Apresentação

Nesta capacitação irá tratar especificamente das Patologias Digestivas, Geniturinárias e Endócrinas em Animais de Pequeno Porte, com uma metodologia sistemática para estudar em profundidade a fisiopatologia destes processos, os protocolos de diagnóstico, a terapêutica, bem como o acompanhamento e controlo destes doentes"

##IMAGE##

Atualmente, um dos problemas que condicionam a especialização contínua de pós-graduação é a sua conciliação com o trabalho e a vida pessoal. As exigências profissionais atuais dificultam a oferta de educação presencial, especializada e de qualidade, pelo que o formato online permitirá aos nossos estudantes conciliar esta capacitação especializada com a sua prática profissional diária.

A Medicina Interna de qualidade permite um trabalho simbiótico, necessário e indispensável em muitos casos, com outras especialidades, uma vez que muitas patologias resultam em manifestações digestivas, geniturinárias e endócrinas, entre muitas outras.

O médico veterinário internista de animais de companhia deve possuir um elevado nível de conhecimento das patologias digestivas, endócrinas e geniturinárias, uma vez que são muito frequentes nas consultas. Graças a esta especialização, o veterinário estará mais informado sobre as doenças neste campo de ação, conseguirá uma melhor orientação sobre o paciente com dores abdominais, perdas digestivas, patologias associadas ao sistema urinário, bem como endocrinopatias e, acima de tudo, compreenderá como orientar o dono na prevenção dessas doenças de raças predispostas.

O corpo docente deste Curso de Especialização é constituído por profissionais especializados nas diferentes áreas de conhecimento que a Medicina Interna engloba, com uma vasta experiência na prática clínica desta especialidade. Estes professores são igualmente acreditados como especialistas em diferentes campos, trabalhando em conjunto num centro de especialidades veterinárias. Alguns deles, para além de desenvolverem um trabalho clínico de qualidade, estão envolvidos em vários projetos de investigação, pelo que, para além do ensino e do trabalho clínico, desenvolvem também atividades de investigação.

Os temas abordados neste Curso de Especialização foram selecionados com o objetivo de oferecer uma especialização completa, atualizada e de qualidade em Medicina Interna, para que o estudante adquira os conhecimentos adequados para lidar com os casos em segurança, bem como para poder realizar um acompanhamento, monitorização e terapia adequados.

As patologias digestivas, endócrinas e geniturinárias são uma série de doenças que ocorrem frequentemente na clínica de animais de pequeno porte e para as quais o veterinário deve estar preparado. Algo que conseguirá em apenas 6 meses com esta capacitação de alto nível"

Este Curso de Especialização em Patologias Digestivas, Geniturinárias e Endócrinas em Animais de Pequeno Porte conta com o conteúdo educacional mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:

  • O desenvolvimento de casos práticos apresentados por especialistas em Patologias Digestivas, Geniturinárias e Endócrinas em Animais de Pequeno Porte  
  • Os conteúdos gráficos, esquemáticos e predominantemente práticos com que está concebido fornecem informações científicas e práticas sobre as disciplinas que são essenciais para a prática profissional
  • As novidades sobre Patologias Digestivas, Geniturinárias e Endócrinas em Animais de Pequeno Porte
  • Os exercícios práticos onde o processo de autoavaliação pode ser efetuado a fim de melhorar a aprendizagem
  • O destaque especial para as metodologias inovadoras em Patologias Digestivas, Geniturinárias e Endócrinas em Animais de Pequeno Porte
  • Aulas teóricas, perguntas ao especialista, fóruns de discussão sobre questões controversas e atividades de reflexão individual
  • A disponibilidade de acesso aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à Internet

A conclusão desta qualificação permitirá ao estudante obter conhecimentos essenciais para a sua atividade profissional, seja no setor clínico, académico ou na investigação.

O seu corpo docente inclui profissionais da área veterinária, que trazem a sua experiência profissional para esta capacitação, bem como especialistas reconhecidos de sociedades líderes e universidades de prestígio. 

O seu conteúdo multimédia, desenvolvido com a mais recente tecnologia educacional, irá permitir que o profissional tenha acesso a uma aprendizagem situada e contextual, isto é, um ambiente de simulação que proporcionará uma educação imersiva, programada para praticar em situações reais. 

A conceção desta capacitação centra-se na Aprendizagem Baseada em Problemas, através da qual o especialista terá de tentar resolver as diferentes situações de prática profissional que surgem ao longo do Curso de Especialização. Para tal, o profissional será assistido por um sistema inovador de vídeo interativo criado por especialistas reconhecidos e experientes em Patologias Digestivas, Geniturinárias e Endócrinas em Animais de Pequeno Porte 

Cada capítulo é acompanhado de casos clínicos que visam a aplicação dos conhecimentos adquiridos e inclui atividades que permitirão ao aluno avaliar os seus conhecimentos"

##IMAGE##

Este Curso de Especialização 100% online permite-lhe combinar os seus estudos com a sua atividade profissional e aumentar os seus conhecimentos neste domínio"

Objectivos

O Curso de Especialização em Patologias Digestivas, Geniturinárias e Endócrinas em Animais de Pequeno Porte visa melhorar o desempenho do profissional de Veterinária, com os desenvolvimentos mais recentes e tratamentos mais inovadores no setor.

##IMAGE##

Os conhecimentos adquiridos nesta capacitação proporcionam ao estudante uma formação completa, prática e atualizada numa disciplina fundamental para o exercício da profissão de médico veterinário" 

Objetivos gerais

  • Identificar o doente com dor abdominal não específica e/ou desidratação
  • Compilar todos os sinais clínicos associados às doenças do sistema digestivo 
  • Estabelecer uma lista de diagnósticos diferenciais de um animal com vómitos e diarreia
  • Gerar conhecimentos anatómicos especializados sobre o sistema digestivo
  • Conhecer os testes específicos de diagnóstico laboratorial e de imagem para o sistema digestivo
  • Reconhecer as patologias associadas com os sistemas urinário e reprodutor
  • Identificar os sinais clínicos mais comuns e o(s) órgão(s) mais provável(is) envolvido(s)
  • Escolher uma abordagem de diagnóstico correta
  • Aprofundar a fisiopatologia das endocrinopatias
  • Desenvolver um protocolo de diagnóstico correto para resolver estes problemas
  • Estabelecer as bases terapêuticas para cada grupo de patologias de acordo com a função glandular afetada
  • Desenvolver um plano adequado de monitorização e acompanhamento

Objetivos específicos

Módulo 1. Alterações do sistema digestivo

  • Estabelecer a anamnese e o exame físico geral do paciente com vómitos e diarreia
  • Conhecer as alterações comuns nas análises ao sangue, radiografias e ecografia abdominal
  • Gerar um plano terapêutico para o paciente com vómitos
  • Propor um plano terapêutico para o doente com diarreia e para o doente com icterícia
  • Examinar as doenças hereditárias e predispostas da raça
  • Demonstrar conhecimentos de gestão do doente desidratado e/ou em sépsis
  • Abordagem a drogas comummente usadas
  • Determinar as consequências fisiopatológicas secundárias das doenças digestivas para o resto do corpo
  • Propor recomendações dietéticas

Módulo 2. Alterações do sistema geniturinário

  • Escolher e interpretar testes e resultados
  • Desenvolver uma linha de orientação terapêutica correta 
  • Estabelecer uma abordagem correta no acompanhamento de problemas crónicos

Módulo 3. Alterações do sistema endócrino

  • Abordar as endocrinopatias mais comuns
  • Identificar sinais clínicos de patologias sistémicas
  • Propor e realizar as diferentes técnicas de diagnóstico laboratorial para o diagnóstico destas patologias
  • Elaborar um diagnóstico diferencial completo para chegar a um diagnóstico definitivo das endocrinopatias
  • Gerar um plano terapêutico apropriado de acordo com a patologia e um plano de monitorização e acompanhamento apropriado de acordo com a patologia
##IMAGE##

Junte-se à maior universidade online do mundo”

Curso de Especialização em Patologias Digestivas, Geniturinárias e Endócrinas em Animais de Pequeno Porte

O competitivo setor da medicina veterinária moderna oferece melhores oportunidades de crescimento aos profissionais com um maior grau de preparação em diversas áreas. Compreendendo esta situação, e com a intenção de oferecer alternativas académicas de qualidade, na TECH Universidade Tecnológica preparámos o nosso Curso de Especialização em Patologias Digestivas, Geniturinárias e Endócrinas em Animais de Pequeno Porte. Este curso de pós-graduação centrar-se-á na abordagem do profissional às novas tendências e particularidades que definem o padrão para o desenvolvimento da área, aprofundando os seguintes conceitos: conhecimento dos novos métodos de tratamento aplicados no cuidado das afecções da próstata e da uretra; os aspetos técnicos a serem considerados no desenvolvimento de um processo de gastroduodenoscopia; e as novas tecnologias e metodologias utilizadas na monitorização e acompanhamento de pacientes diabéticos.

Estude um Curso de Especialização online

O grande número de procedimentos, técnicas e fármacos aplicados no cuidado das patologias digestivas, geniturinárias e endócrinas fazem deste setor da medicina veterinária um dos mais exigentes em termos do grau de especialização e conhecimento dos seus profissionais. No nosso programa, ficará a conhecer as grandes incógnitas, desafios e dificuldades que acompanham o veterinário nas diferentes práticas deste campo, contemplando os seus possíveis métodos de resolução. Da mesma forma, aprofundará a modernização dos seguintes temas: conhecimento das novas técnicas de diagnóstico por imagem utilizadas na deteção e diagnóstico de endocrinopatias; e os diferentes protocolos utilizados na abordagem e gestão de emergências geniturinárias em casos de parafimose e prolapso.