Qualificação universitária
A maior faculdade de Jornalismo e Comunicação do mundo”
Apresentação
Inclua nas suas qualificações a captação, edição e difusão profissional de imagens desportivas de qualidade e com impacto e compita num setor ágil e inovador que necessita de profissionais com uma nova visão deste campo"
O Curso de especialização começa com uma revisão essencial no módulo "História do Fotojornalismo", que aborda a evolução histórica desde o aparecimento da fotografia e a sua aplicação no campo do jornalismo. Nesta trajetória serão analisados os aspetos técnicos e históricos que a condicionaram.
Analisará o trabalho dos fotojornalistas mais importantes da história, desde Roger Fenton na Guerra da Crimeia até aos fotojornalistas nacionais e internacionais de hoje: Jacob Riis, Erich Salomon, Donald McCullin, James Nachtwey, Gervasio Sánchez, etc.
Uma secção muito importante é a da definição do que entendemos por Fotojornalismo e outras fórmulas análogas e similares que podemos incluir neste campo, por vezes tão difuso. Tudo isto tendo consciência da importância do meio fotográfico, mas também de todas as suas limitações.
Faremos uma menção especial à evolução histórica do fotojornalismo espanhol e ao papel das mulheres neste setor. No primeiro caso, devemos centrar-nos com especial atenção na Guerra Civil Espanhola como o contexto em que a idade de ouro deste género rapidamente tomou forma; e no segundo, na figura da mulher que criou Robert Capa, o mais lendário fotojornalista de todos os tempos: Gerda Taro.
O Curso de especialização oferece uma visão mais concreta da profissão atual. Veremos como o fotojornalismo reúne a arte da fotografia e o ofício do jornalismo. Na sua essência estão o lado artístico e estético da imagem e a parte informativa da mesma. O fotojornalismo é, em suma, uma especialidade jornalística que tem como objetivo informar através da fotografia. O Fotojornalismo Desportivo rege-se, portanto, por critérios de atualidade e de imediatismo da notícia, mas também pelo valor testemunhal da reportagem e pela plasticidade da entrevista, o que significa que intervém em todos e cada um dos géneros do jornalismo. A única diferença, e essencial, é que a sua matéria-prima não é a palavra, mas a imagem.
Este módulo desenvolverá a gama de géneros do fotojornalismo e as variantes de especialização envolvidas, como o fotojornalismo de eventos, de conflitos, ambiental ou de rua. Este percurso teórico-prático pelos géneros e subgéneros permitirá a construção de um relato visual da informação e a adaptação da abordagem e da preparação prévia do fotojornalista em função do tipo de trabalho com que se depara.
O objetivo é, por um lado, analisar as qualidades que a imagem deve ter em função do género jornalístico para o qual é utilizada e, por outro lado, aprofundar os critérios de especialização que devem ser tidos em conta na prática profissional. Neste sentido, o fotojornalista deve saber que nível de pesquisa prévia é necessário para a cobertura, especialmente no fotojornalismo de profundidade e no subgénero dos conflitos militares.
O módulo abordará também questões éticas e legais dos diferentes géneros, com especial ênfase na edição de imagens (pixelização) e na necessidade de os fotojornalistas estarem conscientes das limitações no exercício da sua profissão de um ponto de vista regulamentar e deontológico. Para tal, será feita uma abordagem aos direitos fundamentais envolvidos no fotojornalismo, tais como o direito à informação, à privacidade e à própria imagem, bem como à proteção especial de que beneficiam os menores e as pessoas com diversidade funcional.
Por outro lado, o Fotojornalismo Desportivo, ou a imagem jornalística no desporto, foi e continua a ser um fator determinante na avaliação do estado do jornalismo desportivo a nível nacional e internacional. Tradicionalmente, o papel do jornalista desportivo tem sido relegado para uma posição desacreditada e desvalorizada, especialmente pelos seus próprios colegas, que se referem habitualmente à redação desportiva como o "Departamento de Brinquedos".
O mesmo acontece no meio académico com os estudos relacionados com a comunicação e o desporto. Por esta razão, e escolhendo a figura do fotojornalista desportivo como uma das mais esquecidas neste setor, este módulo centra-se na descoberta e valorização do trabalho fotojornalístico na área do desporto. O aluno fará uma viagem histórica através das imagens mais emblemáticas que representam os acontecimentos e as figuras desportivas mais transcendentais.
O valor de uma boa imagem desportiva num determinado contexto pode transcender para outras áreas do jornalismo, como a política, a economia e as questões sociais. Nesta linha, é essencial reconhecer as diferenças entre um fotojornalista encarregado de uma única disciplina desportiva, capaz de compreender o desenvolvimento do jogo e de empatizar com o desportista em momentos-chave, e aqueles que se caracterizam pelo seu trabalho em diferentes práticas desportivas. Esta especialização será decisiva para poder captar e refletir não só o que acontece durante o evento desportivo, mas também aquilo que o enquadra, como os momentos que antecedem o início, as reações refletidas nos adeptos e nos diferentes protagonistas durante o seu desenrolar ou as emoções que surgem após o final do evento.
Por fim, é também importante ter em conta que o poder da imagem desportiva serve para romper com os modelos tradicionais ou, pelo contrário, manter um discurso cada vez mais ultrapassado. Numa era baseada na espetacularização e em que, graças às redes sociais e às diferentes novas plataformas digitais, a imagem aumenta o seu valor como material noticioso e descritivo. Assim, compreender o papel das mulheres representadas através da imagem jornalística nos diferentes meios de comunicação desportivos é fundamental para, em retrospetiva, avançar para um tratamento equitativo e ético, capaz de abandonar a sexualização ou o sucesso como motivos excecionais para a representação das mulheres no desporto.
Um verdadeiro processo de aquisição de competências especializadas que lhe permitirão tirar fotografias com impacto que o distinguirão da concorrência"
Este Curso de especialização em Fotojornalismo Desportivo conta com o conteúdo educacional mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:
- A mais recente tecnologia em software de ensino online
- Um sistema de ensino extremamente visual, apoiado por conteúdos gráficos e esquemáticos que são fáceis de assimilar e compreender
- O desenvolvimento de casos práticos apresentados por especialistas no ativo
- Sistemas de vídeo interativos de última geração
- Ensino apoiado pela teleprática
- Sistemas de atualização e requalificação contínua
- Aprendizagem autorregulada: total compatibilidade com outras profissões
- Exercícios práticos de autoavaliação e verificação da aprendizagem
- Grupos de apoio e sinergias educativas: perguntas ao especialista, fóruns de discussão e conhecimento
- Comunicação com o professor e trabalhos de reflexão individual
- Disponibilidade de acesso aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à Internet
- Bases de dados com documentação de apoio permanentemente disponíveis, inclusive após o Curso de Especialização
Aprenda a criar capas para os meios de comunicação com imagens de grande interesse e impacto"
O corpo docente do Curso de especialização em Fotojornalismo Desportivo tem vasta experiência no ensino universitário, tanto em cursos de graduação como de pós-graduação, e também como profissionais no ativo, o que lhes permite conhecer em primeira mão a profunda transformação que este setor está a sofrer com a incorporação de novos modelos de espetador ou recetor das mensagens, controlo de redes, etc. A experiência direta, conhecimentos e capacidade de análise do corpo docente são a melhor fonte para apreender os fundamentos do presente e do futuro de uma profissão vocacional e apaixonante para os amantes do desporto e da comunicação.
A metodologia própria do Curso de especialização da TECH Universidade de Tecnologia, em formato online, permite quebrar as barreiras impostas pelas obrigações laborais e a difícil conciliação com a vida pessoal.
Todo este compêndio educativo faz deste Curso de especialização uma capacitação que reúne todos os aspetos relevantes e essenciais para tornar o profissional de jornalismo num verdadeiro especialista nesta profissão.
Adquira a rapidez de decisão e a agilidade técnica necessárias para captar imagens desportivas de qualidade"
Com uma análise histórica dos grandes fotógrafos desportivos da história como base para desenvolver o seu trabalho com uma orientação de qualidade diferenciadora"
Programa de estudos
O conteúdo desta capacitação permitir-lhe-á aprender todos os aspetos das diferentes disciplinas envolvidas nesta área através de um Curso de especialização muito completo e bem estruturado que o conduzirá aos mais elevados padrões de qualidade e sucesso. Uma revisão completa que o levará, de uma forma estimulante e intensiva, ao mais alto nível da sua aprendizagem.
Um Curso de especialização completo e atual para que consiga uma aprendizagem estimulante e altamente eficaz, transformando o seu esforço em capacidade real de trabalho"
Módulo 1. História do Fotojornalismo
1.1. Antecedentes do fotojornalismo
1.1.1. Jornalistas, repórteres, fotógrafos, autores...
1.1.2. Os primeiros repórteres desde Heródoto de Halicarnasso
1.1.3. Informadores de acontecimentos importantes
1.1.4. O nascimento da imprensa gráfica
1.1.5. Francisco de Goya, precursor do fotojornalismo
1.2. A fotografia como ferramenta jornalística
1.2.1. A fotografia, um meio objetivo?
1.2.2. As imagens fotográficas como fontes de informação
1.2.3. A fotografia entre a manipulação e a propaganda
1.2.4. Funções da fotografia no jornalismo
1.2.5. O fenómeno paparazzi
1.2.6. Do ensaio fotográfico à fotografia de autor como fronteiras
1.2.7. Interpretação da imagem jornalística
1.3. O nascimento da fotografia
1.3.1. O contexto histórico da revolução industrial
1.3.2. As heliografias de Nicéphore Niépce
1.3.3. A difusão do daguerreótipo
1.3.4. A multiplicação de imagens com Fox Talbot
1.4. A influência da evolução tecnológica no fotojornalismo
1.4.1. Do daguerreótipo às bobinas de filme
1.4.2. Evolução das câmaras até à era digital
1.4.3. Evolução dos meios de reprodução e difusão até à internet
1.5. Os primeiros fotógrafos: documentaristas e fotojornalistas
1.5.1. Os primeiros anos da fotografia documental
1.5.2. Os primeiros fotógrafos na guerra
1.5.3. Fotógrafos em busca da "fotonotícia"
1.6. A ascensão do fotojornalismo no período entre guerras
1.6.1. O mundo em conflito: comunismo contra fascismo
1.6.2. O nascimento do fotojornalismo na Alemanha
1.6.3. A construção de Robert Capa
1.7. O fotojornalismo na segunda metade do século XX
1.7.1. A criação das grandes agências e revistas. Magnum e Life
1.7.2. A figura de Enrique Meneses, o "Capa" espanhol
1.7.3. James Nachtwey e os fotojornalistas de carretel
1.8. A fotografia na imprensa digital atual
1.8.1. A necessidade de imediatismo
1.8.2. Das câmaras reflex à fotografia móvel
1.8.3. Os telemóveis e as redes sociais
1.8.4. Ensaio e reportagem fotográficos atuais
1.8.5. Agências e cooperativas fotográficas
1.8.6. Prémios de fotojornalismo atuais
1.9. O papel da mulher na história do fotojornalismo
1.9.1. Atrás de Robert Capa, a figura de Gerda Taro
1.9.2. Dorothea Lange
1.9.3. Margaret Burke-White
1.9.4. Lee Miller
1.9.5. Berenice Abbott
1.9.6. Diana Arbus
1.9.7. Lisette Model
1.9.8. Joana Biarnés
1.9.9. Cristina García Rodero
1.9.10. Outros fotojornalistas da história
1.10. História do fotojornalismo em Espanha
1.10.1. Primeiros fotógrafos estrangeiros
1.10.2. A fotografia documental
1.10.3. A guerra civil
1.10.4. O período pós-guerra
1.10.5. O grupo AFAL
1.10.6. Os anos 70 e a transição
1.10.7. Novas iniciativas na fotografia documental
1.10.8. O surgimento de centros, reuniões, conferências
Módulo 2. Géneros de fotojornalismo e especialização
2.1. Fotonotícia
2.1.1. Emergência do género fotonotícia em Espanha
2.1.2. Evolução da fotonotícia
2.1.3. A importância da imagem
2.1.4. O texto na fotonotícia
2.1.5. Diferenças entre a fotonotícia e a foto que é notícia: a foto informativa
2.2. Fotorreportagem curta
2.2.1. História da fotorreportagem: de Jacob Ribbs a Cartier-Bresson. Exemplos
2.2.2. Características
2.2.3. Os 5 W's' da fotorreportagem
2.2.4. Metodologia
2.3. Fotorreportagem em profundidade
2.3.1. Comunicação de marketing integrada
2.3.2. Características
2.3.3. A investigação prévia
2.3.4. Metodologia
2.4. Ensaio fotojornalístico
2.4.1. O ensaio como forma de expressão jornalística
2.4.2. A importância do autor e do ponto de vista no ensaio
2.4.3. A iconografia no ensaio. O panorama geral
2.5. Retrato fotojornalístico
2.5.1. A entrevista no fotojornalismo
2.5.2. A importância do detalhe
2.5.3. O carimbo fotográfico
2.5.4. A fotografia de revisão
2.6. Imagem do recurso
2.6.1. A importância da imagem do recurso
2.6.2. O trabalho de documentação. O arquivo fotográfico
2.6.3. A imagem como recurso na definição do layout
2.7. Fotojornalismo de acontecimentos trágicos
2.7.1. A evolução da fotografia no jornalismo de acontecimentos trágicos
2.7.2. Imediatismo no jornalismo de acontecimentos trágicos
2.7.3. O valor do testemunho contra a qualidade da imagem
2.7.4. A edição de fotografias nos acontecimentos trágicos
2.7.5. Considerações éticas
2.8. Fotojornalismo de conflitos
2.8.1. História e evolução
2.8.2. Expoentes do fotojornalismo de conflitos. De Gervasio Sánchez a Linsey Addario
2.8.3. A investigação prévia
2.8.4. Perigos do fotojornalismo de conflitos
2.8.5. As imagens de menores no fotojornalismo de conflitos
2.9. Fotojornalismo ambiental
2.9.1. O meio ambiente como eixo narrativo
2.9.2. A estética da imagem
2.9.3. A fotodenúncia
2.10. Fotojornalismo de rua
2.10.1. A rua como habitat para a fotografia
2.10.2. Novos cenários para o fotojornalismo de rua
2.10.3. Imortalizar o quotidiano: fotografar a partir da anca
2.10.4. O cidadão como repórter gráfico
Módulo 3. Fotojornalismo desportivo
3.1. A figura do fotojornalista desportivo
3.1.1. Introdução
3.1.2. Funções e fontes da fotografia desportiva
3.1.3. A linguagem do desporto através das imagens
3.2. Equipamento fotográfico
3.2.1. Câmaras e características necessárias
3.2.2. Material suplementar
3.2.3. Seleção e edição
3.3 Posicionamento do fotógrafo nos terrenos de jogo
3.3.1. Colocação e importância do tipo de lente utilizada
3.3.1.1. Futebol
3.3.1.2. Basquetebol
3.3.1.3. Ciclismo
3.3.1.4. Outros
3.4. Referências atuais
3.4.1. Fotojornalistas desportivos espanhóis I
3.4.2. Fotojornalistas desportivos espanhóis II
3.4.3. Fotojornalistas desportivos estrangeiros
3.5. Prémios fotográficos
3.5.1. World Press Photo
3.5.2. Sony World Photography Awards
3.5.3. Outros
3.6. A principal imagem de capa dos principais meios de comunicação social desportivos em Espanha
3.6.1. Marca
3.6.2. AS
3.6.3. Sports
3.6.4. Mundo Deportivo
3.7. Análise de fotografias icónicas
3.7.1. Seleção e estudo de fotografias reconhecidas pelo seu impacto I
3.7.2. Seleção e estudo de fotografias reconhecidas pelo seu impacto II
3.7.3. Publicações históricas
3.7.3.1. Sports Illustrated
3.7.3.2. El Gráfico
3.7.3.3. Don Balón
3.7.3.4. Outras
3.8. O poder da imagem nos Jogos Olímpicos: Barcelona '92
3.8.1. A cidade de Barcelona: fotografia de uma metamorfose
3.8.2. A obra olímpica
3.8.3. O legado simbólico
3.9. Lidar com a diversidade I
3.9.1. Racismo
3.9.2. Género
3.9.3. O papel invisível da mulher nas primeiras páginas desportivas
3.10. Lidar com a diversidade II
3.10.1. Policiamento das fronteiras da sexualidade
3.10.2. Caso de estudo: Caster Semenya
3.10.3. Outros casos semelhantes
Aprenda, pratique e coloque o seu CV entre os mais competitivos do setor"
Curso de Especialização em Fotojornalismo Desportivo
O desporto é uma atividade que gera paixão e emoções na sociedade, o que o torna um dos principais temas de interesse para os meios de comunicação e o jornalismo. A fotografia desportiva é uma ferramenta que nos permite transmitir a emoção e a intensidade dos momentos vividos num evento desportivo. Na TECH Universidade Tecnológica compreendemos a importância de uma formação especializada na área do fotojornalismo desportivo, razão pela qual concebemos um Curso de Especialização completo, que proporciona aos alunos uma visão global da fotografia desportiva, dotando-os das competências necessárias para poderem atuar com sucesso no mundo do trabalho. O rigor dos conteúdos, aliado a uma metodologia 100% online, fazem desta oferta formativa uma oportunidade infalível para acrescentar competências à carreira dos profissionais, ampliando assim a sua esfera de influência no campo do fotojornalismo desportivo.
O Curso de Especialização em Fotojornalismo Desportivo mais completo do mercado
O fotojornalismo desportivo requer competências técnicas e conhecimentos específicos para poder captar os momentos mais importantes de um evento desportivo. Guiados por um modelo educativo de renome internacional que condensa as melhores metodologias de aprendizagem, juntamente com conteúdos interativos avançados e a tutoria de Especialistas na área, proporcionamos um curso de qualidade sem necessidade de frequentar uma sala de aula e sem horários fixos. No nosso programa, os alunos aprenderão sobre a gestão da luz e da cor na fotografia, o manuseamento da câmara e da objetiva, a edição de imagem e a escrita de notas jornalísticas para complementar as fotografias. Também se aprofundarão na ética e na responsabilidade social do fotojornalismo desportivo, bem como nas tendências e nos avanços tecnológicos do sector. Graças a isso, os nossos alunos poderão competir num mercado de trabalho cada vez mais exigente.