Qualificação universitária
A maior faculdade de Jornalismo e Comunicação do mundo”
Apresentação
Aprenda tudo o que pode tirar da sua câmara até atingir uma eficiência que a torne praticamente uma parte de si, permitindo-lhe adquirir a máxima velocidade de reação e pensamento profissional"
A Técnica Fotográfica é a base de qualquer fotógrafo ou fotojornalista que pretenda ter um futuro profissional neste campo. É por isso que é tão importante conhecer o lado mais teórico desta profissão que é, na realidade, tão prática.
Para poder criar imagens que correspondam à realidade ou ao que o fotógrafo ou fotojornalista pretende retratar, é necessário que o profissional tenha um conhecimento perfeito do equipamento que tem nas mãos. Uma boa fotografia é muitas vezes o resultado de uma situação que dura apenas um milésimo de segundo. O utilizador da câmara deve estar pronto para fotografar a qualquer momento sem ter de parar para pensar no funcionamento do seu dispositivo. Este é um dos principais objetivos deste módulo: que o fotógrafo ou fotojornalista sinta que a câmara é quase uma parte de si próprio e conheça todas as suas partes como se fossem suas.
O mesmo se aplica aos conceitos técnicos que compõem o desenvolvimento fotográfico de uma imagem. Quando um fotógrafo ou fotojornalista começa a dar os primeiros passos nesta área, é normal ter dúvidas sobre aspetos como a utilização do histograma ou do balanço de brancos, ou não saber medir corretamente a luz. Este módulo abrange todos os conceitos que um fotógrafo profissional precisa de conhecer em profundidade para poder captar imagens de qualidade.
Saber utilizar uma máquina fotográfica, tanto na sua parte física como nas suas configurações técnicas, é a base essencial de que qualquer fotógrafo ou fotojornalista necessita para desenvolver com êxito a sua atividade profissional.
Por último, este módulo aborda também alguns dos materiais fotográficos de que um profissional pode necessitar para o correto desenvolvimento da sua atividade.
Uma fotografia que cause impacto deve ser tecnicamente perfeita e visível para o espetador. E, em segundo lugar, o fotógrafo ou fotojornalista deve saber analisar a situação a fotografar para saber de onde e de que forma é melhor captar o que está a acontecer de modo a causar impacto, a provocar uma reação no espetador ou, pelo menos, a atrair a sua atenção.
As regras e leis da composição são um ponto fundamental deste módulo, uma vez que são a base a partir da qual o profissional cria imagens que, como já foi referido, causam impacto no espetador.
Também abordará a forma de utilizar a luz para obter uma imagem perfeita e como jogar com o contraste e o equilíbrio para que a fotografia não passe despercebida.
Por último, este módulo centra-se numa parte mais abstrata, mas igualmente importante, da fotografia, que é a forma de transmitir uma ideia através da simbologia e da psicologia que lhe está subjacente. Para o efeito, utilizaremos a perspetiva, os pontos de vista e a cor, ou falta dela, na criação de fotografias perfeitas.
Para estabelecer e visualizar todos estes conceitos e poder aplicá-los em situações reais, serão estudados casos reais de utilização de todos os anteriores e a sua intenção comunicativa, bem como os seus sucessos e erros.
O trabalho do fotojornalista pode ser muito diversificado. Embora grande parte do seu trabalho seja feito no local, capturando provas gráficas de eventos dignos de notícia, é também importante que conheça e domine o estúdio fotográfico e todo o equipamento e acessórios que nele se encontram.
Retratar o protagonista de uma entrevista, mostrar o produto estudado numa reportagem ou fotografar para o editorial de uma publicação são alguns exemplos de casos em que o trabalho de estúdio se torna essencial.
Os estúdios fotográficos mudaram substancialmente nos últimos anos, tal como a tecnologia neles utilizada. Alguns pontos de viragem foram a mudança da fotografia analógica para a digital ou a substituição da iluminação tradicional pela iluminação LED.
Neste módulo, serão estudados os fundamentos teóricos e práticos necessários para trabalhar num estúdio fotográfico, começando pela criação do seu próprio estúdio, seguido da utilização das ferramentas necessárias e da utilização de técnicas de iluminação com luz contínua e luz de flash. Por último, será feita uma análise de algumas das ferramentas de software mais utilizadas nas diferentes tarefas realizadas no estúdio.
Numa outra secção, serão abordadas as chaves da revelação digital, bem como os principais softwares e ferramentas para obter um resultado profissional. Para proceder ao seu desenvolvimento, será proposta uma estrutura que partirá do contexto desta evolução fotográfica e dos seus limites e aplicações na profissão jornalística.
Seguir-se-á uma explicação linear do processo mais adequado para uma revelação eficaz, tanto em termos de tempo como de qualidade do desenvolvimento. Por esta razão, será incluída uma introdução ao Adobe Bridge como software de organização de ficheiros, onde serão exploradas em profundidade as suas principais funcionalidades e as possibilidades que abre quando combinado com outros programas como o Photoshop ou o Lightroom.
O Adobe Photoshop será uma das partes essenciais, uma vez que é o software por excelência para a revelação, edição e retoque de fotografias. Estes três pilares serão estudados de forma segmentada e organizada de acordo com as necessidades do profissional ao efetuar qualquer modificação para fins editoriais ou de design numa fotografia. O programa será apresentado, os seus destaques e a sua interface serão explicados e a sua aplicação prática será sempre explorada nos momentos em que possa ser necessário utilizar este programa da Adobe.
Além disso, será dada especial atenção a duas ferramentas específicas de revelação digital, o Adobe Lightroom e o Capture One. Neste caso, será dada especial ênfase às fórmulas destas duas opções de revelação, às suas definições mais importantes e à forma como os parâmetros devem ser modificados em cada software para obter o melhor resultado dentro dos limites éticos do fotojornalismo. Além disso, os alunos serão introduzidos à criação dos seus próprios estilos de edição como predefinições para acelerar o seu trabalho como fotojornalistas.
Por último, em alternativa a tudo o que precede, será dedicado um tópico exclusivo a um conjunto de recursos online gratuitos para uma revelação de qualidade. Alguns poderão ser transferidos e utilizados a partir do ambiente de trabalho e outros exigirão uma ligação à internet, mas todos constituirão uma alternativa sólida para quem não tem o pacote Adobe ou o Capture One durante uma sessão fotográfica.
Uma aprendizagem completa dos fundamentos teóricos e práticos necessários para trabalhar num estúdio fotográfico"
Este Curso de especialização de Técnica Fotográfica conta com o conteúdo educacional mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:
- A mais recente tecnologia em software de ensino online
- Um sistema de ensino extremamente visual, apoiado por conteúdos gráficos e esquemáticos que são fáceis de assimilar e compreender
- O desenvolvimento de casos práticos apresentados por especialistas no ativo
- Sistemas de vídeo interativos de última geração
- Ensino apoiado pela teleprática
- Sistemas de atualização e requalificação contínua
- Aprendizagem autorregulada: total compatibilidade com outras profissões
- Exercícios práticos de autoavaliação e verificação da aprendizagem
- Grupos de apoio e sinergias educativas: perguntas ao especialista, fóruns de discussão e conhecimento
- Comunicação com o professor e trabalhos de reflexão individual
- Disponibilidade de acesso aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à Internet
- Bases de dados com documentação de apoio permanentemente disponíveis, inclusive após o Curso de Especialização
Todos os conhecimentos necessários para lidar com confiança com as diferentes situações que surgem no exercício desta profissão, dando-lhe a agilidade necessária para tomar decisões rápidas"
O corpo docente do Curso de especialização em Técnica Fotográfica tem vasta experiência no ensino universitário, tanto em cursos de graduação como de pós-graduação, e também como profissionais no ativo, o que lhes permite conhecer em primeira mão a profunda transformação que este setor está a sofrer com a incorporação de novos modelos de espetador ou recetor das mensagens, controlo de redes, etc. A experiência direta, conhecimentos e capacidade de análise do corpo docente são a melhor fonte para apreender os fundamentos do presente e do futuro de uma profissão vocacional e apaixonante para os amantes do desporto e da comunicação.
A metodologia própria da TECH Universidade de Tecnologia, em formato online, permite quebrar as barreiras impostas pelas obrigações laborais e a difícil conciliação com a vida pessoal.
Todo este compêndio educativo faz deste Curso de especialização uma compilação de alta qualidade de todos os aspetos relevantes e essenciais para tornar o jornalista profissional num autêntico especialista nesta profissão.
Com os mais recentes softwares e ferramentas de revelação digital, aprenderá a implementar os avanços mais eficazes neste trabalho"
Um percurso completo com o qual acabará por dominar todos os aspetos da máquina fotográfica, desde as suas características físicas até à parte técnica da sua utilização"
Programa de estudos
O conteúdo deste Curso de especialização permitir-lhe-á aprender tudo o que pode conseguir com os meios técnicos disponíveis para tirar fotografias. Através das diferentes disciplinas envolvidas nesta área, o aluno completará um prlano de estudos abrangente e bem estruturado que o conduzirá aos mais elevados padrões de qualidade e sucesso. Uma revisão completa que o levará, de uma forma estimulante e intensiva, ao mais alto nível da sua aprendizagem.
Um estudo intensivo organizado de forma a que a sua aprendizagem seja constante, estimulante e muito eficaz, convertendo o seu esforço em capacidade real de trabalho"
Módulo 1. Técnica Fotográfica no Fotojornalismo
1.1. Como funciona uma câmara
1.1.1. Tipos de câmaras
1.1.2. Interior de uma câmara reflex analógica
1.1.3. Interior de uma câmara reflex digital
1.1.4. Partes de uma câmara reflex digital
1.1.5. Funcionamento de uma câmara reflex digital
1.1.3. Diferenças entre câmaras reflex e câmaras sem espelho
1.1.7. Modos de disparo
1.2. Píxeis e impressão
1.2.1. O que são píxeis e o que indicam?
1.2.2. Píxeis e resolução
1.2.3. O sensor da câmara e os seus tipos
1.2.4. Tamanho e proporção do sensor
1.2.5. Sensibilidade do sensor
1.2.3. Relação entre resolução e impressão
1.2.7. Como escolher um sensor?
1.3. Espaços de cor
1.3.1. O espetro de luz visível e o espaço de cor
1.3.2. A colorimetria e o diagrama de cromaticidade
1.3.3. RGB, CMYK, LAB: O que é que são? As suas diferenças
1.3.4. Outros modos de cor
1.3.5. Perfis de cor
1.3.3. Com que modo é melhor trabalhar?
1.3.7. Cor e modos de impressão
1.4. Exposição, velocidade e ISO
1.4.1. O triângulo de exposição e os modos de câmara
1.4.2. A abertura
1.4.3. A velocidade
1.4.4. A sensibilidade ISO
1.4.5. A passagem da luz
1.4.3. A lei da reciprocidade
1.4.7. Exemplos de exposição correta
1.5. Histograma
1.5.1. O que é e para que serve?
1.5.2. A gama dinâmica
1.5.3. Como ler um histograma?
1.5.4. Compensação da exposição
1.5.5. Exceções ao histograma perfeito
1.5.5.1. Alto e baixo tom
1.5.5.2. Alto contraste e baixo contraste
1.5.3. Correção de um histograma a posteriori
1.3. Medição da luz
1.3.1. O que é a medição da luz?
1.3.2. Como se mede a luz?
1.3.2.1. O que é um medidor de exposição e como se utiliza?
1.3.3. Tipos de medição: luz incidente e refletida
1.3.4. Modos de medição e diferenças entre a Canon e a Nikon
1.3.5. Como medir corretamente a luz?
1.3.3. Medição em câmaras com espelho e sem espelho
1.7. Equilíbrio de brancos
1.7.1. O que é o equilíbrio de brancos?
1.7.2. Necessidade do equilíbrio de brancos
1.7.3. A temperatura de cor
1.7.4. Modos de equilíbrio de brancos
1.7.5. Equilíbrio de brancos não neutro
1.7.3. Ajuste do equilíbrio de brancos (consoante o tipo de luz)
1.7.7. Correção do equilíbrio de brancos na pós-produção
1.4. Óticas
1.4.1. O que é a ótica?
1.4.2. O que são as lentes?
1.4.3. Partes físicas de uma lente
1.4.4. Principais características das lentes
1.4.5. Tipos de lentes
1.4.5.1. De acordo com as características da distância focal
1.4.5.2. Especiais
1.4.5.3. De acordo com a geometria de projeção
1.4.3. Que lente escolher consoante o tipo de fotografia?
1.4.7. O estabilizador, motor de focagem e duplicador: opções a considerar
1.9. Extensões da imagem
1.9.1. Tipos de imagens
1.9.1.1. Mapa de bits
1.9.1.2. Imagens vetoriais
1.9.2. Compressão nos formatos de imagem
1.9.3. Formatos de imagens rasterizadas
1.9.4. Formatos de imagens vetoriais
1.9.5. Formatos de disparo da câmara
1.9.3. RAW e JPG: Qual é o melhor?
1.9.7. Extensões da imagem e redes sociais
1.10. Principais acessórios
1.10.1. Vantagens dos acessórios ou porquê utilizar acessórios para câmaras?
1.10.2. Bateria externa
1.10.3. Disparador remoto
1.10.4. Flash e difusor de flash
1.10.5. Filtros
1.10.3. Mochila
1.10.7. Proteção da lente
1.10.4. Cartões de memória
1.10.9. Tripé ou monopé
Módulo 2. A fotografia perfeita no Fotojornalismo
2.1. O que é a fotografia perfeita?
2.1.1. Técnica, criatividade ou sentimento
2.1.2. Material fotográfico
2.1.3. Referências fotográficas
2.1.4. A fotografia perfeita em função do seu objetivo
2.1.5. A evolução do conceito de fotografia perfeita
2.1.3. A necessidade da edição para obter a fotografia perfeita
2.2. A profundidade de campo
2.2.1. O que é a profundidade de campo?
2.2.2. Para que serve a profundidade de campo?
2.2.3. Fatores da profundidade de campo
2.2.3.1. Abertura do diafragma
2.2.3.2. Distância de focagem
2.2.3.3. Distância focal
2.2.3.4. Círculo de confusão
2.2.4. Profundidade de campo e sensor
2.2.5. Tipos de profundidade de campo
2.2.3. A distância hiperfocal
2.2.7. Bokeh e desfocagem
2.3. A focagem
2.3.1. O que é a focagem?
2.3.2. Métodos de focagem
2.3.3. Modo de focagem manual
2.3.4. Modo e tipos de focagem automática
2.3.5. Diferença entre focagem simples e contínua
2.3.3. Os pontos de focagem
2.3.3.1. O que são os pontos de focagem?
2.3.3.2. Como utilizar os pontos de focagem?
2.3.3.3. Os pontos de focagem de tipo cruzado
2.3.7. Áreas de focagem
2.3.4. Separar a focagem
2.3.9. O focus peaking
2.4. O enquadramento
2.4.1. O que é o enquadramento?
2.4.2. Como é utilizado o enquadramento?
2.4.3. Tipos de enquadramentos
2.4.3.1. Segundo a relação de aspeto
2.4.3.2. Segundo a orientação
2.4.4. O reenquadramento
2.4.2. Melhorar o enquadramento
2.5. A composição
2.5.1. O que é a composição em fotografia?
2.5.2. Importância da composição
2.5.3. Por onde começar a compor?
2.5.4. Elementos e ferramentas de composição
2.5.5. Composição e enquadramento
2.5.3. A composição no cinema
2.5.7. Fases da composição
2.5.7.1. Pré-composição: observar, estabelecer relações, imaginar o resultado
2.5.7.2. Composição: divisão em zonas de interesse, definição da profundidade de campo, verificação do resultado
2.5.7.3. Processamento: escolha, reflexão, edição possível
2.6. Elementos técnicos da composição
2.6.1. Elementos formais: ponto, linha, forma e contorno
2.6.2. Elementos visuais: volume, texturas, padrões e ritmo
2.6.3. Perspetiva e objetivos
2.7. As regras e leis da composição
2.7.1. A regra dos terços
2.7.2. A lei do horizonte
2.7.3. A utilização de linhas
2.7.4. O ponto de fuga
2.7.2. A lei do olhar
2.7.3. A regra do movimento
2.7.7. O espaço negativo
2.7.4. A repetição de elementos
2.7.9. O interesse em grupos de três
2.7.10. O ambiente natural
2.7.11. A simetria
2.7.12. A regra de ouro
2.8. A utilização da luz
2.8.1. Propriedades da luz
2.8.1.1. Qualidade da luz
2.8.1.2. Direção da luz
2.8.1.3. Intensidade da luz
2.8.1.4. Cor da luz
2.8.2. Fontes de luz
2.8.3. Medição da luz
2.8.4. Meios de controlo da luz
2.8.5. Iluminação interior e exterior
2.8.3. Técnicas especiais
2.8.3.1. Fotografia de alto contraste
2.8.3.2. Longa exposição
2.8.3.3. Lightpaiting
2.9. Contraste e equilíbrio
2.9.1. A dualidade da realidade e o seu impacto na nossa visão fotográfica
2.9.2. O que é o contraste?
2.9.2.1. Tipos de contraste
2.9.2.2. Os contrastes mais comuns
2.9.3. O que é o equilíbrio?
2.9.3.1. Tipos de equilíbrio
2.9.4. Tensão na fotografia
2.9.5. O peso visual
2.9.6. Aplicar contraste e equilíbrio para obter a fotografia perfeita
2.10. Simbologia e psicologia
2.10.1. Psicologia e fotografia
2.10.2. A psicologia da cor
2.10.3. A utilização do preto e branco
2.10.4. Pontos de vista ou angulação
2.10.5. A utilização da perspetiva
2.10.5.1. Tipos de perspetiva
2.10.5.2. A perspetiva criativa
2.10.3. Criatividade e fotojornalismo
2.10.7. Casos de estudo
2.10.7.1. “The American way of life”, Margaret Bourke-White
2.10.7.2. Trump no Times e na EFE
2.10.7.3. Emilio Morenatti e a teleobjetiva
Módulo 3. Fotografia de estúdio em Fotojornalismo
3.1. O estúdio fotográfico: criar o seu próprio estúdio
3.1.1. Introdução
3.1.2. O estúdio fotográfico: antecedentes
3.1.3. Montagem e desmontagem do estúdio fotográfico
3.2. A sessão fotográfica
3.2.1. Introdução
3.2.2. Configuração dos parâmetros técnicos do dispositivo de captação
3.2.3. Óticas e distâncias focais: profundidade de campo e focagem seletiva
3.3. Ferramentas para medição e controlo da luz
3.3.1. Introdução
3.3.2. Grandezas e unidades fotométricas
3.3.3. Dispositivos de medição
3.3.4. Cartas de ajuste
3.4. Conceitos básicos de iluminação para o estúdio fotográfico
3.4.1. Introdução
3.4.2. O esquema básico de iluminação
3.4.3. Estilos básicos de iluminação
3.5. Luz contínua Vs. Luz flash
3.5.1. Introdução
3.5.2. O flash de mão
3.5.3. Modos de medição: manual, TTL, bounce e remoto. Strobist
3.5.4. Iluminação de estúdio. Flash de estúdio
3.5.5. Iluminação mista
3.6. Filtros para fotografia
3.6.1. Introdução
3.6.2. Tipos de filtros
3.7. Métodos de controlo da luz: acessórios de iluminação
3.7.1. Introdução
3.7.2. Acessórios para reflexão da luz
3.7.3. Acessórios para difusão de luz
3.7.4. Acessórios para recorte de luz
3.7.5. Outros acessórios de iluminação
3.4. Fotografia de Estúdio I: projetos de retrato e moda
3.4.1. Evolução e tendências da fotografia de retrato e de moda
3.4.2. Estilismo no retrato
3.4.3. Técnicas de iluminação para retratos e moda
3.9. Fotografia de Estúdio II: projetos de natureza-morta e publicidade
3.9.1. Técnicas de colocação em cena para projetos de fotografia de natureza-morta e de publicidade
3.9.2. Técnicas de iluminação e composição de objetos com diferentes materiais, texturas e cores em naturezas-mortas
3.9.3. Técnicas de captação e iluminação de elementos de pequenas dimensões
3.10. Usabilidade das aplicações para a fotografia em estúdio:
3.10.1. Ferramentas para a criação de esboços de iluminação
3.10.2. Ferramentas para medição da luz
Módulo 4. Edição e revelação digital em fotojornalismo
4.1. A revelação digital
4.1.1. Definição de revelação digital no jornalismo
4.1.2. Quando é que a revelação digital é necessária no jornalismo?
4.1.3. Limites da revelação digital no jornalismo
4.1.4. Principais programas ou pacotes profissionais
4.1.5. Exemplos de aplicações práticas da revelação digital no jornalismo
4.1.6. Bibliografia
4.2. Adobe Bridge
4.2.1. Características gerais do Adobe Bridge
4.2.2. Principais utilizações do Adobe Bridge
4.2.3. Interface básica do programa
4.2.4. Organização e filtragem de ficheiros
4.2.5. Edição básica de ficheiros
4.2.6. Combinar o Adobe Bridge com outros softwares da Adobe
4.2.7. Exportação e publicação de ficheiros e lotes
4.3. Adobe Photoshop
4.3.1. Principais características do Adobe Photoshop
4.3.2. Principais utilizações do Adobe Photoshop
4.3.3. Interface fotográfica do programa
4.3.4. Importação de imagens
4.3.5. Exportação e publicação de imagens
4.4. Revelação digital em Adobe Photoshop
4.4.1. O conceito de edição no Photoshop
4.4.1.1. Estabelecer o espaço de trabalho
4.4.2. Principais ajustes de uma imagem
4.4.3. Edição de uma imagem: brilho, níveis e curvas
4.4.4. Edição de uma imagem: intensidade, tom e saturação
4.4.5. Edição de uma imagem: outros recursos
4.5. Técnicas de retoque no Adobe Photoshop
4.5.1. O conceito de retoque no Photoshop
4.5.2. Principais ferramentas de retoque
4.5.3. Retoques mais comuns
4.5.3.1. Remoção de superfícies para composições
4.5.3.2. Desfocagem de rostos
4.5.3.3. Recorte de formas
4.5.3.4. Retoques faciais
4.5.4. Retoques criativos
4.5.4.1. Caricaturas
4.5.4.1. Especiais
4.5.5. Criação e utilização de predefinições no Photoshop
4.6. Adobe Lightroom
4.6.1. Características gerais do Adobe Lightroom
4.6.2. Principais utilizações do Adobe Lightroom
4.6.3. Interface aprofundada do programa
4.6.4. Importação e classificação de imagens
4.6.5. Revelação básica de imagens
4.6.5.1. Recorte de imagens
4.6.6. Exportação de imagens
4.6.6.1. Formatos de exportação recomendados
4.6.6.2. Adição de marcas de água
4.7. Técnicas de revelação digital no Adobe Lightroom
4.7.1. Introdução ao painel de revelação
4.7.2. Edição do histograma
4.7.3. Edição do painel "Básico
4.7.4. Edição da "curva de tonalidade”
4.7.5. Edição de tom, saturação e luminância
4.7.6. Divisão de tons e detalhes
4.7.7. Correções de lente
4.7.4. Outros recursos: Transformar", "Efeitos" e "Calibração"
4.7.9. Edição de uma imagem a preto e branco
4.7.10. Criação e utilização de predefinições no Lightroom
4.8. Capture One
4.8.1. Características gerais do Capture One
4.8.2. Principais utilizações do Capture One
4.8.3. Interface aprofundada do programa
4.8.4. Importação de imagens
4.8.5. Importar um catálogo do Lightroom
4.8.6. Metadados e organização de imagens
4.8.7. Exportação de imagens
4.9. Revelação digital no Capture One
4.9.1. Introdução à revelação do Capture One
4.9.2. Conceito de camadas e máscaras
4.9.3. Exposição, histograma e outros valores
4.9.4. Edição de cor
4.9.5. Edição de focagem e ruído
4.9.6. Edição de lente e recorte
4.9.7. Estilos e predefinições
4.10. Recursos de revelação digital gratuitos
4.10.1. Pixrl
4.10.2. Gimp
4.10.3. PhotoFiltre
4.10.4. PhotoScape
4.10.5. Darktable
4.10.6. Photoshop Express
4.10.7. Ribbet
4.10.4. BeFunky
4.10.9. InPixio
Terá a segurança que apenas os conhecimentos mais atuais podem oferecer ao profissional"
Curso de Especialização em Técnica Fotográfica
Na TECH Universidade Tecnológica convidamo-lo para uma viagem emocionante rumo à excelência na arte da fotografia com o nosso programa do Curso de Especialização em Técnica Fotográfica. Descubra como transformar as suas imagens em obras-primas, explorando as infinitas possibilidades que o mundo da fotografia oferece. Através das nossas aulas online, poderá desenvolver as suas competências e alargar os seus conhecimentos sem limites geográficos, tirando partido dos benefícios da flexibilidade que as aulas online proporcionam. O nosso programa centra-se em fornecer-lhe os fundamentos teóricos e práticos necessários para dominar a técnica fotográfica em todas as suas dimensões. Aprenderá a controlar a luz, a compor imagens deslumbrantes e a utilizar o equipamento certo para captar momentos memoráveis. Da fotografia de retrato à fotografia de paisagem e à fotografia de eventos, irá explorar uma variedade de disciplinas e estilos para encontrar a sua voz criativa única.
Capte o mundo através da sua objetiva com este Curso de Especialização
As aulas virtuais proporcionam-lhe uma experiência de aprendizagem interativa e enriquecedora. Terá acesso a tutoriais em vídeo, recursos didáticos e participará em sessões ao vivo com especialistas em fotografia de renome. Terá também a oportunidade de colaborar com outros estudantes apaixonados de todo o mundo, partilhando conhecimentos e criando uma rede de contactos de valor inestimável. No final do curso de pós-graduação, terá adquirido as competências técnicas e criativas necessárias para destacar-se no competitivo mundo da fotografia. Poderá utilizar os seus conhecimentos em vários domínios, como a fotografia comercial, a fotografia de moda ou mesmo enveredar por uma carreira de fotojornalista. A nossa equipa de professores altamente qualificados irá guiá-lo em cada passo do caminho, fornecendo-lhe feedback personalizado e apoio contínuo para o ajudar a atingir os seus objetivos. Entre no Curso de Especialização em Técnica Fotográfica da TECH Universidade Tecnológica e descubra o seu potencial criativo ilimitado. Abra os olhos para o mundo através da sua lente e deixe uma impressão duradoura com as suas imagens - não perca a oportunidade de transformar a sua paixão pela fotografia numa carreira de sucesso!