Apresentação

Aprenderá os testes de diagnóstico laboratorial e imagiológico específicos do sistema digestivo"

##IMAGE##

O sistema digestivo estende-se da boca ao ânus e é responsável por receber os alimentos, decompô-los em nutrientes, assegurar a sua absorção pela corrente sanguínea e eliminar do organismo os nutrientes não digeríveis.

As partes do tubo digestivo são: boca, faringe, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. O sistema digestivo inclui também órgãos exteriores ao tubo digestivo: o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas. Este é por vezes designado por trato gastrointestinal, mas nenhum destes nomes é totalmente exato. Estes órgãos também produzem fatores de coagulação do sangue, hormonas não relacionadas com a digestão, ajudam a eliminar substâncias tóxicas do sangue e medicamentos metabólicos.

A cavidade abdominal é o espaço que contém os órgãos digestivos. É delimitado pela parede abdominal (pele, gordura, músculo e tecido conjuntivo), a coluna vertebral, o diafragma e os órgãos pélvicos.

O principal objetivo deste curso é tentar estar mais informado sobre as doenças digestivas, obter uma melhor orientação sobre o paciente com dor abdominal e perdas digestivas e, acima de tudo, entender como orientar o proprietário na prevenção dessas doenças em raças predispostas.

Apresentamos as caraterísticas das principais doenças do sistema digestivo: causas, sintomas, protocolo de diagnóstico, tratamentos 
e recomendações dietéticas.   

A conclusão desta qualificação permitirá ao estudante obter conhecimentos essenciais para a sua atividade profissional, seja no setor clínico, académico ou na investigação"

Este curso de Perturbações do Sistema Digestivo nos Animais de Pequeno Porte conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado. As suas principais caraterísticas são:

  • O desenvolvimento de casos práticos apresentados por especialistas em Perturbações do Sistema Digestivo nos Animais de Pequeno Porte
  • Os conteúdos gráficos, esquemáticos e predominantemente práticos com que está concebido fornecem informações científicas e práticas sobre as disciplinas que são essenciais para a prática profissional
  • As novidades sobre Perturbações do Sistema Digestivo nos Animais de Pequeno Porte
  • Os exercícios práticos onde o processo de autoavaliação pode ser efetuado a fim de melhorar a aprendizagem
  • O destaque especial para as metodologias inovadoras em Perturbações do Sistema Digestivo nos Animais de Pequeno Porte
  • As aulas teóricas, perguntas ao especialista, fóruns de discussão sobre temas controversos e atividades de reflexão individual
  • A disponibilidade de acesso aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à Internet

Cada capítulo é acompanhado de casos clínicos que visam a aplicação dos conhecimentos adquiridos e inclui atividades que permitirão ao aluno avaliar os seus conhecimentos"

O seu corpo docente inclui profissionais da área veterinária, que trazem a sua experiência profissional para esta capacitação, bem como especialistas reconhecidos de sociedades líderes e universidades de prestígio.

O seu conteúdo multimédia, desenvolvido com a mais recente tecnologia educacional, irá permitir que o profissional tenha acesso a uma aprendizagem situada e contextual, isto é, um ambiente de simulação que proporcionará uma educação imersiva, programada para praticar em situações reais.

A conceção deste curso centra-se na Aprendizagem Baseada em Problemas, através da qual o especialista deve tentar resolver as diferentes situações de prática profissional que surgem ao longo da capacitação. Para tal, o profissional será assistido por um sistema inovador de vídeo interativo criado por especialistas reconhecidos e com vasta experiência em Perturbações do Sistema Digestivo nos Animais de Pequeno Porte. 

Este curso está organizado de modo a que o aprofundamento do conhecimento seja lógico e intuitivo e permita a consolidação de protocolos de diagnóstico, terapêutica e acompanhamento"

##IMAGE##

Um curso de alto nível que o ajudará a alcançar o sucesso profissional"

Objectivos

O curso de Perturbações do Sistema Digestivo nos Animais de Pequeno Porte visa melhorar o desempenho do profissional de Veterinária, com os desenvolvimentos mais recentes e tratamentos mais inovadores no setor.

##IMAGE##

Ficará a conhecer as alterações mais comuns nas análises ao sangue, nas radiografias e na ecografia abdominal, através de profissionais com anos de experiência no setor"

Objetivos gerais

  • Identificar o doente com dor abdominal não específica e/ou desidratação
  • Compilar todos os sinais clínicos associados às doenças do sistema digestivo
  • Estabelecer uma lista de diagnósticos diferenciais de um animal com vómitos e diarreia
  • Gerar conhecimentos anatómicos especializados sobre o sistema digestivo
  • Conhecer os testes específicos de diagnóstico laboratorial e de imagem para o sistema digestivo 

Objetivos específicos

  • Estabelecer a anamnese e o exame físico geral do paciente com vómitos e diarreia
  • Conhecer as alterações comuns nas análises ao sangue, radiografias e ecografia abdominal
  • Gerar um plano terapêutico para o paciente com vómitos
  • Propor um plano terapêutico para o doente com diarreia e para o doente com icterícia
  • Examinar as doenças hereditárias e predispostas da raça
  • Demonstrar conhecimentos de gestão do doente desidratado e/ou séptico
  • Abordagem a drogas comummente usadas
  • Determinar as consequências fisiopatológicas secundárias das doenças digestivas para o resto do corpo
  • Propor recomendações dietéticas 
##IMAGE##

Este curso é único na sua categoria, o que permitirá a aquisição de conhecimentos especializados para poder oferecer um serviço de Medicina Interna de elevada qualidade aos clientes e doentes"

Curso de Perturbações do Sistema Digestivo em Animais de Pequeno Porte

Os animais de companhia são propensos a sofrer de patologias digestivas que afetam a sua saúde geral e comprometem o correto funcionamento dos seus órgãos vitais. Estas patologias são frequentes, pelo que o veterinário deve incluir na sua formação académica conhecimentos específicos sobre a gestão destas doenças. Na TECH Universidade Tecnológica concebemos um Curso de Perturbações do Sistema Digestivo em Animais de Pequeno Porte, orientado para a formação de profissionais que possam tratar atempadamente pacientes de qualquer raça com perdas digestivas consideráveis. Este programa é ministrado em modo virtual, o seu currículo inclui uma metodologia de reaprendizagem de vanguarda, com índices de satisfação globais; portanto, o curso de pós-graduação tem todos os elementos necessários para ser um curso de alto nível que atenda às suas expetativas académicas. Durante as seis semanas do processo de estudo, conhecerá as alterações comuns nas análises sanguíneas e nos exames de diagnóstico laboratorial (raios X, ecografia abdominal) que permitem a deteção precoce de patologias relacionadas. </Especialize-se no tratamento de doenças do aparelho digestivo em pequenos animais

Na Faculdade de Veterinária da TECH temos uma metodologia de ensino altamente rigorosa, oferecendo-lhe um programa de alto nível que lhe permitirá atingir os seus objetivos pessoais e profissionais. Ao realizar o curso de pós-graduação através de recursos multimédia e aulas didáticas, irá explorar todos os sinais clínicos associados às doenças do aparelho digestivo, bem como as características, sintomas, protocolos de diagnóstico, tratamentos e recomendações dietéticas das principais doenças. Aprenderá também sobre a anamnese e o exame físico geral de pacientes com vómitos, diarreia, falta de apetite, desidratação, alterações nas fezes, ruídos abdominais e perda de peso não intencional. Desta forma, especializar-se-á na elaboração de planos terapêuticos, recomendações dietéticas e diretrizes farmacológicas de uso corrente (antieméticos, citoprotetores, supressores de ácido gástrico e antiácidos para pacientes com sintomas ligeiros e graves) para tratar patologias que vão desde a disfagia, regurgitação, esofagite e neoplasias hepáticas até à disfunção cricofaríngea, anomalia vascular, enterite aguda e doenças gástricas, entre outras. Como resultado, será capaz de lidar com emergências digestivas de qualquer tipo.