Qualificação universitária
A maior faculdade de Medicina Veterinária do mundo”
Apresentação
Não perca a oportunidade de fazer este Curso de Especialização em Conservação da Biodiversidade. É a oportunidade perfeita para destacar e progredir na sua carreira”
Ao contrário de outras capacitações, o Curso de Especialização em Conservação da Biodiversidade aborda a gestão da fauna selvagem de um ponto de vista interdisciplinar.
As numerosas convenções sobre a Conservação da Biodiversidade, acordadas a nível internacional desde os anos 80, tornaram-se o melhor instrumento na luta contra a perda da diversidade das espécies, bem como o elo de ligação entre o esforço comum e o envolvimento de diferentes países na valorização do património natural.
Esta unificação de esforços e adoção de políticas comuns de ação internacional tem vindo a moldar o atual quadro regulamentar que, desde as suas origens até aos nossos dias, tem vindo a ser incrementado com o objetivo de garantir a regulação das principais linhas de ação neste domínio.
A gestão da fauna selvagem abrange um vasto leque de linhas de investigação e de ação, para além do estudo da vigilância sanitária e do controlo de doenças, que é normalmente a linha geral de estudo em qualificações similares. No entanto, no futuro, o profissional de Veterinária terá de enfrentar outras linhas de trabalho relacionadas com a conservação da biodiversidade, que também são amplamente desenvolvidas ao longo do plano de estudos desta especialização.
Atualmente, é difícil encontrar uma capacitação deste tipo que, ao mesmo tempo, proporcione ao aluno uma formação especializada no manuseamento dos principais programas informáticos necessários na prática diária. Atualmente, dispomos de muitas ferramentas informáticas que facilitam e aumentam o nível de qualidade do trabalho, que são consideradas necessárias.
A biologia das espécies não se baseia apenas em conhecimentos teóricos, mas também em dados espaciais e geolocalizados. A única forma de compreender e visualizar a distribuição das espécies é utilizar sistemas de informação geográfica para a representação e modelação dos seus dados.
Esta capacitação abrangente é concebida por professores que detêm o mais alto grau de especialização reconhecida, garantindo a sua qualidade em todos os aspetos, tanto clínicos como científicos da fauna selvagem. Uma oportunidade única de se especializar numa área com grande procura de profissionais, a cargo de grandes profissionais.
Forme-se connosco e aprenda os conceitos associados às populações de fauna selvagem e aos processos e interações que se desenrolam”
Este Curso de Especialização em Conservação da Biodiversidade conta com o conteúdo científico mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:
- O desenvolvimento de casos práticos apresentados por especialistas em Vida Selvagem
- Os conteúdos gráficos, esquemáticos e predominantemente práticos com que está concebido fornecem informações científicas e práticas sobre as disciplinas que são essenciais para a prática profissional
- As novidades sobre a fauna selvagem
- Os exercícios práticos onde o processo de autoavaliação pode ser efetuado a fim de melhorar a aprendizagem
- O seu especial foco em metodologias inovadoras na vida selvagem
- Aulas teóricas, perguntas ao especialista, fóruns de discussão sobre questões controversas e atividades de reflexão individual
- A disponibilidade de acesso ao conteúdo a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à Internet
Este Curso de Especialização é o melhor investimento que pode fazer ao selecionar uma capacitação de atualização em Conservação da Biodiversidade”
O seu corpo docente inclui profissionais da área veterinária, que trazem a sua experiência profissional para esta capacitação, bem como especialistas reconhecidos de sociedades líderes e universidades de prestígio.
O seu conteúdo multimédia, desenvolvido com a mais recente tecnologia educacional, irá permitir que o profissional tenha acesso a uma aprendizagem situada e contextual, isto é, um ambiente de simulação que proporcionará uma capacitação imersiva, programada para praticar em situações reais.
Esta qualificação foi concebida tendo por base uma Aprendizagem Baseada em Problemas, através da qual o especialista deve tentar resolver as diferentes situações da prática profissional que surgem ao longo do Curso de Especialização. Para isso, o profissional contará com a ajuda de um sistema inovador de vídeo interativo, criado por especialistas com vasta experiência em Fauna Selvagem.
Esta capacitação conta com o melhor material didático, o que lhe permitirá realizar um estudo contextual que facilitará a sua aprendizagem"
Este Curso de Especialização 100% online permitir-lhe-á conciliar os seus estudos com a sua profissão, enquanto aumenta os seus conhecimentos neste campo"
Objectivos
O Curso de Especialização em Conservação da Biodiversidade visa facilitar o desempenho dos profissionais dedicados à Medicina Veterinária com os últimos avanços e os tratamentos mais inovadores do setor.
Aprenderá a analisar uma das principais ameaças à perda da biodiversidade, as espécies exóticas invasoras, estabelecendo as principais linhas de ação para a sua gestão”
Objetivos gerais
- Estabelecer a base ecológica para a compreensão dos conceitos relevantes neste campo
- Desenvolver os conceitos associados às populações de fauna selvagem e os processos e interações que têm lugar
- Estabelecer as diferenças entre os diferentes tipos de espécies substitutas e a sua leitura como indicadores ambientais
- Compilar os fluxos e processos de energia que ocorrem em diferentes ecossistemas
- Desenvolver o quadro regulamentar internacional para a gestão da fauna selvagem
- Examinar os principais instrumentos legais para a conservação da biodiversidade a nível europeu
- Desenvolver os instrumentos para a conservação da biodiversidade nas três áreas principais: áreas, espécies e prevenção ambiental
- Estabelecer mecanismos de gestão em conformidade com os regulamentos desenvolvidos
- Examinar as principais ferramentas de aplicação para a conservação da biodiversidade
- Analisar os principais métodos de observação direta e indireta da fauna
- Estabelecer os fatores necessários para a conceção de um programa de monitorização
- Desenvolver os principais métodos de censo das espécies
- Escolher a metodologia de censo apropriada
Objetivos específicos
Módulo 1. Fundamentos da ecologia
- Definir os diferentes indicadores biológicos associados ao estudo das populações animais
- Desenvolver a dinâmica populacional através da definição de estratégias vitais das espécies
- Estabelecer os períodos críticos no ciclo de vida das espécies e a sua vulnerabilidade à extinção
- Estudar espécies substitutas, usando exemplos reais, e identificar diferenças e semelhanças entre elas
- Definir os princípios básicos da ecologia vegetal e das interações planta-animal
- Analisar a estrutura dos ecossistemas e a ação conjunta de vários fatores que influenciam o seu desenvolvimento
- Avaliar os fluxos e ciclos de energia que ocorrem no ambiente natural
Módulo 2. Bases regulamentares na conservação das espécies
- Desenvolver as principais linhas de ação a nível internacional na conservação da biodiversidade
- Analisar os objetivos da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção e a sua estratégia
- Desenvolver a Convenção sobre Diversidade Biológica como uma referência internacional básica sobre questões de biodiversidade
- Estabelecer a Convenção de Ramsar como um instrumento básico na conservação e utilização racional das zonas húmidas e dos seus recursos
- Analisar as principais diretivas europeias no campo da conservação da biodiversidade
- Examinar as principais estratégias de conservação da biodiversidade em Espanha e na América do Sul
Módulo 3. Gestão da vida selvagem
- Compreender as ameaças e os motores da perda de recursos naturais e da extinção das espécies
- Definir as principais estratégias para a conservação das espécies ameaçadas de extinção
- Compilar as ações a serem realizadas nos habitats e em cada um dos elos da cadeia a partir da alimentação, enquadradas dentro de quadros de gestão in-situ
- Desenvolver a criação em cativeiro e as reintroduções como dois dos principais mecanismos de gestão ex-situ
- Definir as interações entre a gestão florestal e a conservação das espécies
- Analisar o problema das espécies exóticas invasoras e definir as principais linhas de ação nesta área
- Estabelecer o papel dos diferentes organismos e instituições envolvidos na gestão da conservação e a cooperação e coordenação entre eles
Módulo 4. Censos da fauna
- Identificar métodos e ferramentas fundamentais para a identificação de rastos de animais selvagens
- Facilitar a compreensão dos parâmetros-chave na conceção de um censo da fauna selvagem
- Permitir ao aluno identificar os restos das principais espécies da fauna
- Introduzir a fotoarmadilhagem como uma das técnicas de monitorização indireta das populações
- Analisar a adequação dos censos estáticos versus dinâmicos de acordo com a espécie alvo
- Determinar os fatores determinantes para a análise da pegadas da fauna selvagem
Tome a iniciativa de se atualizar com as últimas novidades em Conservação da Biodiversidade"
Curso de Especialização em Conservação da Biodiversidade
No contexto atual, a proteção da diversidade biológica é uma das questões que requer atenção mais urgente. Ela não deve ser abordada apenas do ponto de vista dos especialistas em biologia; pelo contrário, é importante que as ações, planos, propostas e políticas voltadas para essa tarefa sejam permeadas pelas diversas perspetivas de múltiplas disciplinas. Dado o papel crescente dos profissionais veterinários nas ações dentro dos ecossistemas, na TECH Universidade Tecnológica desenvolvemos este Curso de Especialização em Conservação da Biodiversidade que, para além de estabelecer as bases ecológicas para a compreensão dos conceitos essenciais desta matéria, permitir-lhe-á aprender, analisar e familiarizar-se com os diferentes regulamentos e ferramentas utilizados no quadro internacional.
Forme-se e especialize-se na proteção da diversidade biológica
As linhas de investigação e ação nesta área cobrem um amplo espetro e requerem cada vez mais profissionais altamente qualificados. Neste sentido, aqueles que pretendam formar-se nesta área do conhecimento aprofundarão os conceitos associados às populações de animais selvagens, bem como os processos e interações que ocorrem nos ecossistemas em que se desenvolvem. Além disso, terão a capacidade de conceber programas de monitorização utilizando os principais métodos, como a observação direta e indireta, estabelecendo os fatores necessários e tendo em conta os três eixos principais: espaços, espécies e prevenção ambiental.
Especialize-se na maior universidade digital do mundo
Na TECH Universidade Tecnológica oferecemos-lhe um programa único. Terá a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos e competências a partir de uma abordagem interdisciplinar. Poderá também adquirir as competências necessárias através do estudo de casos reais e da resolução de situações complexas com a utilização de mecanismos e ferramentas específicas que lhe permitirão atuar habilmente na sua vida profissional.