Porquê estudar no TECH?

Eleve o nível da sua carreira tornando-se a fonte de inspiração e mentoring para os vendedores do futuro com este Curso de especialização da TECH” 

##IMAGE##

¿Porquê estudar na TECH?

A TECH é a maior escola de gestão do mundo, 100% online. É uma Escola de Gestão de elite, com um modelo que obedece aos mais elevados padrões académicos. Um centro internacional de ensino de alto desempenho e de competências intensivas de gestão.      

A TECH é uma Universidade na vanguarda da tecnologia, que coloca todos os seus recursos à disposição do estudante para o ajudara alcançar o sucesso empresarial”

Na TECH Universidade de Tecnologia

idea icon
Inovação

A universidade oferece um modelo de aprendizagem online, que combina a mais recente tecnologia educacional com o máximo rigor pedagógico. Um método único com o mais alto reconhecimento internacional, que fornecerá os elementos-chave para que o aluno se desenvolva num mundo em constante mudança, onde a inovação deve ser a aposta essencial de cada empresário.

“Caso de Sucesso Microsoft Europa” por incorporar um sistema multivídeo interativo inovador nos programas. 
head icon
Máxima exigência

O critério de admissão da TECH não é económico. Não é necessário fazer um grande investimento para estudar nesta Universidade. No entanto, para se formar na TECH, serão testados os limites da inteligência e capacidade do estudante. Os padrões académicos desta instituição são muito elevados...

95% dos estudantes da TECH concluem os seus estudos com sucesso
neuronas icon
Networking

Profissionais de todo o mundo participam na TECH, pelo que o estudante poderá criar uma vasta rede de contactos que lhe será útil para o seu futuro.

+100.000 gestores formados todos os anos, +200 nacionalidades diferentes.
hands icon
Empowerment

O estudante vai crescer de mãos dadas com as melhores empresas e profissionais de grande prestígio e influência. A TECH desenvolveu alianças estratégicas e uma valiosa rede de contactos com os principais intervenientes económicos dos 7 continentes.

+500 Acordos de colaboração com as melhores empresas.
star icon
Talento

Este Curso de Especialização é uma proposta única para fazer sobressair o talento do estudante no meio empresarial. Uma oportunidade para dar a conhecer as suas preocupações e a sua visão de negócio. 

A TECH ajuda o estudante a mostrar o seu talento ao mundo no final desta especialização.
earth icon
Contexto multicultural

Ao estudar na TECH, o aluno pode desfrutar de uma experiência única. Estudará num contexto multicultural. Num programa com uma visão global, graças ao qual poderá aprender sobre a forma de trabalhar em diferentes partes do mundo, compilando a informação mais recente e que melhor se adequa à sua ideia de negócio.

Os estudantes da TECH têm mais de 200 nacionalidades.  
##IMAGE##
human icon
Aprenda com os melhores

A equipa docente da TECH explica nas aulas o que os levou ao sucesso nas suas empresas, trabalhando num contexto real, animado e dinâmico. Professores que estão totalmente empenhados em oferecer uma especialização de qualidade que permita ao estudante avançar na sua carreira e destacar-se no mundo dos negócios. 

Professores de 20 nacionalidades diferentes.

A TECH procura a excelência e, para isso, tem uma série de caraterísticas que a tornam uma Universidade única:   

brain icon
Análises 

A TECH explora o lado crítico do aluno, a sua capacidade de questionar as coisas, a sua capacidade de resolução de problemas e as suas competências interpessoais.  

micro icon
Excelência académica

A TECH proporciona ao estudante a melhor metodologia de aprendizagem online. A Universidade combina o método Relearning (a metodologia de aprendizagem mais reconhecida internacionalmente) com o Estudo de Caso de Tradição e vanguarda num equilíbrio difícil, e no contexto do itinerário académico mais exigente.   

corazon icon
Economia de escala

A TECH é a maior universidade online do mundo. Tem uma carteira de mais de 10 mil pós-graduações universitárias. E na nova economia, volume + tecnologia = preço disruptivo. Isto assegura que os estudos não são tão caros como noutra universidade.

Na TECH terá acesso aos estudos de casos mais rigorosos e atualizados no meio académico” 

Estrutura e conteúdo

O Curso de especialização em Gestão Estratégica de Operações e Melhoria de Sistemas de Produção na Indústria foi concebido com base nas necessidades dos alunos do século XXI, e é ministrado num formato 100% online para que os profissionais possam escolher a hora e o local que melhor se adeqúem à sua disponibilidade, horários e interesses. Para além disso, concluindo esta especialização, o aluno terá acesso ao compêndio de conteúdos mais completo e atualizado do mercado. Tudo isto numa especialização que decorre ao longo de 6 meses e pretende ser uma experiência única e estimulante que construa os alicerces para o seu sucesso profissional. 

Este plano de estudos completo pretende tornar-se no manual do aluno na sua prática quotidiana"  

Plano de Estudos

Atualmente, as empresas industriais são confrontadas com o desafio de encontrar novas técnicas de organização para competir num mercado global. O modelo de Produção Lean é uma alternativa consagrada e a sua aplicação e potencialidades devem ser tidas em consideração por qualquer empresa que pretenda competir num ambiente internacional.  

Esta especialização centra-se nesta nova vertente, mas também se debruça sobre a gestão da qualidade, que se tornou um requisito necessário e indispensável para poder competir e sobreviver. A qualidade não pode ser apenas da responsabilidade do seu próprio departamento, tem de passar a promover a sua importância para que todos os setores da empresa trabalhem para oferecer o mais elevado nível de qualidade possível aos seus clientes. Por todas estas razões, este Curso de especialização analisa em profundidade as questões fundamentais para a sua boa gestão, abordando todos os aspetos que devem ser desenvolvidos neste domínio (técnicas e ferramentas, sistemas de qualidade, auditorias, processo de certificação e manutenção do mesmo, excelência empresarial, etc.). 

Por último, será abordada a função logística, que se tornou num elemento fundamental para a competitividade das empresas. Hoje, mais do que nunca, as organizações competem num ambiente global em que são necessários profissionais qualificados e especializados em logística, cadeias de distribuição e operações. Tornar os processos logísticos racionais e eficientes é essencial num ambiente competitivo e cada vez mais exigente. Neste sentido, a logística e a gestão da cadeia de abastecimento englobam um vasto leque de atividades, como o abastecimento, o armazenamento de matérias-primas ou produtos finais, a preparação de encomendas e a distribuição, que devem todos ser implementados com uma visão global da empresa. Para além disso, é de notar que, na atual situação de pandemia, ficou mais do que nunca demonstrado que a gestão logística da cadeia de abastecimento é fundamental para obter os produtos certos, nas quantidades certas, no momento certo.  

Este Curso de especialização decorre ao longo de 6 meses e está dividido em 4 módulos: 

Módulo 1. Planeamento e controlo da produção  
Módulo 2. Produção Lean
Módulo 3. Gestão da qualidade  
Módulo 4. A função logística, chave para competir

##IMAGE##

Onde, quando e como são ministradas?

A TECH oferece a possibilidade de desenvolver este Curso de especialização em Gestão Estratégica de Operações e Melhoria de Sistemas de Produção na Indústria completamente online. Durante os 6 meses de duração da especialização, o aluno poderá aceder a todos os conteúdos deste curso em qualquer altura, permitindo-lhe autogerir o seu tempo de estudo.

Módulo 1. Planeamento e controlo da produção

1.1. Fases do planeamento da produção

1.1.1. Planeamento avançado
1.1.2. Previsão de vendas, métodos
1.1.3. Definição de Takt-Time
1.1.4. Plano de Materiais-MRP- Stock Mínimo
1.1.5. Plano de pessoal
1.1.6. Necessidades de equipamento

1.2. Plano de Produção (PDP)

1.2.1. Fatores a ter em conta
1.2.2. Planeamento Push
1.2.3. Planeamento Pull
1.2.4. Sistemas mistos

1.3. Kanban

1.3.1. Tipos de Kanban
1.3.2. Usos do Kanban
1.3.3. Planeamento autónomo: 2bin Kanban

1.4. Controlo da produção

1.4.1. Desvios do PDP e relatórios
1.4.2. Monitorização do desempenho da produção: OEE
1.4.3. Monitorização da capacidade total: TEEP

1.5. Organização da produção

1.5.1. Equipa de produção
1.5.2. Engenharia de processos
1.5.3. Manutenção
1.5.4. Controlo de materiais

1.6. Manutenção Produtiva Total (TPM)

1.6.1. Manutenção corretiva
1.6.2. Manutenção autónoma
1.6.3. Manutenção preventiva
1.6.4. Manutenção preditiva
1.6.5. Indicadores de Eficiência de Manutenção MTBF - MTTR

1.7. Distribuição em pisos

1.7.1. Fatores de condicionamento
1.7.2. Produção online
1.7.3. Produção em células de trabalho
1.7.4. Aplicações
1.7.5. Metodologia SLP

1.8. Just-In-Time (JIT)

1.8.1. Descrição e origens do JIT
1.8.2. Objetivos
1.8.3. Aplicações JIT Sequenciação de produtos

1.9. Teoria das restrições (TOC)

1.9.1. Princípios fundamentais
1.9.2. Os 5 passos do COT e a sua aplicação
1.9.3. Vantagens e desvantagens

1.10. Quick Response Manufacturing (QRM)

1.10.1. Descrição
1.10.2. Pontos-chave para a estruturação
1.10.3. Implementação da QRM

Módulo 2. Produção Lean

2.1. O pensamento Lean

2.1.1. Estrutura do sistema Lean
2.1.2. Os princípios do Lean
2.1.3. Lean versus processos de produção tradicionais

2.2. Desperdícios nos negócios

2.2.1. Valor vs. Desperdício em ambientes Lean
2.2.2. Tipos de desperdício (MUDAS)
2.2.3. O processo de pensamento Lean

2.3. OS 5 S

2.3.1. Os princípios dos 5S e como estes nos podem ajudar a melhorar a produtividade
2.3.2. OS 5 S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiso, Seiketsu e Shitsuke
2.3.3. Implementação dos 5S nas empresas

2.4. Ferramentas de diagnóstico Lean. VSM. Mapa do fluxo de valores

2.4.1. Atividades de valor acrescentado (VA), atividades necessárias (NNVA) e atividades sem valor acrescentado (NVA)
2.4.2. As 7 ferramentas do Value Stream mapping (Mapa do fluxo de valores)
2.4.3. Mapeamento da atividade do processo
2.4.4. Mapeamento da resposta da cadeia de abastecimento
2.4.5. O funil da variedade de produção
2.4.6. Mapeamento de filtros de qualidade
2.4.7. Mapeamento da amplificação da procura
2.4.8. Análise de pontos de decisão
2.4.9. Mapeamento da estrutura física

2.5. Ferramentas operativas Lean

2.5.1. SMED
2.5.2. JIDOKA
2.5.3. POKAYOKE
2.5.4. Redução de lotes
2.5.5. POUS

2.6. Ferramentas Lean para monitorização, planeamento e controlo da produção

2.6.1. Gerenciamento visual
2.6.2. Normalização
2.6.3. Nivelamento da produção (Heijunka)
2.6.4. Fabrico em células

2.7. O método Kaizen para o melhoramento contínuo

2.7.1. Princípios do Kaizen
2.7.2. Metodologias Kaizen: Kaizen Blitz, Gemba Kaizen, Kaizen Teian
2.7.3. Ferramentas de resolução de problemas A3 report
2.7.4. Principais obstáculos à implementação do Kaizen

2.8. Roteiro para a implementação Lean

2.8.1. Aspetos gerais de implementação
2.8.2. Fases de Implementação
2.8.3. Tecnologias da informação na implementação Lean
2.8.4. Fatores de sucesso na implementação Lean

2.9. KPIs para medir o desempenho Lean

2.9.1. OEE- Eficiência Global dos Equipamentos
2.9.2. TEEP- Desempenho Total Efetivo dos Equipamentos
2.9.3. FTT- Qualidade à Primeira
2.9.4. DTD- Tempo de Dock to Dock
2.9.5. OTD- Entregas Atempadas
2.9.6. BTS- Fabricação de Acordo com o Programa
2.9.7. ITO- Taxa de Rotação de Inventário
2.9.8. RVA- Rácio de Valor Acrescentado
2.9.9. PPM- Partes por Milhão de Defeitos
2.9.10. FR- Taxa de Cumprimento de Entregas
2.9.11. IFA - Índice de Frequência de Acidentes

2.10. A dimensão humana do Lean. Esquemas de participação do pessoal

2.10.1. A equipa no projeto Lean. Implementação do trabalho de equipa
2.10.2. Versatilidade dos operadores
2.10.3. Grupos de melhoria
2.10.4. Programas de sugestão

Módulo 3. Gestão da qualidade

3.1. Qualidade total

3.1.1. Gestão da Qualidade Total
3.1.2. Clientes externos e internos
3.1.3. Os custos da qualidade
3.1.4. Melhoria Contínua e a filosofia Deming

3.2. Sistema de gestão de qualidade ISO 9001:15

3.2.1. 7 Princípios de Gestão da Qualidade ISO 9001:15
3.2.2. A abordagem do processo
3.2.3. Requisitos Normas ISO 9001: 9001
3.2.4. Etapas e recomendações para a implementação
3.2.5. Fixação de objetivos num modelo do tipo Hoshin-Kanri
3.2.6. Auditoria de certificação

3.3. Sistemas Integrados de gestão

3.3.1. Sistema de Gestão Ambiental: ISO 14000
3.3.2. Sistema de gestão de riscos profissionais: ISO 45001
3.3.3. Integração de Sistemas de Gestão

3.4. Excelência na gestão: modelo EFQM

3.4.1. Princípios e fundamentos do modelo EFQM
3.4.2. Os novos critérios do modelo EFQM
3.4.3. Ferramenta de diagnóstico EFQM: matrizes REDER

3.5. Ferramentas da qualidade

3.5.1. Os instrumentos básicos
3.5.2. SPC Controlo estatístico de processos
3.5.3. Plano de Controlo e Diretrizes de Controlo para a Gestão da Qualidade dos Produtos

3.6. Ferramentas avançadas e ferramentas de resolução de problemas

3.6.1. AMFE
3.6.2. Informe 8D
3.6.3. Os 5 Porquês
3.6.4. Os 5W + 2H
3.6.5. Benchmarking

3.7. Metodologia de Melhoria Contínua I: PDCA

3.7.1. O Ciclo PDCA e as suas Etapas
3.7.2. Aplicação do Ciclo PDCA ao desenvolvimento da Produção Lean
3.7.3. Chaves para projetos PDCA de sucesso

3.8. Metodologia de Melhoria Contínua II: Six-Sigma

3.8.1. Descrição do Six-Sigma
3.8.2. Princípios do Six-Sigma
3.8.3. Seleção de projetos Six-Sigma
3.8.4. Etapas de um projeto Six-Sigma. Metodologia DMAIC
3.8.5. Papéis no Six-Sigma
3.8.6. Six-Sigma e Produção Lean

3.9. Fornecedores de Qualidade. Auditorias. Testes e Laboratório

3.9.1. Qualidade da receção. Qualidade concertada
3.9.2. Sistema de Gestão de Auditorias Internas
3.9.3. Auditorias de produtos e processos
3.9.4. Fases para a realização de Auditorias
3.9.5. Perfil do auditor
3.9.6. Testes, Laboratório e Metrologia

3.10. Planeamento da Gestão da Qualidade

3.10.1. O papel da Direção na Gestão da Qualidade
3.10.2. Organização da Área da Qualidade e a relação com outras Áreas
3.10.3. Os círculos de qualidade

Módulo 4. A função logística, chave para competir

4.1. A função logística e a cadeia de abastecimento

4.1.1. A logística é a chave para o sucesso de uma empresa
4.1.2. Desafios da logística
4.1.3. Principais atividades logísticas. Como obter valor a partir da função logística?
4.1.4. Tipos de cadeia de abastecimento
4.1.5. Conceção e gestão da cadeia de abastecimento
4.1.6. Custos da função logística

4.2. Estratégias de otimização em logística

4.2.1. Estratégia de cross-docking
4.2.2. Aplicação de uma metodologia ágil à gestão logística
4.2.3. Outsourcing de processos logísticos
4.2.4. O picking ou recolha eficiente de encomendas

4.3. Lean Logistics

4.3.1. Lean logistics na gestão da cadeia de abastecimento
4.3.2. Análise de desperdícios na cadeia logística
4.3.3. Aplicação de um sistema lean na gestão da cadeia de abastecimento

4.4. Gestão e automatização de armazéns

4.4.1. O papel dos armazéns
4.4.2. A gestão de um armazém
4.4.3. Gestão de stocks
4.4.4. Tipologia dos armazéns
4.4.5. Unidades de carga
4.4.6. Organização de um armazém
4.4.7. Equipamento de armazenamento e manuseamento

4.5. Gestão de aprovisionamento

4.5.1. O papel da distribuição como parte essencial da logística Logística interna vs. Logística externa
4.5.2. A relação tradicional com os fornecedores
4.5.3. O novo paradigma das relações com fornecedores
4.5.4. Como classificar e selecionar os nossos fornecedores?
4.5.5. Como desenvolver uma gestão de aprovisionamento eficaz?

4.6. Sistemas de informação e controlo logístico

4.6.1. Requisitos de um sistema de informação e controlo logístico
4.6.2. 2 tipos de Sistemas de informação e controlo logístico
4.6.3. Aplicações da Big Data na gestão logística
4.6.4. A importância os dados na gestão logística
4.6.5. O balanced scorecard aplicado à logística. Principais indicadores de gestão e controlo

4.7. Logística inversa

4.7.1. Logística inversa
4.7.2. Fluxos logísticos inversos vs. Direta
4.7.3. Operações no âmbito da logística inversa
4.7.4. Como implementar um canal de distribuição invertido?
4.7.5. Alternativas finais para produtos no canal inverso
4.7.6. Logística inversa

4.8. Novas estratégias logísticas

4.8.1. Inteligência artificial e robotização
4.8.2. Logística verdes e sustentabilidade
4.8.3. Internet das coisas aplicadas à logística
4.8.4. O armazém digitalizado
4.8.5. E-business e novos modelos de distribuição
4.8.6. A importância da logística da última milha

4.9. Benchmarking das cadeias de distribuição

4.9.1. Cadeia de valores comuns de sucesso
4.9.2. Análise da cadeia de valor do Grupo Inditex
4.9.3. Análise da cadeia de valor Amazon

4.10. A logística da pandemia

4.10.1. Cenário geral
4.10.2. Questões críticas da cadeia de abastecimento num cenário pandémico
4.10.3. Implicações dos requisitos da cadeia de frio para o estabelecimento da cadeia de abastecimento da vacina
4.10.4. Tipos de cadeias de abastecimento para a distribuição de vacinas

##IMAGE##

Uma experiência de capacitação única, fundamental e decisiva para impulsionar o seu desenvolvimento profissional" 

Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Operações e Melhoria de Sistemas de Produção na Indústria

O sucesso da produção depende da qualidade em todos os departamentos, incluindo a cadeia de abastecimento, e é fundamental que o responsável tenha uma visão completa e exata de cada uma destas áreas. É por isso que foi criado este Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Operações e Melhoria de Sistemas de Produção na Indústria, destinado a preparar profissionais nas diferentes áreas que compõem a conceção e criação de produtos industriais. Com este programa, os alunos irão desenvolver competências avançadas de liderança e estratégias que irão aplicar no seu trabalho diário para alcançar o sucesso na criação de produtos que satisfaçam as necessidades dos consumidores.

Torne-se um especialista bem versado nas operações de empresas industriais

A importância da gestão da qualidade no ambiente de negócios de hoje é essencial para sobreviver e competir no mercado. De facto, é necessário que todas as áreas da empresa trabalhem de forma coordenada para oferecer aos clientes o mais alto nível de qualidade possível. Com o objetivo de proporcionar aos gestores e responsáveis empresariais uma preparação garantida, a TECH criou um Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Operações e Melhoria de Sistemas de Produção na Indústria que proporciona uma visão aprofundada da realidade industrial. Com esta especialização, os profissionais serão capazes de gerir eficazmente todos os aspetos relacionados com a gestão industrial, o que lhes permitirá competir adequadamente num futuro cheio de desafios e mudanças. Da mesma forma, o curso foi concebido para manter os estudantes na vanguarda dos últimos desenvolvimentos em cada uma das áreas de conhecimento neste domínio. Além disso, o programa é oferecido inteiramente online, permitindo uma maior flexibilidade para os alunos.