas e na experiência de profissionais reconhecidos no âmbito da pediatria.
Esta capacitação proporcionar-lhe-á segurança na tomada de decisões e na prestação de cuidados, o que o ajudará a crescer pessoal e profissionalmente”
Objetivo geral
- Oferecer aos profissionais de enfermagem formação atualizada sobre os protocolos mais recentes, bem como a abordagem às diferentes técnicas e procedimentos de enfermagem em reanimação cardiopulmonar pediátrica, técnicas de reanimação e avaliação do paciente crítico pediátrico
- Desenvolver as competências dos profissionais de enfermagem na avaliação e gestão de situações críticas no âmbito da emergência pediátrica
- Proporcionar aos estudantes a possibilidade de desenvolverem o cuidado correto de pacientes em situações críticas, estabelecendo uma relação adequada de enfermeiro-paciente-família, enfrentando a situação de uma forma ética, legal e responsável
Objetivos específicos
Módulo 1. Organização da saúde em urgência pediátrica comum
- Descrever os procedimentos que o pessoal de enfermagem pode realizar para resolver situações potencialmente perigosas em segurança
Módulo 2. Suporte cardiovascular avançado pediátrico e neonatal comum
- Identificar o paciente recém-nascido e o estado do seu coração.
- Saber como prestar primeiros socorros no caso de uma complicação no paciente pediátrico
- Desenvolver um plano de ação para emergências cardiovasculares
Módulo 3. Técnicas invasivas no paciente pediátrico em estado crítico comum
- Definir um guia de primeiros socorros e lidar com ele da forma mais prudente possível
- Realizar exames médicos de emergência
- Identificar as principais técnicas invasivas
Módulo 4. Urgências cardíacas
- Realizar uma rápida verificação geral do estado do paciente
- Identificar os implementos envolvidos nos processos cardíacos
- Conhecer os passos a dar numa emergência desta magnitude
Aproveite esta oportunidade para se atualizar sobre as últimas novidades em Urgências Pediátrica para Enfermagem”
Curso de Especialização em Paciente Pediátrico em Estado Crítico para Enfermeiros
Os pacientes pediátricos em estado crítico são as crianças que sofrem de uma doença ou lesão grave e que necessitam de cuidados intensivos e de suporte de vida para recuperar. Estes pacientes requerem normalmente cuidados especializados por enfermeiros com capacitação em cuidados intensivos pediátricos e podem ser admitidos em unidades de cuidados intensivos pediátricos (UCIP), unidades de cuidados intermédios (UCI) ou salas de emergência.
Os pacientes pediátricos em estado crítico são aqueles que necessitam de cuidados médicos especializados intensivos e os enfermeiros de cuidados intensivos pediátricos têm um papel fundamental nos cuidados e tratamento destes pacientes. Os enfermeiros devem ter capacitação e estar atualizados sobre os cuidados e as técnicas necessárias para prestar cuidados de excelência a estes pacientes e às suas famílias. Enquanto prestadores de cuidados primários, os enfermeiros de pediatria em estado crítico têm uma responsabilidade vital nos cuidados e tratamento destes pacientes. No âmbito das suas funções diárias, os enfermeiros dos cuidados pediátricos críticos podem ter de administrar medicamentos, monitorizar os sinais vitais e as funções corporais, realizar procedimentos invasivos (como a colocação de cateteres ou de sonda nasogástrica) e estabelecer medidas de prevenção de infeções e cuidados básicos de higiene.
Além disso, os enfermeiros dos cuidados pediátricos críticos interagem frequentemente com as famílias dos pacientes, fornecendo-lhes informações sobre o estado dos seus filhos, explicando-lhes os tratamentos e monitorizando a sua resposta ao tratamento. Os enfermeiros podem também trabalhar de forma interdisciplinar com outros profissionais de saúde, como médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e assistentes sociais, para prestar cuidados abrangentes aos pacientes.
O objetivo deste programa académico virtual é proporcionar aos estudantes de enfermagem uma capacitação especializada no tratamento de pacientes pediátricos em estado crítico. Após a conclusão deste programa, os estudantes adquirirão conhecimentos avançados e competências especializadas na avaliação e prestação de cuidados a pacientes pediátricos em estado crítico, o que os tornará mais eficazes e compassivos no seu trabalho quotidiano. Também proporcionará capacitação especializada nos cuidados a pacientes pediátricos em estado crítico.