Experiência

A Dra. Teresa Bas Hermida foi uma das primeiras mulheres cirurgiãs da coluna vertebral em Espanha, tendo-se tornado uma referência nesta disciplina. É Diretora da Unidade de Coluna Vertebral para Adultos e Crianças do Departamento de Cirurgia Ortopédica e Traumatologia do Hospital Universitário e Politécnico La Fe de Valência.

Concilia a sua prática assistencial com a investigação, como Investigadora Principal do projeto para a Identificação de Biomarcadores baseados em MicroRNAs Circulantes para o Diagnóstico e Prognóstico da Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA). É também co-inventora do dispositivo ScoliPro, uma técnica inovadora para a deteção e monitorização da EIA que, até agora, só podia ser monitorizada com raios X. Desenvolveu também, em conjunto com outros investigadores, biomarcadores que permitem o diagnóstico e o prognóstico da EIA através de uma análise ao sangue.

Noutra ordem de prioridades, a Dra. Bas Hermida, juntamente com a sua equipa, realizou uma intervenção cirúrgica de correção de escoliose pioneira em Espanha num paciente de catorze anos. A sua prestigiosa carreira profissional foi reconhecida com o prémio para um dos 25 melhores Médicos Traumatologistas de Espanha.

  • Médica Especialista em Cirurgia Ortopédica e Traumatologia
  • Diretora da Unidade de Coluna Vertebral para Adultos e Crianças do Departamento de Cirurgia Ortopédica e Traumatologia do Hospital Universitário e Politécnico La Fe de Valência
  • Investigadora do Instituto de Investigação em Saúde La Fe
  • Vice-Presidente da Sociedade para o Estudo das Doenças da Coluna Vertebral
  • Licenciatura em Medicina pela Universidade de Valência
Programas nos quais colabora

1 /