Experiência

O Dr. Jeremy Gibbons é considerado uma eminência internacional pelas suas contribuições no campo da Metodologia da Programação e as suas aplicações na Engenharia de Software. Durante mais de duas décadas, este especialista associado ao Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Oxford impulsionou diferentes projetos de desenvolvimento cujos resultados mais palpáveis são aplicados por informáticos de diversas partes do mundo.

O seu trabalho abrange áreas como a programação genérica, os métodos formais, a biologia computacional, a bioinformática e a conceção de algoritmos com Haskell. Este último foi desenvolvido extensivamente em conjunto com o seu mentor, o Dr. Richard Bird.

Na sua função de Diretor do Grupo de Investigação em Álgebra de Programação, Gibbons propiciou avanços relacionados ás Linguagens de Programação Funcional e à Teoria de Padrões em Programação. Ao mesmo tempo, as aplicações das suas inovações têm sido ligadas ao setor de saúde, como demonstra a sua colaboração com o CancerGrid e o Datatype-Generic Programming. Estas e outras iniciativas refletem o seu interesse em resolver problemas práticos na investigação do cancro e na informática clínica.

Além disso, Gibbons também deixou uma marca significativa como Editor Chefe de publicações académicas no The Journal of Functional Programming e no The Programming Journal: The Art, Science, and Engineering of Programming. Através dessas responsabilidades, realizou uma intensa divulgação e disseminação do conhecimento. Além disso, liderou várias cátedras de estudo vinculadas a instituições de renome, como a Universidade Oxford Brookes e a Universidade de Auckland, Nova Zelândia.

É também membro do Grupo de Trabalho 2.1 sobre Linguagens Algorítmicas e Cálculos da Federação Internacional para o Processamento da Informação (IFIP). Com esta organização, assegura a manutenção das linguagens de programação ALGOL 60 e ALGOL 68.

  • Diretor do Programa de Engenharia de Software da Universidade de Oxford, Reino Unido
  • Subdiretor do Laboratório de Informática e do Departamento de Ciências da Computação, Universidade de Oxford
  • Professor no Kellogg College, na Oxford Brookes University e na Universidade de Auckland, Nova Zelândia
  • Diretor do Grupo de Investigação em Álgebra de Programação
  • Editor-chefe das revistas The Art, Science, and Engineering of Programming e Journal of Functional Programming
  • Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Oxford
  • Licenciatura em Ciências da Computação, Universidade de Edimburgo
  • Membro de:
    • Grupo de Trabalho 2.1 sobre Linguagens Algorítmicas e Computação da Federação Internacional de Processamento de Informação (IFIP).
Programas nos quais colabora

1 /