Apresentação

Desfrute deste estágio intensivo de três semanas num centro conceituado e atualize-se acerca dos últimos procedimentos docentes para crescer profissionalmente”

##IMAGE##

A escuta ativa, a gestão das emoções e o domínio das técnicas de negociação são apenas algumas das aptidões e competências que os profissionais do ensino devem possuir no seu trabalho quotidiano na sala de aula. Os conflitos com os alunos, bem como com os familiares, são situações que devem ser resolvidas na perfeição para manter um bom ambiente na sala de aula.

Para tal, esta universidade concebeu uma formação que inclui 120 horas de estágio em que o especialista fará parte de uma equipa experiente na docência do ensino básico e infantil, que possui também uma vasta experiência em mediação de conflitos com crianças de todas as idades. Desta forma, o aluno poderá conhecer em primeira mão as orientações psicopedagógicas não só para intervir quando o problema já ocorreu, mas também na sua prevenção, através das técnicas didáticas mais inovadoras para melhorar os processos de comunicação e de acordo.

Além disso, terão o apoio de um tutor que assegurará o cumprimento dos objetivos para os quais esta Formação prática foi concebido, garantindo também que o aluno participe ativamente no planeamento das aulas, bem como na abordagem das situações em que é necessária uma atenção especializada. A TECH dar-lhe-á a oportunidade de elevar ao máximo o seu talento pedagógico através de uma experiência inigualável que lhe permitirá também incluir no seu currículo a importante vantagem de dominar a mediação e a resolução de conflitos com crianças de todas as idades.

##IMAGE##

Uma experiência de capacitação única, fundamental e decisiva para impulsionar o seu desenvolvimento profissional" 

Objectivos

O objetivo geral da Formação prática em Mediação e Resolução de Conflitos na Sala de Aula não é outro senão o de fornecer ao especialista as ferramentas que lhe permitirão detetar os alunos que apresentam características compatíveis com dificuldades comportamentais e/ou familiares que podem predispô-los à necessidade de mediação. Além disso, pretende ensinar-lhe como utilizar os principais instrumentos de avaliação, bem como os critérios para completar o processo de identificação das necessidades educativas especiais que derivam desta variabilidade e que podem conduzir a graves problemas de comportamento nos diferentes níveis escolares. 

##IMAGE##

Objetivos gerais

  • Dominar as mais recentes técnicas psicopedagógicas utilizadas na resolução de conflitos na sala de aula. 
  • Utilizar as novas tecnologias disponíveis para promover a compreensão e a comunicação entre os alunos. 
  • Conhecer os casos mais frequentes na abordagem de conflitos na sala de aula. 

Objetivos específicos

  • Analisar e aprofundar os conhecimentos básicos da mediação e resolução de conflitos na sala de aula para efetuar uma boa intervenção sobre os problemas de um ponto de vista prático. 
  • Desenvolver conhecimentos e aplicá-los na resolução de problemas para intervir de forma positiva na sala de aula 
  • Desenvolver a confiança com os alunos na sala de aula para que possam exprimir as suas discordâncias e, assim, resolver e mediar conflitos 
  • Conversar com os alunos para desenvolver uma comunicação assertiva e evitar problemas na sala de aula. 
  • Desenvolver mecanismos para reforçar a mediação das partes e aplicá-los na sala de aula 
  • Identificar as principais causas de conflito dos estudantes na escola e a sua possível resolução 
  • Conversar com os pais para que intervenham no processo de educação em casa, de modo a tornar o aluno mais tolerante e respeitador dos seus colegas 
  • Desenvolver mecanismos práticos que ajudem os pais a conversar assertivamente com os filhos 
  • Pôr em prática os conhecimentos adquiridos e mais atualizados dos últimos anos para avaliar a eficácia da mediação e da resolução de conflitos. 
  • Identificar as crianças mais propícias a gerar discussões na sala de aula
##IMAGE##

Aproveite esta oportunidade para adquirir conhecimentos sobre os últimos desenvolvimentos na área e aplicá-los na sua atividade diária" 

Formação Prática em Mediação e Resolução de Conflitos na Sala de Aula

A capacidade humana de resolver situações de conflito é um pilar fundamental na construção de uma comunidade. É por isso que a gestão de boas práticas sociais nas instituições de ensino contribui para garantir um ambiente saudável e equilibrado para todos os estudantes, alcançando o seu ótimo desenvolvimento e entretenimento. Por esta razão, é essencial ter profissionais capazes de lidar com todos os tipos de situações que surgem nestes espaços. Neste sentido, a TECH Universidade Tecnológica desenvolveu uma Formação Prática em Mediação e Resolução de Conflitos na Sala de Aula, através da qual aprenderá as diretrizes psicopedagógicas utilizadas para intervir na melhoria dos processos de comunicação e acordo comum. Três semanas, distribuídas em turnos de oito horas por dia, de segunda a sexta-feira, serão necessárias para se tornar um especialista de grande prestígio. Nesta Formação Prática, irá explorar a comunicação assertiva, os mecanismos de mediação e os princípios de intervenção-avaliação na resolução de conflitos. Analisará também métodos e estratégias multidisciplinares para trabalhar as expressões afetivas e sentimentais. Desta forma, ajudará os estudantes a manter relações interpessoais saudáveis e a criar espaços seguros para toda a comunidade envolvida.

Qualifique-se em mediação e resolução de conflitos

Na TECH oferecemos-lhe o plano de estudos mais completo e atualizado do mercado, concebido com metodologias inigualáveis. Será acompanhado por uma equipa de professores de alto nível, que orientará constantemente o seu processo de aprendizagem. Ao longo da Formação Prática, aprenderá a detetar e a resolver diferentes problemas presentes nos espaços académicos. Para além disso, especializar-se-á na abordagem dos métodos de análise, das fases de conflito, dos papéis de resolução e dos estilos educativos, para gerir situações como o bullying ou o assédio. Será também um especialista na deteção de alunos com caraterísticas relacionadas com dificuldades comportamentais ou familiares. Uma vez estabelecidas estas bases, terá as chaves para cooperar na resolução de problemas com alunos de todas as idades. Após a sua certificação, trabalhará intensivamente nas diferentes fases do conflito, bem como nas estratégias pedagógicas mais eficazes para mediar cada uma delas. Tal ajudará a elevar o seu perfil e permitir-lhe-á obter melhores oportunidades de emprego.