Apresentação

Um programa centrado no conceito de stress desencadeado por uma situação crítica com o qual pode aperfeiçoar as suas competências profissionais em matéria de intervenção psicológica 100% online”

##IMAGE##

A tensão emocional gerada por uma situação extrema ou crítica provoca um desequilíbrio na produção de cortisol, glucocorticoides e adrenalina, cujos níveis sobem, favorecendo o aparecimento da sensação de stress. A incapacidade de gerir esta reação pode afetar gravemente a saúde da vítima e do seu organismo, favorecendo o aparecimento de doenças relacionadas com o sistema cardiovascular, imunitário ou endócrino, bem como de perturbações que condicionam o seu desenvolvimento psicossocial, como a ansiedade ou a depressão. 

É por isso que a intervenção rápida dos profissionais de psicologia é essencial, não só para abordar a situação com base nas necessidades do paciente, mas também para lhe fornecer as chaves para gerir as suas emoções e evitar assim uma deterioração do seu estado cognitivo-comportamental devido ao stress pós-traumático. No entanto, como se trata de uma área em investigação contínua, muitos profissionais têm dificuldade em manter-se atualizados. Por esta razão, a TECH e a sua equipa de especialistas consideraram necessário desenvolver uma certificação que reunisse as informações mais recentes relacionadas com a resposta humana ao stress.

Surge assim este curso, um programa 100% online, através do qual os formandos poderão aprofundar o conceito deste sentimento, bem como as sequelas da doença e as técnicas terapêuticas mais inovadoras e eficazes para a sua gestão e prevenção. Tudo isto através de 150 horas de conteúdos diversificados, incluindo casos práticos baseados em situações reais, para que o profissional, para além de aumentar os seus conhecimentos, possa melhorar, de forma garantida, as suas competências na intervenção psicológica em situações críticas. 

Conhecer em pormenor as melhores estratégias de gestão do stress pós-traumático permitir-lhe-á ajudar os seus pacientes na prevenção de doenças relacionadas com o stress pós-traumático”

Este curso de Conceito de Stress e Sequelas da Situação Crítica conta com o conteúdo educacional mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:

  • O desenvolvimento de estudos de casos apresentados por especialistas em Psicologia e Serviços de Urgência
  • O conteúdo gráfico, esquemático e eminentemente prático com que está concebido fornece informações científicas e práticas sobre as disciplinas que são essenciais para a prática profissional
  • Exercícios práticos onde o processo de autoavaliação pode ser levado a cabo a fim de melhorar a aprendizagem
  • A sua ênfase especial em metodologias inovadoras
  • Lições teóricas, perguntas ao especialista, fóruns de discussão sobre questões controversas e atividades de reflexão individual
  • A disponibilidade de acesso ao conteúdo a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à Internet

Consegue identificar as diferenças entre stress e ansiedade? Com este curso irá trabalhar cada um delas, bem como as melhores estratégias para a sua prevenção”

O corpo docente do curso inclui profissionais do setor que trazem a sua experiência profissional para esta capacitação, para além de especialistas reconhecidos de sociedades de referência e universidades de prestígio.

O seu conteúdo multimédia, desenvolvido com a mais recente tecnologia educacional, permitirá aos profissionais receberem uma aprendizagem situada e contextual, ou seja, um ambiente simulado que proporcionará uma capacitação imersiva programada para se preparar em situações reais.

A conceção deste programa centra-se na Aprendizagem Baseada em Problemas, através da qual o profissional deve tentar resolver as diferentes situações de prática profissional que surgem ao longo do curso académico. Para tal, contará com a ajuda de um sistema inovador de vídeo interativo desenvolvido por especialistas reconhecidos.

Se está interessado na resposta biológica e bioquímica ao stress, este programa também se debruça sobre as alterações físicas do organismo"

##IMAGE##

Irá aprofundar os diferentes tipos de stress identificados até à data, bem como as chaves para os diagnosticar e as táticas terapêuticas mais eficazes para os tratar"

Objectivos

As consequências do stress pós-traumático podem ter consequências graves para a vítima de uma situação crítica. Por este motivo, a intervenção do psicólogo deve ser efetuada de forma consensual e com base nas estratégias terapêuticas mais inovadoras e eficazes. É por isso que o objetivo deste curso é fornecer aos formandos toda a informação necessária para se atualizarem nesta área, sendo capaz de implementar na sua prática as melhores técnicas de intervenção, bem como os protocolos de gestão e prevenção  do stress e da ansiedade.

##IMAGE##

Se pretende tornar-se um psicólogo mais bem preparado para assistir vítimas de situações críticas com stress pós-traumático, este curso é perfeito para si”

Objetivos gerais

  • Aprofundar o conceito de stress e a resposta humana associada ao stress quando uma pessoa sofre uma situação crítica 
  • Conhecer em pormenor as diferentes respostas ao stress e à ansiedade que o doente pode apresentar, bem como as estratégias mais eficazes para as gerir 

Objetivos específicos

  • Estudar o processo bioquímico e biológico do stress e as consequências da resposta de ativação do stress no organismo
  • Estudar os tipos de emoções básicas e o seu papel quando o organismo se encontra numa situação de stress
  • Conhecer a forma como a resposta ao stress se desenvolve no indivíduo
  • Estudar a teoria do limiar e os mecanismos de resposta psicológica quando o indivíduo se encontra numa situação de stress

posgrado concepto estres secuelas situacion critica

Um programa que se adapta às suas necessidades, sem horários nem aulas presenciais, e através do qual se tornará, sem dúvida, um profissional de psicologia mais bem preparado”

Curso de Conceito de Stress e Sequelas da Situação Crítica.

O stress é uma resposta normal do organismo a situações desafiantes que podem ameaçar a estabilidade emocional e a saúde física do indivíduo. Em psicologia, o stress é definido como um processo contínuo e dinâmico em que alguém experimenta exigências externas ou internas que ameaçam o seu bem-estar. Estas exigências podem ser stressores ambientais (como o ruído, a poluição, a sobrecarga de trabalho, etc.) ou stressores interpessoais (como conflitos com colegas de trabalho, problemas familiares, etc.).

As sequelas de situações críticas são as consequências que as pessoas podem sofrer depois de terem vivido situações extremas ou muito chocantes, como um acidente, uma catástrofe natural, violência, guerra, entre outras. Estas sequelas ou sintomas podem assumir a forma de perturbações psicológicas como a perturbação de stress pós-traumático (PTSD), ansiedade, depressão e stress crónico.

A perturbação de stress pós-traumático (PTSD) é uma perturbação de ansiedade que ocorre depois de se viver ou testemunhar um acontecimento violento ou traumático. Os seus sintomas podem incluir: re-experienciar os acontecimentos, evitar situações relacionadas com o trauma, aumento da excitação, problemas de sono, hipervigilância, ansiedade, entre outros.

A ansiedade é uma resposta emocional a situações stressantes, podendo manifestar-se como preocupação, medo, apreensão, mal-estar, inquietação, insegurança, entre outros.

A depressão é uma perturbação psicológica caraterizada por tristeza persistente, perda de interesse em actividades anteriormente agradáveis, falta de energia, fadiga e perturbações do sono e do apetite.

O stress crónico refere-se ao stress prolongado, que se mantém ao longo do tempo sem resolução. Pode provocar sintomas físicos e emocionais, tais como fadiga crónica, dores de cabeça, perturbações gastrointestinais, problemas de memória, perturbações do sono, ansiedade e depressão.

Os Conceito de Stress e Sequelas da Situação Crítica em psicologia referem-se à resposta do corpo e da mente a situações stressantes e extremas, e às consequências que podem ter na saúde emocional e física do indivíduo.